O que significa a passagem do nomadismo para o sedentarismo?

Perguntado por: nrocha . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

O nomadismo foi abandonado por volta de 10 mil anos atrás (Era Neolítica) quando o ser humano aprendeu a plantar. Com a agricultura, os povos não precisavam mais de ir à busca de outros lugares quando os recursos de uma área acabavam, o que levou os homens a estocarem alimentos.

Nomadismo: forma de vida na qual não há habitação fixa, sendo importante estar sempre se mudando para novos lugares quando os recursos existentes em determinado lugar se esgotam. Sedentarismo: forma de vida na qual há habitação fixa.

Na antropologia evolucionária, sedentarização é um termo aplicado à transição cultural da colonização nômade para a permanente. Na transição para o sedentarismo, as populações semi-nômadas possuíam um acampamento fixo para a parte sedentária do ano.

Rotina tomada por diversas atividades; Deixar de realizar algumas atividades domésticas; Consumo exagerado de alimentos industrializados; Passar várias horas utilizando o computador ou em frente a TV.

Resposta: Explicação: A passagem do nomadismo para o sedentarismo ocorreu quando o homem aprendeu a dominar as técnicas da agricultura e da criação de animais, ou seja, quando o homem passou a produzir seu próprio alimento, e desta forma não precisava mais estar em constante deslocamento a procura de alimentos.

O nomadismo é a prática dos povos nômades (ou nómadas), ou seja, que não têm uma habitação fixa, que vivem permanentemente mudando de lugar. Sedentarismo é um termo aplicado à transição cultural da colonização nômade para a permanente.

O fato que marcou a passagem da fase nômade para sedentária foi a descoberta da agricultura.

A resposta é a agricultura. Quando o homem percebe que pode controlar a natureza ele se fixa em um lugar. E a partir daí o homem começa a desenvolver inicialmente pequenas vilas, que com o tempo podem ou não se transformar em grandes cidades.

A agricultura, a domesticação dos animais e as técnicas de controle do meio ambiente permitiram ao homem permanecer num mesmo lugar por mais tempo.

No Neolítico, os grupos humanos deixaram de ser nômades, ou seja, mudar constantemente de lugar em busca de melhores condições de sobrevivência, e se transformaram em sedentários. Os hominídeos se fixaram em um determinado lugar.

Com a sedentarização dos grupos humanos, pôde-se observar e reconhecer os fenômenos naturais e explorar a natureza em benefício do grupo. Além disso, o primitivo pôde utilizar a terra, plantando e colhendo seus frutos.

O sedentarismo se caracteriza pela falta de atividades físicas em pessoas de qualquer faixa etária. Entretanto, engana-se quem acredita que isso vale apenas para aquelas que não fazem nenhum tipo de exercício. Na verdade, também se caracteriza como sedentarismo a redução da prática de exercícios.

Existem alguns níveis de sedentarismo, como:

  • Nível 1: estágio em que a pessoa se movimenta, apenas não realiza exercícios de média intensidade. ...
  • Nível 2: nesse caso, a pessoa faz, vez ou outra, algum tipo de atividade física. ...
  • Nível 3: aqui, qualquer tipo de esforço físico é evitado. ...
  • Nível 4: o estágio mais grave.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país mais sedentário da América Latina e ocupa a quinta posição no ranking mundial. Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 47% dos brasileiros são sedentários.

Resposta: De acordo com o texto, aos poucos os seres humanos deixaram de ser nômades pois, com a descoberta da agricultura, os povos passaram a fixar moradia em determinados lugares e regiões, e a produzir seu próprio alimento.

O sedentarismo caracteriza-se pela diminuição ou ausência de atividades físicas, não somente no âmbito esportivo mas em toda a sua amplitude. O principal efeito dessa disfunção é a redução no desempenho do organismo e, consequentemente, o surgimento de doenças.

O principal destaque da Idade da Pedra Polida foi o desenvolvimento da agricultura e criação de animais. Esses fatores proporcionaram ao homem uma vida sedentária e de maior autonomia diante das mudanças climáticas e naturais.

O sedentarismo aumenta a incidência de doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes tipo 2, obesidade e até mesmo alguns tipos de câncer. Ficar muito tempo assistindo TV e utilizando computador ou celular são comportamentos sedentários.

Dor nas articulações devido ao excesso de peso e/ou falta de movimentação da articulação; Acúmulo de gordura abdominal e no interior das artérias; Aumento excessivo do peso e até mesmo obesidade, em determinados casos, pelo fato de que não existe gasto calórico e/ou de energia; Roncos durante o sono e apneia do sono.

O sedentarismo é caracterizado pela falta ou diminuição das atividade física. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, o sedentarismo é considerado o mal do século e um dos fatores de risco para doenças cardiovasculares.

Nômades são povos cujo modelo de vida é errante .
Ao contrário, os sedentários são aqueles que escolhem um único lugar para morar e se estabelecer.