O que significa a pessoa sofrer?

Perguntado por: vmedeiros . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.3 / 5 4 votos

O sofrimento é caracterizado pela sensação de dor, mal-estar e infelicidade em uma pessoa. Geralmente, ele está associado a coisas negativas, mas qualquer condição pode causar sofrimento, uma vez que ela pode ser subjetivamente negativa.

Significado de Sofrimento
substantivo masculino Ação ou efeito de sofrer, de sentir dor física ou moral. Essa dor física ou moral; padecimento, amargura.

Sofrer, palavra registada desde o século XIII, provém de 'sufférere', forma evoluída (ou paralela) do latim clássico 'suferre', que significava: 1 – suportar; sofrer; resistir; 2 – incorrer num castigo, suportar um castigo, ser condenado a; 3 – Se sufferre – manter-se.

A persistência de emoções como a tristeza e a frustração pode desencadear desequilíbrios químicos no organismo que causam transtornos mentais mais sérios, como a ansiedade generalizada e a depressão.

Sofrer a dor do outro: o que pode estar por trás
A aflição empática é um armadilha pois ela não se manifesta porque você está se colocando no lugar do outro, ou necessariamente se preocupando por ele, ela surge a partir de uma ansiedade pessoal sua, que é estimulada pelo outro.

A dor, ou o sofrimento (seja físico, psicológico ou emocional) existem para que possas estar bem. Então, o sofrimento é necessário à vida. Por isso é que sofremos e não podemos evitar sofrer. Simplesmente o teu ser não o sabe fazer, pois se soubesse, isso poderia colocar a tua sobrevivência em causa.

Conhecidas como masoquistas, essas pessoas apresentam comportamentos autodestrutivos e buscam na dor uma maneira de preencher sua necessidade por amor e prazer. Para isso, o masoquista se autoflagela ou provoca situações para ser humilhado e explorado.

Significado de Masoquista
[Figurado] Quem se caracteriza socialmente como uma pessoa que busca o sofrimento, que tende a se sentir bem ao ser humilhado ou se satisfaz com isso.

1. Suportar, padecer com resignação e paciência; tolerar. 2. Passar por.

O contrário de sofrer é: Contrário de penar e padecer: 1 desfrutar, usufruir, aproveitar, apreciar, curtir, fruir, gozar, deleitar-se, comprazer-se.

Todo sofrimento tem um sentido, tem relação com o modo como vivemos a nossa própria vida. Por isso, sofrimento precisa ser experimentado, ao invés de ser evitado. Se nos apressamos demais com nossa vida geramos ansiedade, se geramos muita expectativa sobre algo e não acontece como esperado, nos deprimimos.

O sofrimento psicológico, entendido como uma situação que interfere no cotidiano, é construído através dessas experiências que perpassam a vida diária, como as privações sociais e econômicas. Dentre os determinantes sociais da saúde, destacam-se ainda as dimensões psicológicas e culturais.

Escute de verdade, não fique interrompendo; Escute sem julgamentos; Reconheça e valide o sofrimento dela, sem prescrições do que ela deveria fazer a não ser que ela lhe peça um conselho; Pergunte como você pode ajudar.

Chorar as dores de um amor é normal. Todas as pessoas com condições emocionais normais sofrerão após uma decepção amorosa ou um término. Mas apegar-se ao sentimento daquela perda pode trazer prejuízos à saúde emocional.

Tudo começa com a incredulidade, protesto e reforço do apego. “O cérebro aterroriza-se e reage como se estivesse frente a uma ameaça. O sistema imunitário enfraquece e sobem os níveis de stress”, o que pode gerar dor física, descreve Espinosa. Durante esta fase é comum a pessoa envolver-se com ex-namorados.

Basicamente, as pessoas sofrem porque se recusam a aceitar situações que lhes causam dor. Parece paradoxal sofrer exatamente por desejar evitar o sofrimento e realmente é. Afinal de contas, o ser humano é complexo e paradoxal por natureza.

Assim, genericamente, sofrimento é um estado de aflição severa, associado a acontecimentos que ameaçam a integridade (manter-se intacto) de uma pessoa. Sofrimento exige consciência de si, envolve as emoções, tem efeitos nas relações pessoais da pessoa, e tem um impacto no corpo 16. Cassell EJ.

Ao assumir a fé cristã Paulo entende que o convertido se torna participante da ressurreição de Cristo, mas também de sua paixão. Por isso, os seus sofrimentos podem ser lidos como espelho do sofrimento de Cristo e a persistência dele como o compromisso com o próprio Cristo (13.3-4).

As doenças emocionais, apesar de seu caráter de manifestação física (no corpo), também podem apresentar sintomas psicológicos, que podem incluir ansiedade, irritabilidade, impaciência, fadiga, cansaço, tristeza, perda de prazer e falta de interesse em atividades diárias.