O que significa a palavra vesse?

Perguntado por: ncavalcanti . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 10 votos

vesse Vesse vem do verbo vessar. Arar (a terra) em profundidade; lavrar para sementeiras.

Expressão usada para indicar que se espera ou se deve esperar pelo desenrolar dos acontecimentos.

Uma má conjugação da segunda pessoa do singular do PRESENTE DO INDICATIVO, muito usada em Santa Catarina por descendentes açorianos; corruptela de "tu viste".

Resposta: O verbo ver é assim conjugado no presente do indicativo: eu vejo, tu vês, ele vê, nós vemos, vós vedes, eles veem. O verbo vir, assim: eu venho, tu vens, ele vem, nós vimos, vós vindes, eles vêm.

“Vê” nada mais é que o verbo ver conjugado na terceira pessoa do singular do presente do indicativo, como quando falamos ou escrevemos “ele vê”, “ela vê” etc. O mesmo vale para a conjugação da segunda do singular do imperativo, ou seja, a expressão “vê tu”.

No nordeste, principalmente em Pernambuco, é usual o termo visse, corruptela de viste (verbo ver conjugado no pretérito perfeito do indicativo). É usado também como uma interjeição de reforço, sinônima de: viu.

Vise vem do verbo visar. O mesmo que: tenda, mire, atire, dispare, olhe, pretenda.

A forma correta de escrita da palavra é viesse. A palavra vinhesse está errada, não existe. Viesse é a forma conjugada do verbo vir na 1. ª ou na 3.

Enxerga através da visão: 1 enxerga, olha, mira, observa, contempla, avista, distingue, descortina, divisa, entrevê.

1. Vamos ver. Expressão usada para concluir uma conversa com assunto acerca de algo que está para acontecer.

Qual tu te vês eu me vi. Qual me Vejo, tu te verás." esses versos parecem representar uma mensagem da caveira para quem parasse e a Contemplasse.

Oxente é uma interjeição utilizada com o significado de admiração, surpresa ou mesmo estranheza. O termo é bastante popular na região nordeste do Brasil, onde se pode ouvir oxente, nas mais diversas situações de comunicação.

Pernambuco

  • Abestalhado: abobado, ignorante;
  • Arretado: alguém bravo ou algo bom;
  • Buliçoso: alguém que mexe nas coisas sem permissão;
  • Fuleiro: de baixa qualidade ou não confiável;
  • Gabiru: rato grande;
  • Mangar: rir de alguém;
  • Pantim: criar caso, dificuldade;
  • Tabacudo: bobo.

a 1ª pessoa: aquele que fala (eu, nós), o locutor; a 2ª pessoa: aquele com quem se fala (tu, vós) o locutário; a 3ª pessoa: aquele de quem se fala (ele, ela, eles, elas), o assunto ou referente.

O substantivo vez é sinônimo de momento, oportunidade, chance, ocasião, época, tempo, hora, turno, parcela, alternativa e escolha, entre outras. Exemplos com vez: Esta é a sua vez de brilhar!

"Em vez de" é igual a "em lugar de", "em troca de", "em substituição a". "Ao invés de", por sua vez, tem o sentido de "ao contrário de", "ao inverso de" e é usada nas orações que exprimem situações contrárias, exata oposição. Na dúvida, prefira usar a expressão "em vez de", pois ela sempre estará correta.

No português, a pessoa a quem se fala no discurso pode ser expressa pelos pronomes de 2. ª pessoa tu (singular) e, mais raramente, vós (plural), ou ainda por pronomes de tratamento como você (singular) / vocês (plural), que concordam com o verbo na 3. ª pessoa.

Diferença entre ver e vê
Não se desespere, é muito fácil. Vamos, primeiro, diferenciar as duas palavras: ver é o verbo no infinitivo e vê é a forma verbal conjugada na terceira pessoa do singular no presente do indicativo.