O que significa a palavra zimbro na Bíblia?

Perguntado por: umelo . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.3 / 5 8 votos

Zimbro é um pseudofruto que possui propriedades medicinais e aromatizantes, bastante comum em climas temperados. O nome científico para o zimbro é Juniperus communis, porém popularmente também pode ser chamado de cedro, junípero, genebreiro ou zimbrão.

Zimbro é o nome popular do arbusto Juniperus communis, vegetal facilmente encontrado na Europa, sobretudo em algumas regiões da Noruega, seu país de origem. Há registros da presença desse botânico também na Holanda, Rússia, alguns países da Ásia e América do Norte.

Elias se deitou debaixo da árvore e caiu no sono. De repente, um anjo tocou nele e disse: —Levante-se e coma.

Elias sentiu-se profundamente deprimido, mesmo depois de uma vitória sobre os profetas de Baal. Por causa do desgaste emocional durante a batalha, ele se deprimiu diante de uma simples ameaça de Jezabel. Ele se sentiu tão angustiado que chegou a pedir a morte para si mesmo, ou seja, chegou ao fundo do poço.

Os corvos levavam pão de manhã e carne à tarde. E ele bebia água do córrego" (1Rs 17,3-6). Elias deve sair da terra prometida no mesmo lugar onde, séculos antes, depois dos quarenta anos no deserto, o povo tinha entrado para tomar posse da terra prometida.

O óleo essencial de junípero (zimbro) é um líquido que apresenta um forte e característico cheiro de pinheiro com um leve toque de pimenta ao fundo.

Espécies

  • Juniperus communis - ou zimbro-rasteiro. Juniperus communis subsp. alpina.
  • Juniperus conferta.
  • Juniperus rigida.

O zimbro que conhecemos para o consumo é proveniente de um arbusto da espécie Juniperus communis. Dessa planta, a parte mais utilizada e mais conhecida é a baga, que é comercializada como especiaria. O zimbro pode ser utilizado como tempero, em drinks e também para fins medicinais, sempre em pequenas quantidades.

Um dos principais benefícios do zimbro são as suas propriedades digestivas. Para quem não sabe, o alimento funciona como uma espécie de "remédio caseiro" para a digestão e, se consumido sob a forma de chá, pode ajudar a diminuir a acidez do estômago, prevenindo problemas como gastrite, úlcera, azia e refluxos.

Origem: Esta planta lenhosa é originária da América do Norte (região da Califórnia), do norte de África e da Ásia (Himalaias). Na atualidade ocupa as zonas de montanha da Europa, o sul do continente asiático e América do Norte. Em Portugal, é habitual ver zimbro no interior norte e centro.

Eles conheciam zimbro como a “árvore da vida”. De fato, os últimos xamãs da Sibéria ainda os chamam por esse nome. Desde a pré-história, as pessoas têm usado a madeira, os ramos e bagas para a queima como incenso ritual e medicinal e até hoje, o zimbro manteve-se como a árvore que fornece proteção.

Da família Cupressaceae, género Juniperus, o zimbro é um arbusto persistente que, em condições ideais, pode atingir até 4m de altura.

– Descrição: Conífera dióica, com até 3,0 metros de altura. Tem forma de fuso, com folhagem densa perene na cor verde-escura.

Em 1 Reis 19, vemos que a atitude de Elias deixou Jezabel bastante irritada, e ela jurou o profeta de morte, dizendo que faria com ele o que foi feito aos profetas de Baal. Na atitude de Jezabel vemos o nível de sua maldade.

Por que Elias teve que orar sete vezes? Ellen White mencionou que Elias teria se ajoelhado sete vezes para orar, e cada vez que se ajoelhava ele revia toda sua vida para ver se havia falhado em dar glória a deus ou em trazer-Lhe gloria- algo assim. Então, na sétima vez em que se levantou havia uma pequena nuvem no céu.

Embora Elias fosse um homem de Deus, um profeta, alguém que se dedica a cumprir a missão Deus para seu povo, cansou-se, frustrou-se e sentiu dor na alma, a solidão do caminho.

Alguns chamam Jeremias de o profeta “chorão” por causa da mensagem triste que ele transmitiu e por que ele viu suas profecias referentes à destruição do povo de Judá serem cumpridas.

Popularmente, o corvo é interpretado como o sinal místico de mau presságio. Simbolicamente, o corvo é relacionado com o mau agouro, a morte, o azar e com outros elementos obscuros e sombrios. No entanto, também pode simbolizar algumas características positivas, como a sabedoria, a astúcia e a fertilidade.

Em Pv 30.17 há uma referência àquele bem conhecido costume do corvo, que invariavelmente ataca primeiro os olhos dos animais pequenos ou doentes. o corvo é citado para explicar a providência de Deus com respeito às Suas criaturas, visto como ele vive em lugares solitários, onde o alimento é muito escasso, achando, ...

O corvo (do San Lorenzo) é um pássaro, enquanto o urubu (do Fla) é um parente dos gaviões. São de famílias diferentes, mas têm a alimentação carniceira em comum. O corvo ainda pode ter uma alimentação mais variada, mas com o urubu é só carniça mesmo.