O que significa a pedra angular na Bíblia?

Perguntado por: zaragao5 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

No Cristianismo, a Pedra Angular é simbolicamente representada por Jesus Cristo, o filho de Deus. Em diversas passagens da Bíblia Sagrada há referências sobre a pedra angular.

A Pedra Fundamental (ou Pedra angular, em português europeu) é o nome que se dá ao primeiro bloco de pedra ou alvenaria acima de uma fundação de uma construção. Durante uma cerimônia simbólica, a colocação da pedra fundamental significa o início efetivo de uma edificação.

No contexto dessa passagem, o nosso Senhor Todo-Poderoso fala aos jactanciosos e escarnecedores de Judá. Podemos observar nessa passagem que Deus promete enviar a pedra angular para fornecer o firme fundamento, isso, se confiarem nEle. Essa pedra angular é o Filho de Deus, Jesus Cristo, o nosso Salvador e Redentor.

No nível esotérico, pedras e cristais são utilizados como elementos para desenvolver a intuição e a aprendizagem através dos sentidos mais elevados. São muito utilizados para estabilizar emoções, acalmar as mentes perturbadas e ajuda a sanar desequilíbrios corporais.

Ajuda a afastar energias negativas, acalma o emocional, ajuda a tirar ressentimentos e tristezas e estimula intuição! É a pedra da inocência e pureza. Traz sensação de bem estar e clareza de pensamento.

Realmente, a pedra da Igreja é Cristo (1Coríntios 10,4; Atos 4,11). Assim, figuradamente, ela representa Jesus Cristo e não a pessoa de Pedro, embora Jesus tenha chamado também esse seu grande apóstolo de "Kefas" (Pedro, nome derivado de pedra).

O Cristo Redentor foi esculpido com milhares de triângulos feitos de pedra-sabão. Essas pequenas peças triangulares são conhecidas como tesselas. As tesselas tinham como objetivo proteger a estrutura de concreto armado.

O Cristo é feito de concreto armado, revestido com pedra-sabão.

Shungita é por vezes chamada a Pedra da Vida pelas suas propriedades curativas e anti-bacterológicas. Muitas pessoas usam a shungite para criar um espaço de cura em suas casas, colocando-a na água para purificar e carregar a água com energia de cura e limpeza.

1. Ser de pedra. Ser alguém que não se magoa sentimentalmente e físicamente fácilmente.

1. Substância dura e compacta que forma as rochas. 2. Fragmento de rocha (ex.: pedra rolada).

Mateus 21:44 NVI
Aquele que cair sobre esta pedra será despedaçado, e aquele sobre quem ela cair será reduzido a pó”.

Aprendemos o seguinte princípio com o que o Senhor fez pelos cegos e os coxos que vieram a Ele no templo: Ao frequentarmos o templo, o Senhor pode nos curar. De que maneira você acha que o Senhor pode curá-lo ao frequentar o templo?

Paulo escreveu aos santos de Corinto e explicou que os membros da Macedônia haviam doado voluntariamente aos necessitados. Ele incentivou os santos de Corinto a também seguirem o exemplo do Salvador doando aos pobres. Paulo ensinou sobre as bênçãos que advêm àqueles que com alegria doam aos pobres.

turmalina

A turmalina negra é a pedra de proteção energética mais completa, porque atua como um escudo contra todas as vibrações negativas.

Ametista é considerada a pedra da sabedoria equilibrada e humilde. É uma pedra preciosa de cor violeta, que pode variar do lilás mais transparente até um roxo vivo e intenso.

Utilizadas também como forma de terapia, elevação espiritual e até proteção energética, as pedras naturais são capazes de atrair inúmeros tipos de energias positivas para nossa vida. Nós, seres humanos, estamos o tempo inteiro fazendo troca de energia com o universo e com as pessoas que convivemos.

No lugar onde está Deus pode te abençoar, bem como sua família. Se tiver uma pedra aqui e você fugir dela, haverá outras pedras mais adiante. Quando pensamos que tudo está acabado, Deus se levanta para recomeçar por nós e fazer tudo melhor ainda. De tão atribulados pensamos às vezes que Deus não está conosco.

Ametista

Ametista. Apresentando uma energia pacífica, esta pedra de proteção espiritual pode te proteger emocionalmente.

Na famosa passagem de Mateus 16.18, Jesus diz: “Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” e logo depois lhes dá as chaves do reino.

A Igreja é de Jesus, e Pedro será a pedra de solidez. Ele será o chefe que vai discernir com a Igreja quem pertence e quem se afasta dessa comunidade de fé. Aceitar o Messias é se comprometer com a causa dele. Não se pode aceitar Jesus sem aderir de corpo e alma à missão que ele exerceu na terra.