O que significa a passagem do Teocentrismo para o antropocentrismo?

Perguntado por: zneves . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

Surgiu questionando o Teocentrismo sistema onde Deus (Theos, em grego) estaria no centro do mundo. Assim, o antropocentrismo é um conjunto de ideias onde o homem representa a figura central, nos campos da cultura, ciência, sociedade e é a principal referência para o entendimento do mundo.

Antropocentrismo e Teocentrismo.
O primeiro busca o favor dos homens e seus interesses, o segundo visa a glória de Deus. O antropocentrismo vai identificar princípios e estratégias que são do mundo (humanismo) e o teocentrismo é o princípio que Jesus vê para sua Igreja: a glória de Deus.

O antropocentrismo é o conceito que ressalta o homem, o ser humano, como figura importante da história, da sociedade e política, considerando-o como ser dotado de inteligência para realizar suas ações no mundo. A palavra também vem do grego, unindo anthropos, de “humano”, com kentron, de “centro”.

Um dos principais reflexos do antropocentrismo é o humanismo renascentista. Esse movimento literário e intelectual era fortemente inspirado na centralidade e racionalidade humana. Ele conseguiu enfraquecer o poder que a Igreja Católica possuía durante a Idade Média e impulsionou grandes transformações sociais.

É toda a doutrina que considera o Homem o centro do cosmos.

A visão teocêntrica acreditava que Deus era o centro de todo o universo e de tudo o que existe nele. Tudo que existe era explicado pela divindade. A visão antropocêntrica coloca o homem na posição de centralidade de tudo e todo o universo.

Alguns nomes mais conhecidos de renascentistas defensores do antropocentrismo são: Nicolau Maquiavel, Nicolau Copérnico, Galileu Galilei e René Descartes.

Martinho Lutero

É uma das linhas do Cristianismo que afirma que a fonte de fé é a Bíblia. Esse movimento se originou na reforma europeia no século XVI por Martinho Lutero, qualifica toda a população cristã e os religiosos de origem europeia ocidental.

Surgiu questionando o Teocentrismo sistema onde Deus (Theos, em grego) estaria no centro do mundo. Assim, o antropocentrismo é um conjunto de ideias onde o homem representa a figura central, nos campos da cultura, ciência, sociedade e é a principal referência para o entendimento do mundo.

Características do Humanismo: Antropocentrismo
O Teocentrismo é considerar Deus o centro de todas as coisas. Já no Humanismo, o Teocentrismo dá lugar ao Antropocentrismo. Na ideologia do Antropocentrismo, Deus não é o centro do universo, e sim, o Homem.

O antropocentrismo foi uma das características mais marcantes do Renascimento, pois ela colocava o homem como centro do universo e a mais perfeita obra de criação da natureza, em detrimento do pensamento medieval, no qual a religião era o centro de tudo.

O Teocentrismo é a doutrina onde Deus e seus ensinamentos estão no fundamento da sociedade. Esse pensamento vigorou durante a Idade Média. A palavra vem do do grego e significa: theos "Deus" e kentron "centro". Literalmente "Deus como centro do mundo".

O Teocentrismo tem Deus como centro de tudo, ou seja, as pessoas acreditam que tudo vem de Deus. Já no Antropocentrismo, as pessoas acreditam que o homem é o centro de tudo, ou seja, que tudo vem do Homem.

A conduta humana , condizente com a teoria antropocêntrica permite que o homem se perceba em situação de superioridade frente a natureza. A realidade diverge neste aspecto, pois o homem está em situação de vulnerabilidade com relação ao meio ambiente.

Assim, em substituição à visão teocêntrica, os humanistas defendiam o antropocentrismo, que colocava o ser humano no centro do Universo. O homem, no lugar de Deus, deveria ser a medida de todas as coisas.