O que significa a palavra vestes talares?

Perguntado por: rnascimento . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 19 votos

As vestes talares são trajes que remontam aos sacerdotes da Roma antiga. A palavra talar vem do latim, talus, que significa talão ou calcanhar. Entre as vestes talares estão a toga, usada pelo juiz de Direito, e a beca, usada por magistrados, advogados e membros do Ministério Público.

A prova de beca (também conhecida como “prova de toga”) costuma fazer parte dos preparativos para a colação de grau, sendo normalmente acompanhada/realizada pela produtora contratada pela turma.

Os advogados devem usar a cor vermelha nos detalhes de suas vestes talares. A mesma cor do rubi de seus anéis. Verde é cor da área de saúde, usada pelos médicos.

As vestes talares são trajes que remontam aos sacerdotes da Roma antiga. A palavra talar vem do latim, talus, que significa talão ou calcanhar. Entre as vestes talares estão a toga, usada pelo juiz de Direito, e a beca, usada por magistrados, advogados e membros do Ministério Público.

substantivo masculino Roupa típica usada por eclesiásticos em cerimônias; bata, batina talar.

Assim, “lombos cingidos” simbolizavam prontidão para batalhar. Os lombos cingidos com a verdade são símbolo do cristão que se prende à fé revelada na Bíblia. A Bíblia é nosso padrão objetivo de verdade e nossa autoridade final para a doutrina e para a vida.

Conformar-se; ater-se, seguir escrupulosamente.

Função e significado espiritual
Primeiro: a veste litúrgica é um sinal – em um agrupamento de pessoas temos a necessidade de localizar aquele que desempenha um papel específico.

Por que a toga e preta? O preto, também usado pelos sacerdotes, simboliza o luto, a renúncia às cores da vida, a sobriedade, a abnegação, a consagração absoluta à Justiça. Outra função simbólica da toga é a de nivelar os juízes (também aos membros do Ministério Público e advogados em suas becas).

Já em júris e eventos mais solenes de câmaras e de órgãos superiores dos tribunais em geral, os magistrados usam a toga, enquanto os demais operadores do Direito vestem beca, em especial quando se dirigem aos membros da Corte.

Os formandos deverão entrar com o capelo na mão esquerda e só colocá-lo após o juramento e o ato de colação, que será feito pelo reitor junto ao aluno juramentista. Depois da cerimônia, os alunos podem levar o capelo como recordação.

A cor que representa o Direito é o vermelho, que representa bem as carreiras humanas, as artes e também o dom da palavra escrita e falada.

A lei 8.906/1944, que criou o Estatuto da Advocacia, afirma que é direito do advogado “usar os símbolos privativos da profissão de advogado”, mas não faz referência específica à beca. Marcelo Leal contou que a beca já foi responsável por confrontos e momentos divertidos em sua atuação como advogado.

Anel de formatura de Direito: conheça o Rubi
A pedra que representa o Direito é o rubi. Essa pedra conta com um vermelho bem intenso, mas pode conter algumas tonalidades mais puxadas para o rosa escuro.