O que significa a palavra Xero?

Perguntado por: ccastro . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.6 / 5 10 votos

substantivo masculino Zoologia Roedor africano, vizinho do esquilo. (Compr.: 20 cm, sem contar a cauda.).

Significado de xêro: Variação nordestina para "cheiro". Ato carinhoso de cheirar alguém.

O que é Xêro:
Variação nordestina para "cheiro". Ato carinhoso de cheirar alguém.

Nordeste ou noreste (NE) é uma coordenada cartográfica situada entre o norte e o leste (ou este). Um dos pontos colaterais das rosa dos ventos. A palavra nordeste é a junção da palavra norte com este. Localizados em exatamente a 45 graus.

Paraíba. Uma expressão muito falada em toda região nordestina e, inclusive na Paraíba, é “massa”, que é quando se quer dizer que algo é bom, que está tudo bem. Só não deixe algum paraibano “invocado”, ou seja, bravo, para não ter problemas.

a Bahia não se usa dizer papai ou mamãe, diz-se "meu pai", "minha mãe" e, o que é mais especial, diz-se "mãinha" em vez de "mãezinha" e "painho" em vez de paizinho.

O povo baiano usa simpáticas e carinhosas expressões utilizadas no dia a dia, que são próprias do linguajar na Bahia. Conheça-as. a Bahia não se usa dizer papai ou mamãe, diz-se “meu pai”, “minha mãe” e, o que é mais especial, diz-se “mãinha” em vez de “mãezinha” e “painho” em vez de paizinho.

Resposta. Expressão nordestina que designa o ato de beijar, cheirando antes, carinhosamente, outra pessoa.

Significado de Cheirinho
substantivo masculino Pop Cheiro agradável; perfume. Etimologia (origem da palavra cheirinho). De cheiro.

2 aroma, essência, bálsamo, eflúvio, emanação, fragrância, olência, olor, perfume. Mau cheiro: 3 bafio, bedum, bodum, catinga, cheirum, fartum, fedentina, fedor, fedorentina, fetidez, fortum, futum, graveolência, hircismo, miasma, morrinha, peste, pestilência, ranço.

1 Não ter característica marcante, individualidade; ser insignificante: Este texto não fede nem cheira.: Como ator, ele não fede nem cheira. v.

Fortaleza é o maior município do Nordeste e o 11º maior do Brasil considerando o Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todas as riquezas produzidas.

A forma correta de escrita da palavra é mãinha, com til na primeira sílaba. Mãinha é um regionalismo usado maioritariamente na região nordeste, em linguagem popular. Embora apenas se encontre dicionarizada em poucos dicionários, mãinha indica uma forma diminutiva e carinhosa da palavra mãe.

Trata-se de uma junção de “Ó, GENTE!”. Pelas terras nordestinas, é comum também ouvirmos “OXE”, que é uma forma abreviada. A evolução da expressão ocorreu da seguinte maneira: “Ó, GENTE!”, “OXENTE” e “OXE”! O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

“Vou chegando”: expressão utilizada para se despedir, significando “vou embora”; “Abestalhado” ou “abestado”: palavras utilizadas para chamar alguém de tonto, de trouxa ou de bobo; “Arre égua” ou “arriégua”: equivalente ao “uai” dos mineiros.