O que significa a Quinta Sinfonia de Beethoven?

Perguntado por: eduarte9 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

A Quinta Sinfonia de Beethoven é um verdadeiro monumento do imaginário coletivo do Ocidente. Serve a representação de uma consciência individual determinada a enfrentar todas as adversidades a fim de alcançar ideais próprios.

Sua música vibra com alegrias e tristezas; como uma ampla energia primordial, ela projeta sobre o ouvinte grandes ondas de força. Às vezes irada, outras vezes calma, a música de Beethoven está cheia de espírito de luta, de coragem e de uma enorme força de vontade; algumas vezes é resistente como o granito.

67, dita Sinfonia do Destino, de Ludwig van Beethoven, escrita entre 1804 e 1808, é uma das composições mais populares e mais conhecidas em todo repertório da Música Erudita Europeia, além de ser uma das sinfonias mais executadas nos tempos atuais.

Nona Sinfonia

A sinfonia mais famosa de Beethoven é a Nona Sinfonia completada em 1824, a sinfonia coral mais conhecida como Nona Sinfonia ou ainda, A Nona, é uma das obras mais conhecidas do repertório ocidental, considerada tanto ícone quanto predecessora da música romântica, e uma das grandes obras-primas de Beethoven.

Quando Ludwig van Beethoven morreu, em 1827, levou com ele a 10. ª Sinfonia, obra inacabada e de que ficaram apenas algumas notas escritas com fragmentos incompletos.

A Sinfonía Número Cinco de Ludwig van Beethoven estreou em 1808, em uma noite extremamente fria em Viena.

Segundo o neurocirurgião Henry Marsh no documentário "Dissecando Beethoven", alguns dos problemas do alemão seriam: “enfermidade inflamatória intestinal, síndrome do intestino irritável, diarreia violenta, doença de Whipple, depressão crônica, envenenamento por mercúrio e hipocondria".

As sinfonias são obras orquestrais que surgiram no início do período clássico e foram inspiradas na abertura italiana barroca, a qual, inclusive, também costumava ser chamada de sinfonia. O compositor italiano Giovanni Battista Sammartini foi um dos primeiros a escrever sinfonias.

Beethoven amava a natureza num sentido romântico e encontrava nela descontração, isolamento e inspiração. O desejo por uma vida rural acompanhou-o sempre. Com a sua obra musical Sinfonia Pastoral criou música que tem por objetivo evocar, em sua estrutura orgânica e cíclica, uma imagem sonora da natureza.

Nona de Beethoven

Conhecida como a Nona de Beethoven, a SInfonia número 9, em ré menor, opus 125, Coral, é a última sinfonia completa de Beethoven, e uma das obras mais conhecidas da música de concerto do repertório ocidental. Ícone da música de concerto, a Nona Sinfonia é uma das grandes obras-primas de Beethoven.

Por uma variedade de razões, incluindo sua timidez, Beethoven nunca se casou ou teve filhos. Ele estava, no entanto, desesperadamente apaixonado por uma mulher casada chamada Antonie Brentano. Durante dois dias, em julho de 1812, Beethoven escreveu-lhe uma longa e bela carta de amor que nunca enviou.

Beethoven estava profundamente surdo. Há várias versões deste incidente, diz à BBC News Mundo (serviço em espanhol da BBC) Laura Tunbridge, professora de música da Universidade de Oxford e autora da recente biografia Beethoven: A Life in 9 Pieces ("Beethoven: uma vida em nove peças").

Beethoven estava profundamente surdo. Legenda da foto, Apesar da surdez, Beethoven participou da estreia de sua Nona Sinfonia.

Sinfonia nº 5 de Beethoven (1804-1808)

As nove sinfonias só se impuseram no repertório a partir de meados do século XIX, até ocuparem definitivamente um espaço ímpar no cânone da música sinfônica.

É uma sinfonia muito ligada à ideia de revolução francesa: Liberté, Égalité, Fraternité. E isso encarnou no espírito de Beethoven uma espécie de obsessão com o número três.

Autor de algumas das obras mais famosas que existem, Beethoven escreveu, ao todo, nove sinfonias completas e em quase todas ele inseriu elementos considerados revolucionários para a época.

A Nona Sinfonia foi executada pela primeira vez no dia 7 de maio de 1824, no Kärntnertortheater, juntamente com a abertura Die Weihe des Hauses ("A Consagração da Casa") e as primeiras três partes da Missa Solene. Esta era a primeira aparição do compositor sobre um palco em doze anos; a casa estava cheia.

Ludwig van Beethoven foi um pianista, regente e compositor alemão, nascido em Bonn, Alemanha, no dia 17 de dezembro de 1770 e falecido em Viena, em 26 de março de 1827. Beethoven produziu cerca de 200 obras como sonatas, sinfonias, concertos, quartetos para cordas.

A BBC Music Magazine, revista britânica sobre música da rede inglesa BBC, organizou uma votação para eleger as vinte melhores sinfonias da história. O projeto contou com o voto de 151 maestros ao redor do mundo e elegeu como a melhor de todas a Eroica, a terceira sinfonia do austríaco Ludwig van Beethoven.