O que significa a palavra vaidade em eclesiaste?

Perguntado por: oantunes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 9 votos

A declaração bíblica “vaidade de vaidade, tudo é vaidade” significa o caráter transitório, e em certo aspecto, inútil e vão, das realizações humanas nesta terra. Foi o rei Salomão quem escreveu que tudo é vaidade em sua contemplação da vida humana (Eclesiastes 1:2; 12:8).

Tudo é vaidade. Que proveito tem o homem, de todo o seu trabalho, que faz debaixo do sol? Uma geração vai, e outra geração vem; mas a terra para sempre permanece. Nasce o sol, e o sol se põe, e apressa-se e volta ao seu lugar de onde nasceu.

Avaliação exagerada de si mesmo: 1 imodéstia, presunção, convencimento, pretensão, soberba, ostentação, garganta, afetação, esnobismo, inflação, narcisismo, pedantismo, pedantice, orgulho, sobranceria, vanglória, jactância, veleidade, ufania, enfatuação, pompa, empáfia, fatuidade, vacuidade, inchação, tesura.

As pessoas vaidosas sentem um amor exagerado em relação a si mesmas e vivem em um mundo de fantasias excessivas de sucesso, poder e beleza. Isso as torna pretensiosas, com o costume de se admirar e se avaliar de maneira excessiva. No entanto, seus ares de grandeza escondem uma forte desconfiança e insegurança.

É árduo para a vaidade entender que não somos melhores do que ninguém, por isso o segredo é trabalhar o melhor de ti, e nunca o que esperam de ti. O ego garante a existência de nossa individualidade, pois é a soma inconsciente de nossas vivências, mas antes de entender a personalidade é necessário entender a essência.

1 ufano, esnobe, snob, arrogante.

Os primeiros sinais de vaidade surgiram ainda na pré-história quando os homens usavam como enfeite os dentes, chifres e peles dos animais caçados. Desde então, histórias de mulheres viciadas em beleza, como a da rainha Cleópatra, são estudadas para se entender como o homem virou escravo do belo.

Eclesiastes claramente endossa a sabedoria como meio para uma vida terrena bem vivida, pois, apesar desta falta de importância dos atos, o ser humano deve aproveitar os prazeres simples da vida diária, como comer, beber e se orgulhar de seu trabalho, pois são presentes de Deus.

O livro de Eclesiastes fala muito a respeito da vaidade, ou, segundo outras traduções, ilusão ou inutilidade. Esse é o livro da Bíblia onde mais a gente encontra a palavra vaidade. Na versão Almeida Revista e Atualizada, que é a mais usada, a palavra vaidade aparece vinte e oito vezes.

O nome Eclesiastes é uma tradução da palavra hebraica koheleth, que significa “aquele que convoca uma assembleia” ou simplesmente um pregador (ver Bible Dictionary na Bíblia SUD em inglês, “Ecclesiastes”). Ao longo desse livro, o autor apresenta uma série de perguntas em busca do propósito da vida.

A extrema necessidade de admiração pode ser resultado de uma insegurança escondida. Quando a pessoa não se aceita, se acha feia e que tem algo de errado com a sua aparência, ela pode desenvolver um transtorno, o dismórfico corporal, em que vê o seu corpo numa relação equivocada.

A vaidade em excesso pode trazer muitas doenças físicas, psíquicas e afetivas. Ela cita o transtorno dismórfico corporal que é gerado através da preocupação com corpo e causas doenças como: bulimia, anorexia e vigorexia.

É por tudo isso que a vaidade é um termômetro do nosso estado de espírito e da nossa saúde física. Pois quando estamos enfrentando um tratamento médico, estamos passando por um problema familiar ou entramos nos sintomas depressivos, o autocuidado é esquecido.

1 comedido, desafetado, desambicioso, desempoado, despretensioso, despojado, discreto, encabulado, ensimesmado, envergonhado, lhano, humilde, moderado, modesto, ponderado, recatado, reservado, sensato, simples, singelo, sóbrio, acanhado, fechado, tímido, vexado, natural, módico, apagado, despresunçoso, despresumido.

Que tem vaidade; que se importa muito com a própria aparência. Que dá importância a futilidades; fútil. Que expressa orgulho em relação ao próprio sucesso ou se alegra com o sucesso de alguém próximo; orgulhoso.

Homem vaidoso, com tendências metrossexuais. Alguns membros do grupo consideram a possibilidade de gastar mais com a aparência, e são experimentadores de produtos cosméticos, ou pretendem fazer uso no futuro, apesar de não demonstrar uso constante destes produtos.