O que significa a palavra XIRE?

Perguntado por: alima . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.2 / 5 4 votos

A palavra Xirê, do Yorubá, significa roda, brincar ou dança para a evocação dos orixás conforme cada nação.

As cantigas de Rum são as cantigas executadas para o Orixá dançar em uma festa, costuma dizer-se (dar Rum ao santo), nessas cantigas os Orixás fazem a coreografia conforme a cantiga e o desempenho do alabê no atabaque maior (Rum), caso o alabê cometa algum engano, Orixás mais antigos podem parar de dançar, corrigindo o ...

As divindades têm defeitos humanos
Depois de despachar Exu, o primeiro a entrar na roda é Ogum, seguido de Oxóssi, Oba- luaiê, Ossaim, Oxumaré, Xangô, Oxum, Iansã, Nanã, Iemanjá e Oxalá. Segundo a tradição, os deuses do candomblé têm origem nos ancestrais dos clãs africanos, divinizados há mais de 5 000 anos.

Orixá feminino do Panteão dos Deuses Yorubanos! Obá é a síntese do poder feminino negro, está no âmago de todas as mulheres que amam todas as coisas visceralmente e batalham com unhas, dentes e armas para defender seus ideais, os seus e tudo aquilo que elas acreditam…

Rituais do Candomblé
Muitas vezes são caracterizados por danças em adoração ao orixá, que encarnam no filho ou filha de santo. As festas e cerimônias públicas do candomblé são chamadas de toques.

Xirê é uma palavra Yorubá que significa roda, ou dança para a evocação dos Orixás conforme cada nação.

babalaô

babalaô”. O líder religioso, tanto no Candomblé como na Umbanda, tem a missão de transmitir oralmente, de geração a geração, suas crenças.

A ação consiste em oferecer comidas sacrificais a cabeça de doze performance, sendo estes representações vocativas e iconográficas dos doze principais orixás do candomblé. Dar comida para a cabeça é nutrir a nossa alma. Alimentar a cabeça com comidas para os deuses é evocar proteção.

Omi (água) e obi (semente africana), por exemplo, são elementos indispensáveis no Bori. Bori é um ritual da religião tradicional iorubá e consequentemente das suas afrodescendentes, como o candomblé, e principalmente os da candomblé Queto. É um rito elaborado a quem se propõe a ingressar na religião dos orixás.

Xangô é o poderoso orixá guerreiro que domina os raios e os trovões.

Esse casal de divindades promove a proteção de seu seguidor e são reverenciados pelo pai de santo quando este toca a testa, para o orixá da frente, e a nuca para o orixá de trás. Além dessas duas divindades, uma pessoa pode incorporar a proteção de outros deuses, completando o número máximo de sete orixás.

Os orixás encontrados na Umbanda são: Oxalá, Xangô, Iemanjá, Ogum e Oxossi, Oxum, Iansã, Omulú e Nanã.

Para a cultura Yorùbá cada Òrìsà (Orixá) está ligado a um ou mais animais. Estes animais identificam cada Orixá em diversos ìtàn's, àjoyò's (mitos e rituais). Gato - com seu jeito cativo e astuto é protegido pelo imprevisível Exu. Cachorro - o guardião, companheiro e amigo tem a proteção do Orixá Guerreiro Ogum.

Mentindo, Oxum respondeu dizendo que ela havia cortado sua orelha direita, cozinhado e oferecido a Xangô, que desde então se tornara apaixonado por ela. Como Oxum sempre ocultava sua cabeça com turbantes, Obá não percebeu que Oxum mentia e cortou sua própria orelha para oferecer a Xangô.

Nas muitas imagens de Xangô, ao seu lado sempre aparece um leão, que significa a justiça. Suas cores são o marrom na Umbanda e o vermelho e branco, simbolizando que ele vê as questões tanto sob uma ótica mais passional (vermelho), quanto sob uma ótica mais tranquila (branco).

Orixás do Candomblé
O Deus único do Candomblé pode variar de acordo com a região africana de origem. Para os Ketu é Olorum, entre os Bantus é Nzambi e para os Jeje é Mawu.

É certo, porém, que cada pai de santo tem autonomia para determinar o valor de seu serviço, e esse preço pode variar muito em função da reputação do adivinho. Normalmente, aqueles que estão ainda se estabelecendo no mercado tendem a cobrar valores não muito altos, algo que pode variar entre R$ 15,00 e R$ 30,00.

No Brasil, são cultuados os seguintes orixás: Exú, Ogun, Omulu, Xapanã ou Abaluaiê, Xangô, Yasan, Oxossi, Nanan, Yemanjá, Oxum, Oxunmarê, Ossain e Oxalá. Os orixás detêm axés vinculados à natureza.

Sinônimos de Macumbeiro
feiticeiro macumbeiro adivinho adivinhão arúspice astrólogo augure ausente bruxo divinhador hierofante necromante nigromante profeta quiromante vaticinador vidente mágico mago mandingueiro caborjesro cativante encantador pajé sedutor broxo pitonisa mais...

Continuar lendo Que significa Xirê?