O que significa a palavra vulcanizado?

Perguntado por: rnovaes . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.2 / 5 3 votos

Fig Exaltado, inflamado, ardente: Paixões vulcanizadas. Etimologia (origem da palavra vulcanizado). Particípio de vulcanizar.

vulcanização | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Agora você já sabe que vulcanizar pneu é seguro, entretanto, em vez de apenas procurar um serviço de reparo quando um problema acontecer, o melhor a fazer é investir na prevenção. Especialmente em empresas, é necessário gerenciar os pneus dos veículos com atenção para evitar colocar a equipe e a operação em risco.

A vulcanização submete a borracha a altas temperaturas e se refere a um processo químico que modifica as características naturais do látex. Este processo utiliza uma porcentagem de enxofre, transformando o material usado na confecção de pneus em algo mais resistente, forte e elástico.

A vulcanização de borracha é um processo químico que permite que o material inicial seja colocado em contato com uma alta temperatura e a sua composição seja alterada – e foi descoberto acidentalmente em 1839 por Charles Goodyear quando o mesmo derramou uma mistura de látex e enxofre sobre um fogão quente.

Em geral, o tempo de vulcanização pode variar de alguns minutos a várias horas. Para pneus de veículos de passeio e caminhões leves, o processo de vulcanização geralmente leva alguns minutos a cerca de uma hora.

O procedimento de vulcanizar pneus é bastante usado por condutores que acabam sofrendo danos em algum pneu, mas não querem gastar na compra de um novo. Vale ressaltar, que este processo representa em média 20 a 30% o preço de um pneu. Dependendo da marca, é claro.

Vulcanização com enxofre
O número de átomos de enxofre é variável: 1 átomos, 2 átomos e mais do que dois átomos, correspondendo respectivamente, às chamadas vulcanizações eficientes (EV), vulcanizações semi eficientes (SEV ou semi EV) e vulcanizações convencionais (CV) (Figura 7).

O material fica mais resistente também porque as pontes de enxofre dificultam o rompimento da borracha quando ela é esticada. A proporção de enxofre adicionado à borracha na vulcanização varia entre 2 e 20%, dependendo do que se deseja, sendo que, quanto mais enxofre for adicionado à borracha, maior será a sua dureza.

A aplicação da vulcanização à borracha, a partir de 1842, possibilitou a melhoria dos produtos fabricados. Mas o impulso decisivo aconteceu quando, em 1875 a Michelin aplicou a borracha aos pneus dos automóveis, gerando uma procura por esta matéria-prima. O primeiro ciclo da borracha tem lugar entre 1879 e 1912.

A vulcanização é um processo em que o pneu é aquecido para que o composto de borracha se torne mais resistente e durável. Esse ciclo pode ser realizado em pneus novos ou usados e tem como objetivo prolongar a vida útil do mesmo, torná-lo mais resistente a furos e melhorar a aderência ao solo.

Considerando a gravidade do fenômeno, que pode levar o pneu a um estouro, é recomendável trocar o componente assim que ele apresentar uma bolha. Embora alguns profissionais afirmem que a vulcanização é uma opção para salvá-lo, a malha metálica não pode ser refeita e os riscos se mantém os mesmos.

Além de substituir e emendar as correias transportadoras, os vulcanizadores também realizam serviços de vulcanização, tais como: preparação de peças planas para proteção contra desgastes por abrasão ou corrosão e a fabricação de peças planas de borrachas, para atendimento a diversas aplicações em inúmeros equipamentos ...

Charles Goodyear

Conceituando, vulcanização à frio é o termo utilizado para aplicações com uso de material auto-vulcanizante também chamado de adesivo e que não necessita de aplicação de calor e pressão constante.