O que significa a placa de um triângulo para baixo?

Perguntado por: eibrahim . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

Outra exceção que costuma aparecer bastante nas vias brasileiras é a placa de regulamentação que indica “dê a preferência”, essa tem a forma de um triângulo invertido, com um fundo branco. Uma curiosidade é que a placa “pare” pode aparecer em duas versões.

Conforme a imagem, o nome da placa R-2 é“Dê a preferência”. A placa trata-se é um triângulo invertido. Dica da Zapay: Fique por dentro sobre sinais de trânsito.

As placas de trânsito podem ser divididas em 7 categorias, apresentadas de cor e formas diferentes.

  • Placas de Regulamentação. Placas de Regulamentação. ...
  • Placas de Sinalização de Obras. Placas de Sinalização de Obras. ...
  • Placas de Indicação. Placas de Indicação. ...
  • Placas Educativas. ...
  • Placas de Atrativo Turístico. ...
  • Serviços Auxiliares.

Tem por finalidade alertar aos usuários da via para condições potencialmente perigosas, indicando sua natureza. Suas mensagens possuem caráter de recomendação.

As placas de regulamentação tem como finalidade informar aos usuários as condições, proibições, obrigações ou restrições no uso das vias. Suas mensagens são imperativas e o desrespeito a elas constitui uma infração ao CTB.

O Olho da Providência é um símbolo exibindo um olho cercado por raios de luz ou em glória, muitas vezes dentro ou em cima de um triângulo ou de uma pirâmide. Costuma ser interpretado como a representação da divina providência, o olho de Deus observando a humanidade.

É classificada em três tipos, de acordo com sua função:

  • Sinalização de Regulamentação. As placas de regulamentação têm a finalidade de comunicar aos usuários as condições, proibições, restrições ou obrigações no uso da via. ...
  • Sinalização de Advertência. ...
  • Sinalização de Indicação.

No caso específico da luz de exclamação, trata-se, a princípio, de um aviso quando o freio de estacionamento – popularmente conhecido como freio de mão – não foi liberado.

ESPECIAL (placa azul e letras em branco)
Utilizada para identificar veículos de corpo consular e órgãos internacionais, com as iniciais do representante aparecendo na tarjeta da placa. Também é usada por montadoras em veículos em fase de este, com o nome do estado e cidade de registro indicado na tarjeta da placa.

Quais os tipos de placas de indicação? Você já aprendeu que as placas de indicação estão divididas nos seguintes grupos: placas de identificação, placas de orientação de destino, placas educativas, placas de serviços auxiliares e placas de atrativos turísticos.

De acordo com a legislação de trânsito, a forma padrão dos sinais de advertência é quadrada, devendo uma das diagonais ficar na posição vertical. À sinalização de advertência estão associadas as cores amarela e preta.

AMARELA – utilizada na regulamentação de fluxos de sentidos opostos, na delimitação de espaços proibidos para estacionamento e/ou parada e na marcação de obstáculos. VERMELHA – utilizada na regulamentação de espaço destinado ao deslocamento de bicicletas leves (ciclovias).

Placa Mercosul
O padrão mantem os sete caracteres da placa atual brasileira, porém com quatro letras e três números, e não mais três letras e quatro números, que poderão ser “embaralhados”, e não mais dispostos de maneira fixa em uma sequência.

Amarelo

Amarelo – são as chamadas placas de advertência. Elas avisam o motorista a respeito de perigos e riscos existentes na pista para os quais os condutores possam não estar preparados.

A sinalização amarela A-3A é utilizada para indicar a presença de uma estrada contínua à esquerda. Servem para alertar os motoristas sobre a necessidade de reduzir a velocidade e redobrar os cuidados ao passar por curvas ou subidas contínuas.

Placa A-20A

A placa de trânsito A-20A é usada para alertar aos motoristas de que estão se aproximando de uma zona de desaceleração aprimorada.

As placas de trânsito podem ser de 7 tipos: regulamentação, advertência, indicação, educativas, serviços auxiliares, atrativos turísticos e sinalização de obras.

Segundo o art. 87 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), existem 6 tipos de sinais de trânsito, sendo eles sinais verticais, sinais horizontais, dispositivos de sinalização auxiliar, sinais luminosos, sonoros e gestos do agente de trânsito. Cada um tem sua importância, significado e subdivisão.

As placas amarelas são chamadas de placas de alerta, pois avisam os motoristas e pedestres condições potencialmente perigosas.

A sinalização horizontal é um subsistema da sinalização viária composta de marcas, símbolos e legendas, apostos sobre o pavimento da pista de rolamento.