O que significa a roupa roxa do padre?

Perguntado por: anascimento . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.4 / 5 3 votos

O roxo simboliza o luto da Igreja pelo sofrimento de Cristo, sendo utilizada no período da quaresma. Nesse momento, a Igreja silencia e apenas reza. Além das quatro cores específicas, temos mais duas cores litúrgicas, que são usadas em dias característicos.

Para que serve a batina? Entre os cristãos, a batina é um hábito (uma roupa habitual, cotidiana) masculino. A batina, enquanto hábito masculino, é normalmente usada por clérigos. Usam-na também alguns religiosos, a não ser que disponham de hábito próprio (ex: dominicanos, carmelitas, franciscanos, etc.).

O padre usa rosa para nos recordar que a temporada de preparação está chegando ao fim e a grande festa se aproxima. A igreja introduz essa expressão de alegria na liturgia do quarto domingo da Quaresma para encorajar seus filhos a perseverar fervorosamente até o final deste santo tempo.

O roxo simboliza o luto da Igreja pelo sofrimento de Cristo, sendo utilizada no período da quaresma. Nesse momento, a Igreja silencia e apenas reza.

O Missionário Redentorista, padre Luiz Carlos de Oliveira explicou ao Portal A12 que a cor roxa, usada na Quaresma, no Advento e nas missas funerais, indica tempo de reflexão, penitência, conversão e mesmo sofrimento de morte. “Antes, nos funerais e na Semana Santa, era usada a cor preta.

Segundo a Introdução Geral do Missal Romano (IGMR), no número 345, a diversidade de cores das vestes sagradas tem por finalidade exprimir externamente, de modo mais eficaz, por um lado, o caráter peculiar dos mistérios da fé que se celebram; por outro, o sentido progressivo da vida cristã ao longo do Ano Litúrgico.

Durante as missas você já deve ter observado que as cores das vestimentas dos padres varia ao longo do ano. Segundo Pe. Marcelino isto não é algo aleatório. “As cores da casula, peça de roupa que vai em cima da túnica branca, representam a cor do tempo litúrgico que a Igreja está vivenciando”, diz.

A estola é um objeto de uso litúrgico, vinculado aos paramentos para a celebração da missa. O seu uso é reservado especialmente para aqueles que receberam o sacramento da ordem. No caso do sacerdócio, a estola confere múnus, que é o poder sacerdotal de Jesus que o ministro ordenado exerce em nome de Cristo na Igreja.

A Estola é uma faixa de pano que o sacerdote usa sobre os ombros e sob a casula e é um ornamento litúrgico esencial, porque...

acólito

A palavra acólito vem do verbo acolitar, que significa acompanhar no caminho. Acólito é aquele que na celebração da liturgia segue (ou precede) outras pessoas, para servir e ajudar. Auxilia primeiramente o padre ou bispo, mas também ao diácono, ministro da palavra, ministro da eucaristia e leitores.

Um primeiro ponto a destacar é a exclusividade de tais vestes para o culto. De fato, as vestes que o padre utiliza em uma celebração litúrgica são diferentes daquelas usadas para outras atividades em seu cotidiano. Assim, as vestes sacerdotais, mostram-nos uma passagem do comum para o absoluto: o culto divino.

A batina é toda preta, com colarinho branco: o preto representa a morte para o mundo, e o branco, a pureza. Bispos usam batina preta, com filetes violáceos e faixa violácea. Já os cardeais usam batina preta, com filetes e faixa vermelhos. O Papa veste batina inteiramente branca.

A cor roxa no tempo da Quaresma quer exprimir, simbolizar preparação, contrição, penitência ou conversão. Indica tempo de reflexão a nos conduzir a uma profunda interiorização.

e) A cor preta pode ser usada, onde for costume, nas Missas de defuntos. f) A cor de rosa pode ser usada, onde for costume, nos Domingos Gaudete (III do Advento) e Laetare (IV da Quaresma).

A cor roxa (ou púrpura) está ligada ao mundo místico e significa espiritualidade, magia e mistério. O roxo transmite a sensação de tristeza e introspecção. Estimula o contacto com o lado espiritual, proporcionando a purificação do corpo e da mente, e a libertação de medos e outras inquietações.

Ele transmite sentimentos ambivalentes, como sensualidade e espiritualidade, masculino e feminino. É uma cor que nos convida à reflexão, transformação e espiritualidade. Nas roupas, o roxo pode comunicar uma sensualidade sutil, além de poder, mistério e distanciamento.

Essas cores são frequentemente mencionadas juntas em textos antigos e têm significado simbólico e religioso até hoje. "Na antiguidade, o traje púrpura era associado à nobreza, aos sacerdotes e, claro, à realeza", disse Naama Sukenik, líder do estudo, em comunicado.

O ataque terrorista em Bruxelas e a crise dos imigrantes foram os assuntos tratados na celebração da Sexta-Feira da Santa no Vaticano. Na Basílica de São Pedro, o Papa Francisco se prostrou no chão na frente do altar. O gesto faz parte do rito da celebração católica e lembra a crucificação e morte de Jesus Cristo.

Cores das vestes litúrgicas católicas
branco (Páscoa) verde (Tempo Comum) vermelho (Domingo de Ramos, Sexta-feira Santa, Pentecostes) violeta (Advento, Quaresma, Missas para os Mortos)