O que significa a safira azul?

Perguntado por: icaetano2 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

A safira azul tem um significado importante no mundo das pedras preciosas: é conhecida como pedra da sabedoria, que equilibra as emoções. Ela transmite calmaria, serenidade e toda a tranquilidade que vem de um entardecer, quando o céu azul se transforma em um tom mais escuro. Por isso, ajuda no equilíbrio emocional.

A safira era a segunda pedra, na segunda ordem, do peitoral do sumo sacerdote (Êx 28.18). A claridade e a transparência dessa formosa pedra servem para descrever em Êx 24.10 a visão que Moisés e os anciãos tiveram a respeito de Deus (cp. com Ez 1.26 – 10.1).

padparadscha

Outras cores desejáveis para safira são padparadscha (rosa alaranjado), rosa, roxa, laranja, amarelo, verde, branca (leucassafira) e preto. A padparadscha é uma das qualidades de cor mais raras e com o maior preço por quilate entre todas as tonalidades da safira.

Peso: 1 PEÇA SIMILAR ENTRE 0,025KG E 0,100KG - R$ 29,90. 1 PEÇA SIMILAR ENTRE 0,101KG E 0,200KG - R$ 49,90.

A safira azul tem um significado importante no mundo das pedras preciosas: é conhecida como pedra da sabedoria, que equilibra as emoções. Ela transmite calmaria, serenidade e toda a tranquilidade que vem de um entardecer, quando o céu azul se transforma em um tom mais escuro. Por isso, ajuda no equilíbrio emocional.

A pedra de Safira é considerada um símbolo de pureza, força e sabedoria, sendo usada há séculos como um talismã para afastar o mal e atrair boa sorte.

As pedras azuladas de tonalidade mais clara são ótimas para acalmar e conectar com a nossa verdadeira essência. Afinal, trazem segurança, consciência e compreensão de uma forma introspectiva. Angelita, quartzo azul, calcita azul e cianita são bons exemplos.

Desde a Antiguidade, as pedras azuis são reconhecidas por sua beleza e seus grandes poderes. Sendo usados em meditações para incentivar a comunicação, a percepção, o autoconhecimento e o equilíbrio da paz interior, esses cristais estão relacionados aos 5º e 6º Chakras, expandindo também a criatividade e o raciocínio.

O nome safira é derivado do termo grego sappheiros que significa “a coisa mais bela” e do latim saphirus que significa “azul”. Era muito utilizada por reis, rainhas e grandes homens da Igreja. Antigamente, quando cravadas em anéis, tiaras e coroas, representavam o alto grau social das pessoas que as possuíam.

1- Diamante Oppenheimer azul
Ainda assim, embora o diamante azul seja a pedra preciosa mais cara do mundo, a joia mais cara vendida até hoje foi feita com o diamante estrela rosa.

SAFIRA – em Grego era sappheiros, em Hebraico sappir. Sua origem está no Sânscrito sanipriya, “caro ao planeta Saturno”, pois era um mineral dedicado a ele. É uma variedade de coríndon.

Veja como a safira reflete a luz.
Apague todas as luzes de um cômodo e ilumine a safira com uma lanterna. A pedra vai refletir apenas a luz que for da mesma cor que ela se for real. Já se ela for falsa, ou seja, feita de vidro, a pedra vai refletir várias outras cores.

A ampla paleta de cores da safira vai do azul profundo ao rosa intenso, passando também pelo amarelo, laranja e verde. As safiras azuis sempre foram as mais apreciadas por seu tom rico e suntuoso: ultramarino, azul royal, azul celeste, com nuances variando de acordo com a origem da pedra.

A safira azul colocada na joia Blue Belle da Ásia é considerada uma das pedras mais preciosas do mundo, graças ao seu tom azul intenso. A pedra foi descoberta em Sri Lanka, nos anos 20, e é atualmente a safira mais cara já vendida.