O que significa a salvação pela fé?

Perguntado por: agoulart . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 2 votos

Então a fé é a porta da salvação para quem reconhece que sem o Deus vivo, revelado por Jesus Cristo, não há como superar o peso da culpa, o império do mal, a ameaça da morte e até o medo da própria sobrevivência.

Deus disse em Efésios (2:8-10): “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.

8 Porque pela agraça sois bsalvos, por meio da cfé; e isso não vem de vós; é ddom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se aglorie. 10 Porque somos afeitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que bandássemos nelas.

Nossa salvação só é possível por meio dos méritos, da misericórdia e da graça de Jesus Cristo. A doutrina de Cristo nos ajuda a entender que, por meio de Sua graça, podemos aprender o evangelho, receber as ordenanças e prosseguir no caminho que conduz à vida eterna.

Estar "sã e salva" significa que a pessoa está bem e segura, ou seja à salvo, em lugar protegido e com boa saúde.

O que significa "Graça de Deus"
No âmbito da teologia, graça consiste no dom sobrenatural, concedido por Deus como meio de salvação. No cristianismo, graça é o dom gratuito de Deus ao homem num encontro transformante em que a criatura humana é restaurada.

8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus.

16 Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. 17 Estes sinais acompanharão os que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; 18 pegarão em serpentes; e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal nenhum; imporão as mãos sobre os doentes, e estes ficarão curados".

A boa obra é, sim, aquela proveniente da fé, que é o princípio que nos leva a praticar boas ações. Hebreus 11:6 diz que “sem fé é impossível agradar a Deus”. Nossos atos de bondade são aceitos diante de Deus por terem sido santificados pelo sacrifício de Jesus.

É a declaração da palavra e vontade de Deus nos dias de Paulo e é a voz da inspiração em nossos dias; é uma epístola de apelo e aplicação universal.

26 Porque, assim como o corpo sem o aespírito está bmorto, assim também a fé sem as obras é morta.

“Em Efésios 2:8–10, Paulo discorreu sobre a relação entre graça, fé e boas obras. Em última análise, obtemos a salvação pelos méritos das obras realizadas por Jesus Cristo e não pelos de nossas próprias obras.

Combater o bom combate é seguir com confiança e obediência aos ensinamentos de Jesus, sem temer mal algum, “pois Deus não nos deu o espírito da covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio” (2 Timóteo 1:7).

20A Lei interveio para fazer proliferar a falta, mas, onde abun- dou o pecado, superabundou a graça. 21E deste modo, tal como o pecado reinava dando a morte, assim também reinará a graça que concede justiça [um indulto de perdão] para vida eterna, por Jesus Cristo, Senhor nosso.

A biblia recomenda sim amar ao próximo, é dever ajudá-los, mas no entanto, não podemos considerar isso como critério de salvação, pois a graça de Deus é que nos salvou, um favor não merecido, foi Cristo crucificado em nosso lugar, que nos trouxe a salvação. Por isso toda honra e toda glória a Ele.