O que significa a parábola da vinha e a sua aplicação?

Perguntado por: ialbuquerque . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 9 votos

A Parábola da Vinha revela que a questão das recompensas está sob a soberania de Deus. Nossa natureza humana tende a julgar as pessoas pelo que podemos ver visivelmente, mas Deus julga por um padrão diferente – o oculto e o invisível. A contratação de trabalhadores era uma prática comum no início da Palestina.

A parábola da vinha má trata-se de um retrato acerca da situação dos filhos de Jerusalém e de Judá. O uso da alegoria em forma de um cântico de amor demonstra a grande afeição de Deus por Seu povo. O SENHOR fez por eles tudo o que poderia lhes proporcionar uma vida feliz e próspera, mas não foi correspondido (v. 2).

Na linguagem figurada da Escritura, a videira é emblemática do povo escolhido, das bênçãos na dispensação evangélica, e também Daquele em quem a igreja vive e cresce por meio dos seus vários membros, e do sangue derramado na cruz para resgatar a Humanidade (is 5.7 – 55.1 – Mt 26.27 e 29 – Jo 15.1). o ato de pisar uvas ...

Se nossa vida não estiver em harmonia com os ensinamentos do Salvador, provavelmente não produziremos bons frutos, da mesma forma que um ramo arrancado da videira não produzirá bons frutos.

Temos que entender que não podemos negociar, por nenhum preço, aquilo que Deus nos deu. Devemos, sim, como Nabote, preservar a nossa herança, por mais duras que sejam as investidas do adversário, pois, por mais vantajosa que seja, a oferta sempre nos levará à ruína.

Ao ensinar por parábolas, Jesus nos mostra que a nossa vida cotidiana e espiritual estão atreladas. Precisamos aprender mais essa verdade com Jesus! E também utilizarmos da nossa vida diária para ouvirmos e entendermos melhor o que Ele nos fala.

"Cantem sobre a vinha frutífera! Noé, que era agricultor, foi o primeiro a plantar uma vinha. "Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda.

A PARÁBOLA
No texto que é o objeto de estudo de hoje, Jesus contou a história de um fazendeiro, proprietário de uma vinha, que vai em busca de pessoas para trabalharem em sua propriedade. Podemos imaginar que essa história aconteceria no mês de setembro, quando se dava a colheita das uvas em Israel.

Talvez a parte mais importante do livro de Isaías seja seu testemunho de que Jesus é o Cristo, o Santo de Israel e o Messias Prometido. O estudo do livro de Isaías pode fortalecer seu testemunho sobre o Salvador e ensiná-lo a ouvir o Espírito quando encontrar simbolismos nas escrituras.

Que mais se podia fazer ainda à minha vinha, que eu lhe não tenha oferecido? E como, esperando eu que desse uvas doces, veio a produzir uvas azedas? Que mais se podia fazer à minha vinha, que eu lhe não tenha feito? e por que, esperando eu que desse uvas, veio a produzir uvas bravas?

A Parábola dos Trabalhadores na Vinha (também chamada de Parábola do Empregador Generoso ou Trabalhadores da Última Hora) é uma parábola de Jesus que aparece em apenas em Mateus 20:1–16.

O proprietário da vinha representa o próprio Deus, enquanto que a vinha simboliza o seu povo, assim como a vida que Ele nos doa para que, com a sua Graça e com o nosso compromisso, pratiquemos o bem.

Conhecendo as Videiras
Na verdade não existe nenhuma diferença, parreira e videira são simplesmente palavras sinônimas e se referem à planta da uva, bem como podemos chama-la também de vinha.

[Por extensão] Símbolo de um campo de trabalho espiritual nas escrituras (bíblia). A expressão "vinha" do Senhor, geralmente se refere a casa de Israel ou ao Reino de Deus.

As uvas oferecem diversos benefícios para a saúde devido ao seu alto teor de nutrientes e antioxidantes. As uvas de casca escura contém resveratrol, um antioxidante importante para combater os radicais livres do organismo. A fruta tem vitaminas A, C, E e K e minerais como cálcio, magnésio, fósforo e potássio.

[Figurado] Ter resultados positivos, favoráveis (ex.: o investimento deu frutos a curto prazo).

Como o ramo não pode produzir fruto de si mesmo se não permanecer na videira, assim vocês não podem dar fruto se não permanecerem em mim. — Eu sou a videira, vocês são os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim vocês não podem fazer nada.”

Isso significa que a vinha de Nabote era uma herança sagrada que o Senhor havia dado à sua família. Se Nabote aceitasse vender sua vinha, automaticamente ele acabaria por deserdar seus próprios descendentes (Levítico 25:23; Números 27:1-11; 36:1-12).

Parábola é uma pequena narrativa que usa alegorias para transmitir uma lição moral. As parábolas são muito comuns na literatura oriental e consistem em histórias que pretendem trazer algum ensinamento de vida. Possuem simbolismo, onde cada elemento da história tem um significado específico.