O que significa a palavra viesse?

Perguntado por: ocosta . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

substantivo deverbal Ação de vir, de se descolar para algum lugar ou de ser transportado de um lugar para outro: queria que o trem viesse mais cedo. Ação de regressar, de voltar ao lugar de origem: precisava que ela viesse ao Brasil. Ação de chegar, de alcançar o final de um trajeto: só desejava que ele viesse.

Viéssemos vem do verbo vir. O mesmo que: entendêssemos, voltássemos, tornássemos, regressássemos, acudíssemos, emanássemos, derivássemos, surgíssemos, comparecêssemos.

A palavra acontecesse está correta, sendo uma forma conjugada do verbo acontecer. A palavra acontecece está errada.

Viesse é a forma correta do verbo vir no pretérito imperfeito do subjuntivo: Seria melhor se ele viesse hoje.

Viessem vem do verbo vir. O mesmo que: entendessem, voltassem, tornassem, regressassem, acudissem, emanassem, derivassem, surgissem, comparecessem.

Estivesse vem do verbo estar. O mesmo que: existisse, permanecesse, ficasse, supusesse, houvesse, habitasse, residisse, condissesse, custasse.

Sinônimo de: possuiu, dispôs, deteve, contou, gozou, desfrutou, fruiu, usufruiu, senhoreou, assenhoreou, reuniu, houve, trouxe, levou, portou, carregou, ...

Futuro do Presente: virei, virás, virá, viremos, vireis, virão. Futuro do Pretérito: viria, virias, viria, viríamos, viríeis, viriam.

Significado de Acontecesse
Acontecesse vem do verbo acontecer. O mesmo que: intercorresse, ocorresse, sobreviesse, sucedesse, aparecesse, surgisse, verificasse, lembrasse, adviesse.

A primeira regra que você precisa lembrar para usar “onde” do jeito correto, é saber que ela só deve ser usada para referenciar lugares físicos! A segunda regra é estar muito atento ao verbo da frase, pois “onde” só é usado para verbos que indicam permanência, ou seja, a falta de movimento.

Vim e vir diferença
Quando a frase se referir ao passado, use “vim”. Por exemplo: ontem, eu vim aqui. Agora, quando a frase não estiver no passado, use “vir”. Por exemplo: você vai vir hoje?

Tanto “vim” quanto “vir” são formas verbais existentes na língua portuguesa. “Vim” é uma conjugação no pretérito perfeito do indicativo do verbo “vir”. Está conjugado na 1ª pessoa do singular. “Vir” pode ser a forma no infinitivo do verbo “vir”.

Pode vim ou pode vir
Levando em consideração as regras apresentadas, fica fácil entender o jeito correto. Sempre utilize a forma “pode vir”.

A forma VEM (sem acento) é a 3ª pessoa do singular do verbo VIR (presente do indicativo). Veja o exemplo: “Ela já confirmou que VEM de metrô e vai chegar mais tarde.” Já a forma VÊM, com acento circunflexo, também é do verbo VIR, só que da 3ª pessoa do plural.

O verbo ver é assim conjugado no presente do indicativo: eu vejo, tu vês, ele vê, nós vemos, vós vedes, eles veem. O verbo vir, assim: eu venho, tu vens, ele vem, nós vimos, vós vindes, eles vêm.

Palavras que rimam com Você: Caguei pra você Bom pra você Eu amo você

Estivesse é uma forma conjugada do verbo estar.

Tivesse ou estivesse são palavras que existem na língua brasileira e ambas estão corretas. Trata-se de formas verbais conjugadas na 1ª ou na 3ª pessoa do singular do pretérito imperfeito do subjuntivo.