O que significa a palavra Wesleyana?

Perguntado por: dmeireles . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 20 votos

1. [ Religião ] Relativo a wesleyanismo ou metodismo. 2. [ Religião ] Que ou quem é partidário do wesleyanismo ou metodismo.

Designamos como teologia wesleyana a teologia daquelas igrejas que se entendem como herdeiras da práxis e da teologia de John Wesley (1703-1791), sacerdote anglicano e spiritus rector do movimento metodista.

Há uma ligação entre santidade e domínio próprio. De acordo com os wesleyanos a santidade é um processo que acaba por separar o sujeito do mundo secular e uma das conseqüências de tal separação é a liberdade através do domínio de si ou do domínio próprio.

1. Como expressão wesleyana do cristianismo, o Igreja Metodista Global professa a fé cristã, estabelecida na confissão de Jesus como messias, o Filho de Deus, e Senhor ressuscitado do céu e da terra. Esta confissão, expressa por Simão Pedro em Mateus 16,16-19 e Actos 2,32, é fundacional.

1. Que ou quem segue rigorosamente certo método. 3. [ Religião ] Relativo ao metodismo.

Logo John Wesley assumiu a liderança do grupo, cujas atividades religiosas incluíam, várias práticas devotas, como comungar uma vez por semana, orar diariamente, além de reservar três horas diárias para estudar a Bíblia.

A história da Igreja Metodista foi lembrada pelo pastor Levy Silvestre, da 8ª região eclesiástica. Segundo contou, em 24 de maio de 1738, em Londres, seu fundador John Wesley vivenciou uma forte experiência com Deus, a qual foi chamada de “coração aquecido”.

BISPO ANDERSON CALEB

LIVE GERAL - BISPO ANDERSON CALEB.

A Igreja Metodista Wesleyana foi fundada em 5 de janeiro de 1967, na cidade de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, compondo-se inicialmente de ministros e leigos que cooperavam na Igreja Metodista do Brasil.

Ele também lembrou que hoje existem mais de 120 mil membros, 1.050 pastores, missionários e obreiros, espalhados em mais de 1.700 templos e congregações.

A Igreja Metodista Wesleyana já surgiu institucionalizada, seguindo os modelos da Igreja Metodista do Brasil, de onde o grupo saiu. A seguir ela foi assumindo uma identidade pentecostal se perpetuando no campo religioso por meio de criação de seus próprios mecanismos institucionais e burocráticos.

A Teologia Prática de Wesley pode ser considerada como Teologia Moral por causa de sua clara preocupação pelos problemas morais na sociedade e na vida das pessoas. Porém, no contexto de Wesley, a Teologia Moral claramente separava a teoria da prática.

Considerado o líder precursor, o clérigo e teólogo John Wesley (1703 Epworth-1791 Londres - ambas na Inglaterra) nasceu e morreu anglicano.

Os metodistas são cristãos que surgiram de um movimento na Inglaterra no séc. XVII, XVIII, no período da revolução industrial, no qual um líder, professor de teologia da Universidade de Oxford, John Wesley, percebeu o alto índice de desemprego e o alcoolismo como algo extremamente marcante.