O que significa a romã para os judeus?

Perguntado por: rcamacho . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 3 votos

Para os judeus, a romã é um símbolo religioso com profundo significado no ritual do ano novo quando sempre acreditam que o ano que chega sempre será melhor do que aquele que vai embora.

A romãzeira é uma árvore milenar, e aparece em textos bíblicos associada às PAIXÕES e à FECUNDIDADE. Foi cultivada na antiguidade pelos fenícios, gregos e egípcios. Os gregos a consideravam como símbolo do AMOR e da FECUNDIDADE, pois se acreditava em seus poderes afrodisíacos.

A romã sempre foi uma fruta comum e presente no cotidiano do Oriente Médio. Possivelmente pelo fato de a mesma possuir todas aquelas sementes comestíveis em seu interior, os gregos passaram a associá-la ao amor, virilidade e fecundidade.

  • Trigo: Chesed-Bondade.
  • Cevada: Guevurá-Severidade.
  • Uvas: Tiferet-Harmonia.
  • Figos: Netzach-Perseverança.
  • Romãs: Hod-Humildade.
  • Azeitonas: Yesod-Fundação.
  • Tâmaras: Malchut-Realeza.

A romã é uma fruta que contém compostos funcionais como flavonoides, quercetina e ácido elágico, que são antioxidantes que podem ajudar a prevenir o Alzheimer e alguns tipos de câncer, e a controlar a pressão alta, além de ter efeito anti-inflamatório e antisséptico, ajudando a aliviar a dor de garganta, por exemplo.

5- Romã: banhos com romã são atratores de prosperidade, proteção, tomadas de decisões, fortalecimento da vontade, boas vibrações e alegria. 6- Amora: o banho com as folhas de amora serve para retirar larvas astrais que carregamos sem percebermos.

Rômulo e Remo são duas figuras centrais na história romana. A lenda desses dois personagens narra a fundação da cidade de Roma, oficialmente fundada por Rômulo em 753 a.C. Eram filhos de Reia Sílvia e Marte, sendo abandonados por intermédio de Amúlio, tio de Reia.

A origem de Roma está ligada ao evento mitológico que envolve os gêmeos Rômulo e Remo, que após serem salvos de morrerem afogados no Rio Tibre, foram amamentados pela loba, que vivia no lupercal, uma caverna no Palatino.

Dizem que quem tem um pé de romã em casa tem fartura. Possui sabor agradável para suco, licor, geleia e mesmo in natura. A romãzeira é fácil de cultivar e pode ser plantada em vasos, decorando ambientes. Seus frutos são saborosos.

Cada um tem um jeito particular de fazer o ritual. Alguns acreditam que se deve engolir três caroços da fruta, jogar o mesmo número para trás e guardar o mesmo tanto na carteira. Enquanto repete a frase: "Gaspar, Belchior e Baltazar, que o dinheiro não venha me faltar".

O abacate Fortuna surgiu em Campinas (SP) na década de 1960, quando foi introduzida pelo viveirista Armindo Benati. Tem como características frutos muito grandes, com peso entre 600 e 1000 g, formato piriforme, de casca lisa e verde escuro, polpa amarela e caroço solto.

Maçã

07) Maçã – simboliza amor e paixão; é a fruta mais importante em todos os rituais, é símbolo de fertilidade e do saber espiritual.

Pela abundância de suas sementes envoltas em uma polpa suculenta, a romã era considerada um símbolo de fertilidade pelas antigas culturas.

Era uma das comidas mais importantes de Israel antigo, exportada pra todo Império Romano. No Antigo Testamento, uma passagem que diz: 'o certo deve florescer como uma palmeira que dá tâmaras'. Eu tenho certeza de que Jesus comeu tâmaras - como todo mundo, naquela época. Confira a reportagem no vídeo acima.

maçã

No relato bíblico da criação o mundo, no livro do Gênesis, Eva desobedece a ordem de não comer o fruto da frondosa árvore do paraíso. Experimenta, gosta e acaba oferecendo-a a Adão. A fruta acabou sendo descrita como maçã.

A variedade - Embora o café da manhã israelense tenha os mesmos tipos básicos de alimentos – ovos, queijo, pão, saladas, etc – em todo lugar que você for receberá diferentes tipos, sabores e estilos de preparo e de servir- preparado conforme pedido, da maneira que você gosta.

O uso excessivo ou em doses elevadas da fruta podem causar distúrbios visuais, irritação gástrica, enjoo, calafrios e tontura", afirma.

A casca da romã é a parte mais anti-inflamatória da fruta, sendo importante no processo de emagrecimento porque ajuda a melhorar a produção hormonal e fortalecer o sistema imunológico, além de deixar a pele mais hidratada, rejuvenescida e sem celulites.