O que significa a pólis?

Perguntado por: ozanette . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Pólis significa cidade-estado. Na Grécia Antiga, a pólis era um pequeno território localizado geograficamente no ponto mais alto da região, e cujas características eram equivalentes a uma cidade. O surgimento da pólis foi um dos mais importantes aspectos no desenvolvimento da civilização grega.

Pólis é uma organização nascida na Grécia Antiga, representando as cidades-estado daquela região e período. Elas surgem por volta do século VIII a.C., e as representantes mais emblemáticas da História são Esparta e Atenas. Algumas de suas características são: independência política (leis e organização próprias);

A polis era controlada por uma oligarquia aristocrática e possuía uma organização própria e, portanto, independência social, política e econômica. A organização social da polis era constituída basicamente por homens livres (os cidadãos gregos) nascidos na polis, mulheres, estrangeiros (metecos) e escravos.

Acreditava-se que os deuses interferiam na vida dos mortais, no desenvolvimento das colheitas e no desenrolar da sua vida pessoal e familiar. Os cultos ou cerimónias públicas tinham, para os gregos, uma intervenção direta na vida da pólis. Alguns cultos surgiram até para assegurar uma vida mais justa depois da morte.

A polis é uma criação da natureza e que "o homem é por natureza um animal político (zoon politikon)" (Aristote, 1982, I, 2, 1253 a 2 e III, 6, 1278 b, 20).

De acordo com o texto de Aristóteles, é correto afirmar que a pólis: É instituída por uma convenção entre os homens. Existe por natureza e é da natureza humana buscar a vida em sociedade. Passa a existir por um ato de vontade dos deuses, alheia à vontade humana.

Crítica do conceito de polis e de cidade
As definições acima, da polis grega como uma “multidão de cidadãos” e da cidade contemporânea como um todo orgânico racionalizável pelo urbanista, tenderam a ser reificadas, ou seja, tomadas como fatos evidentes em si mesmos.

A organização das pólis foi importante para a filosofia, pois ocasionou a diminuição no número de conflitos, sendo assim, os gregos da elite puderam ocupar seu tempo construindo explicações racionais e substituindo as explicações mitológicas.

Além de Esparta e Atenas, Tebas, Creta e Troia também foram importantes cidades-Estados (ou pólis gregas), porém se destacaram mais nas relações comerciais. Os gregos também são chamados de Helenos pelo fato de, na Antiguidade, a Grécia ser conhecida como Hélade.

Na segunda classe há os nomes que terminam pelo elemento.

  • polis. Registra o Dicionário: Heliópolis, Mineápolis, Megalópolis,
  • Anápolis, Paraisópolis, Petrópolis, Teresópolis, mas Hexápole, So-
  • sipole, Calípole, Pentápole, Crisópole, Persépole, Decápole, Aeró-
  • polo. , Anfípole, etc. Incoerência que não se justifica .

A acrópole corresponde à parte mais elevada, alta da pólis, onde existiam templos dedicados aos deuses. Ficava acima da Ágora, que era a parte mais pública da comunidade. Lá existia o mercado e as assembleias do povo. A Ágora era a praça principal na constituição da pólis, a cidade grega da Antiguidade clássica.

Como surgiu a Pólis
A formação da pólis grega, que é considerada uma das primeiras formas de governo democrático da história, teve início no século VIII a.C. na Grécia Antiga.

Nessa época, só eram considerados cidadãos os homens com mais de 21 anos, que fossem atenienses e filhos de pais atenienses. Na Grécia, a cidadania era exercida diretamente pelo cidadão, que tinha o direito de propor e aprovar leis. Nesse contexto, os cidadãos tinham condições de opinar sobre a rotina da sociedade.

Resumo: Após a Guerra do Peloponeso (431-404), a Hélade entra em uma profunda crise social, e as stáseis se tornam constantes. Esta crise afetará todos os âmbitos da vida das póleis, colocando em risco o próprio sistema políade.