O que significa a palavra vereda na Bíblia?

Perguntado por: ljordao . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

As veredas são trilhas ou caminhos costumeiros, isto é, estradas percorridas com freqüência. Por vezes as veredas são usadas na Bíblia como figuras para indicar os caminhos do Senhor trilhados pelos santos.

1) Caminho estreito (#Nm 22.24). 2) Modo de viver e agir (#Pv 4.18). 3) A condição para Deus vir ao seu povo, isto é, o arrependimento (#Mt 3.3).

Já a palavra “vereda” significa caminho. Portanto, a frase “… ele endireitará as tuas veredas”, significa que o Senhor vai estar tornando direitos e retos os nossos caminhos, os nossos passos.

Elas servem de reservatório para a bacia e, além de servir de subsistência para algumas comunidades da região, formam belas paisagens no cerrado.

As Veredas exercem papel fundamental na manutenção da fauna do Cerrado pois atua como local de pouso para a avifauna, de refúgio, de abrigo, de fonte de alimento e de local de reprodução também para a fauna terrestre e aquática.

Nas Ordenações Filipinas, os oficiais de justiça podiam conduzir testemunhas e réus recalcitrantes “debaixo de vara”, isto é, à força. No antigo direito português, a vara era a insígnia dos juízes ordinários e dos juízes de fora.

“A tua vara e o teu cajado me consolam” é uma declaração bíblica que fala sobre a proteção e a orientação do Senhor. O Senhor é o nosso Pastor, e nós somos suas ovelhas. Então usando a figura da atividade de pastoreio de ovelhas, podemos dizer que o Senhor nos defende com sua vara e nos orienta com o seu cajado.

Provérbios 4:18 – Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.

Estrada: 1 trilha, caminho. 2 rumo, direção, orientação. 3 atalho, caminho, estrada, senda, trâmite, trilho, via, viela.

As veredas são caracterizadas pelos terrenos úmidos e estáveis que mantém a umidade nas camadas mais superficiais do solo, garantindo a sua hidratação mesmo em épocas de seca. Elas surgem nos afloramentos dos lençóis freáticos, onde se formam as nascentes.

Espiritualmente falando representam as nossas depressões, dores, enfermidades, conflitos, provações que podem ser chamadas de as horas baixas da nossa vida.

Para preparar-nos para a vinda do Senhor, precisamos vigiar, orar e colocar nossa casa em ordem. Hoje, no mundo, acontecem muitas coisas que indicam que o grande dia do Senhor se aproxima, o dia em que o Redentor voltará para estabelecer Seu reino em retidão, em preparação para Seu reinado milenar.

O curso Veredas Antigas tem como objetivo ensinar os princípios e valores de Deus para a família e ministrar cura para os relacionamentos e feridas emocionais ajudando cada participante a encontrar sua Identidade e seu destino em Deus através de uma renovação espiritual.

36 Mas o que pecar contra mim fará mal à sua própria alma; todos os que me odeiam amam a morte. 36 Mas o que pecar contra mim violentará a sua própria alma; todos os que me aborrecem amam a morte.

Varão na Bíblia
Para a doutrina cristã evangélica, a palavra varão é comumente utilizada na Bíblia para se referir ao homem digno de fé e temor à Deus.

O uso da vara transmite sabedoria.
A vara da correção traz sabedoria para a criança. Ela humilha o coração da criança e expulsa a estultícia que está ligada a ela. A Bíblia explica desta forma: “A vara e a disciplina dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma vem a envergonhar a sua mãe” (Pv. 29.15).

1. Haste de árvore ou de arbusto. 2. Pau comprido e fino.

A declaração: “unges minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda” fala sobre as abundantes bênçãos que o Senhor derramadas sobre seus filhos. Em sua soberana misericórdia, o Senhor abençoa aqueles que são seus com bênçãos imerecidas.

A declaração: “Mil cairão ao teu lado, e dez mil, à tua direita” fala do cuidado protetor do Senhor para com aqueles que são seus. Deus é poderoso para guardar o Seu povo fiel de toda calamidade que o cerca.