O que significa a palavra Yanomami?

Perguntado por: lmedeiros . Última atualização: 5 de janeiro de 2023
4.6 / 5 19 votos

O etnônimo "Yanomami" foi produzido pelos antropólogos a partir da palavra yanõmami que, na expressão yanõmami thëpë, significa "seres humanos". Essa expressão se opõe às categorias yaro (animais de caça) e yai (seres invisíveis ou sem nome), mas também a napë (inimigo, estrangeiro, "branco").

O ritual começa com um contato com os espíritos. Para isso, eles cheiram o Paricá, um pó alucinógeno feito da casca de uma árvore e que é soprado direto no nariz de cada um deles e em poucos minutos, os índios se transformam, abrindo o caminho do além para um companheiro que morreu.

Capim: (ka'apii): “ka'a” é mato e “pii” é um adjetivo de fino, delgado. Jabuticaba (ïwapotï'kaba): significa a “fruta em botão”. Jerimum (iurumún): vem do tupi e significa abóbora. Mandioca (mandióka): “oka” casa de Mani (essa é a que na cultura indígena deu origem à planta).

De acordo com o texto, os Yanomami acreditam que
a floresta não possui organismos decompositores. o potencial econômico da floresta deve ser explorado. o homem branco convive harmonicamente com urihi. as folhas e a água são menos importantes para a floresta que seu sopro vital.

Em geral, os Yanomami plantam mandioca brava e bananas, que eles comem normalmente verde. Eles assam a banana verde e comem, fica parecendo uma batata, super gostoso. Comem muita pupunha também.

Nesta casa coletiva-yano a-vivem as mulheres yanomami, de cabelos negros e lisos, arredondados na franja e na parte de trás, sem ultrapassar os ombros, como Fátima orienta que elas sigam. Todas vestem tangas vermelhas feitas de algodão e colares de miçanga colorida, trançados pelo colo.

Com cerca de 10 milhões de hectares distribuídos no Amazonas e em Roraima, onde fica a maior parte, a Terra Yanomami tem 371 comunidades de difícil acesso espalhadas ao longo da densa floresta amazônica. O povo ianomâmi é considerado de recente contato com a população não-indígena.

  • Roraima
  • Amazonas

É o rapé da Amazônia, composto de ervas, cascas de árvores e outras plantas tradicionalmente usadas por tribos indígenas da América do Sul há milhares de anos. Há dezenas de receitas.

O território yanomami
O território ocupa porções do Amazonas e de Roraima e se estende por boa parte da fronteira do Brasil com a Venezuela. Rica em depósitos de ouro, a área é alvo de garimpeiros há décadas.

Palavras de origem indígena, árabe e africana carregam ç. Por exemplo: miçanga, paçoca, Paiçandu, muçulmano.

O NOME TIETÊ
O Rio Tietê era conhecido como Rio Anhembi, que em tupi guarani significava Rio das Anhumas (ave típica da região do Tietê), só mais tarde os bandeirantes o denominaram Tietê, assim chamado pelos índios habitantes dessa região.

19.338 pessoas

No Brasil, a população yanomami era de 19.338 pessoas, repartidas em 228 comunidades (Sesai, 2011).

As principais atividades econômicas dos Yanomami são a caça, a pesca, a agricultura e a coleta de frutos da floresta. Os Yanomami também produzem artesanatos (arcos, flechas, cestos e colares) para a venda.

Hoje, a Terra Indígena Yanomami é palco de uma das maiores tragédias humanitárias que estão ocorrendo no Brasil. Os dois vetores principais dessa crise são o avanço do garimpo ilegal e a má gestão do distrito sanitário, que se entrelaçam e vão se realimentando”, disse.

A arte Yanomami é fruto de um saber transmitido através de gerações, que envolve desde o conhecimento dos métodos de coleta da matéria-prima até seu processamento e confecção final dos objetos através da técnica do trançado.

O dono do fogo segundo os Yanomami
Ao resto do povo - animais que naquela época eram gente - eles só davam as taturanas cruas. O jacaré costumava esconder o fogo na boca. Os outros decidem fazer uma festa para fazê-lo rir e soltar as chamas.

Na visão do líder Davi Kopenawa Yanomami: "A terra-floresta só pode morrer se for destruída pelos brancos. Então, os riachos sumirão, a terra ficará friável, as árvores secarão e as pedras das montanhas racharão com o calor. Os espíritos xapiripë, que moram nas serras e ficam brincando na floresta, acabarão fugindo.