O que significa a precipitação na previsão do tempo?

Perguntado por: eilha5 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 20 votos

É o resultado da condensação na atmosfera que caem em direção ao solo, quando as gotas superam as correntes verticais de ar. Normalmente é medida a altura da precipitação em milímetros.

Dizer que em uma região choveu 100 mm significa dizer que, em uma área de 1 m2, a lâmina de água formada pela chuva que caiu apresenta uma altura de 100 milímetros. Esse volume pode ser obtido pelo cálculo do volume do paralelepípedo de 1 m2 de área da base e altura de 100 mm = 0,1 metro.

"A probabilidade de precipitação representa simplesmente a probabilidade estatística de que haja 0,01 polegadas [0,25 mm] ou mais de precipitação [seja chuva , neve ou granizo] em uma determinada área dentro do período de tempo especificado."

Chuva forte
Precipitação cuja intensidade está compreendida entre 25,1 e 50 mm/h.

Entende-se por precipitação a água proveniente do vapor de água da atmosfera depositada na superfície terrestre sob qualquer forma: chuva, granizo, neblina, neve, orvalho ou geada.

Portanto uma regra básica que toda pessoa que consulta a previsão do tempo, é que 70% de chance de precipitação significa que algo vá “cair do céu”. A quantidade é que pode variar.

Na previsão do tempo, por exemplo, se a chance de chover em um dia é de 30%, é pequena a chance de chuva. A probabilidade de não chover é maior do que a de chover.

Quando se diz que, numa região, caiu uma chuva com precipitação de 10 mm de água, isso significa que cada metro quadrado dessa região recebeu 10 litros de água da chuva.

São chuvas de grande duração, atingindo grandes áreas com intensidade média. Essas precipitações podem vir acompanhadas por ventos fortes com circulação ciclônica, além de produzir cheia em grandes bacias.

34) Quando os meteorologistas dizem que a precipitação da chuva foi de 1mm significa que houve uma precipitação suficiente para que a coluna de água contida em um recipiente que não se afunila como, por exemplo, um paralelepípedo reto-retângulo, subisse 1mm.

Chuva fraca: abaixo de 5,0 mm/h. Chuva moderada: entre 5,0 e 25 mm/h. Chuva forte: entre 25,1 e 50 mm/h. Chuva muito forte: acima de 50,0 mm/h.

Segundo o especialista, a probabilidade indicada na previsão do tempo, significa as chances de chuva para uma região específica. “Acredito que 40% seja uma probabilidade baixa, mas vamos supor, em 100 casos levantados daquelas condições meteorológicas, em 40 circunstâncias vai chover naquele local.

Este simples número indica-nos a hipótese ou a probabilidade de vermos chuva durante o dia.

Para a medição, é utilizado um instrumento chamado pluviômetro. A área para a medição é sempre um quadrado de um metro. Neste quadrado, cada um milímetro de chuva corresponde a um litro.

Trata-se do registro de 1285 mm em 24 horas na Ilha Reunião, no Oceano Índico, entre os dias 7 e 8 de janeiro de 1966. O evento recorde em Reunião ocorreu com a passagem do ciclone tropical Denise no Sul do Oceano Índico.

Pra você entender melhor pense que 1 mm de chuva é o mesmo que 1L de água em 1m². Por exemplo, se no jornal falar que choveu 50mm de chuva, você sabe que isso representa 50L de água por M².

A precipitação na hidrologia é entendida como a água proveniente do vapor de água na atmosfera depositada na superfície terrestre. A chuva, o granizo e a neve são exemplos de precipitação.

Ou seja, 1 milímetro de chuva equivale a 1 litro de água por metro quadrado. Em um caso onde o volume de chuva registrado é de 50 mm, seriam 50 litros de água em cada metro quadrado. O tempo de medição também é levado em conta pelos especialistas para saber se a chuva foi volumosa.

A análise dos dados de precipitação mostra informações que, em associação com dados da variabilidade espacial das chuvas, pode permitir a implementação de soluções estratégicas para os problemas de alagamentos, inundações e deslizamentos.