O que significa a placa a-44?

Perguntado por: ivargas . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 15 votos

A placas de trânsito A-44 indica um vento lateral, o que significa que os condutores devem ter extremo cuidado ao dirigir. Estas placas de trânsito deve ser aplicada em áreas com ventos fortes e laterais que possam afetar a direção do veículo.

A placa “Rua Sem Saída A-45”, adverte ao motorista que a rua não tem continuidade.

Placas de advertência servem para informar os condutores as condições potencialmente perigosas, obstáculos ou restrições existentes na via ou adjacentes a ela, indicando a natureza dessas situações à frente, quer sejam permanentes ou eventuais.

As placas de trânsito A-13A indicam uma confluência à esquerda.

As placas de trânsito A-13B são usados para indicar uma confluência à direita, isso significa que uma corrente de tráfego se incorpora à via na qual está circulando.

Por exemplo: o algarismo "0" é substituído pela letra "A", por sua vez o número "1" é trocado pelo "B", o "2" dá lugar ao "C", e assim por diante.

A placa “Aeroporto A-43”, adverte ao motorista que nas proximidades há um aeroporto ou um aeródromo. Fabricada conforme a resolução CONTRAN Nº 243 06/2007. Utilização: A utilização é obrigatória em locais onde aeronaves voam em baixas alturas, a fim de evitar acidentes que possam comprometer a segurança na via.

A placa de trânsito A-40 adverte ao motorista sobre a existência de um cruzamento de linha férrea em nível na via com barreira. O motorista deve aguardar o levantamento da barreira para prosseguir.

A placa de trânsito A-46 adverte ao condutor da existência a frente de uma restrição de peso bruto total máximo do veículo.

As placas de trânsito podem ser divididas em 7 categorias, apresentadas de cor e formas diferentes.

  • Placas de Regulamentação. Placas de Regulamentação. ...
  • Placas de Sinalização de Obras. Placas de Sinalização de Obras. ...
  • Placas de Indicação. Placas de Indicação. ...
  • Placas Educativas. ...
  • Placas de Atrativo Turístico. ...
  • Serviços Auxiliares.

A placa de trânsito A-47 é usada para indicar a limitação de peso por eixo de um veículo. Elas são usadas para controlar o peso máximo que um veículo pode carregar em determinado trecho da via. Estas placas de advertência indicam o peso limite permitido para o eixo naquele local.

(placa de advertência A-30a: Trânsito de ciclistas - "Adverte o condutor do veículo da existência, adiante, de trecho de pista ao longo da qual ciclistas cruzam a faixa de rolamento ou circulam pela via.").

Placas de identificação
As placas de indicação ou identificação foram desenvolvidas para identificar vias e locais de interesse, bem como orientar condutores quanto aos percursos, destinos e distâncias. As sinalizações, que são azuis, também podem indicar serviços na estrada.

A placa de trânsito A-20A é usada para alertar aos motoristas de que estão se aproximando de uma zona de desaceleração aprimorada.

Quem está atento aos veículos já percebeu que cada estado ou região do país possui as iniciais (letras) de placas de identificação bem específicas. Por exemplo, o Paraná geralmente começa pela letra A, enquanto o L impera no Rio de Janeiro.

A placa de trânsito A-39 sinalizam a presença de uma passagem de nível sem barreira. Estas placas de trânsito têm o intuito de alertar os motoristas para passagens de níveis diferentes da estrada, como cruzamentos de ferrovias, rios ou canais que não tenham barreiras de segurança.

Resposta: Alternativa "C": Estreitamento de pista ao centro (placa de advertência A-21a). Adverte o condutor do veículo da existência, adiante, de estreitamento da pista em ambos os lados.

AMARELA – utilizada na regulamentação de fluxos de sentidos opostos, na delimitação de espaços proibidos para estacionamento e/ou parada e na marcação de obstáculos.

Entroncamento - interseção de duas vias em nível; 3. Confluência - interseção de duas vias em nível; 4.

Enquanto a placa da esquerda, com uma faixa apenas sobre o “E” quer dizer “Proibido estacionar no local”, a placa da direita, com o “E” coberto por duas faixas vermelhas formando um “X”, quer dizer que é “Proibido estacionar e parar no local”.

A Placa Mercosul viabilizou a mudança da combinação composta por 3 letras e 4 números, ABC 1234, para o padrão ABC 1C34, com 4 letras e 3 números. Nas placas que passaram pela transição, as letras utilizadas representam a substituição do digito numérico por um caractere correspondente.