O que significa a palavra unguento na Bíblia?

Perguntado por: efelix . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

Unguento: Era uma gordura misturada com perfumes especiais que lhe davam características muito desejáveis. Era utilizado para ungir os pés dos hóspedes, simbolizando a alegria pela chegada daquele hóspede, e desejando-lhe boas vindas (Jo 11.2; Dn 10.2-3; Rt 3.3).

Descrição. O 7 Unção é uma mistura dos óleos bíblicos: Mirra, Nardo, Bálsamo, Alóes, Rosa, Acácia e Canela. Significa o derramar do Espírito Santo em nossas vidas e o agir de Deus a nosso favor, através da comunhão, da oração e da obediência.

Muito magro; raquítico. Adoentado, enfraquecido.

O que é Ungido:
Segundo a crença religiosa, um ser ungido está sob a proteção divina e a unção pode curar ou confortar alguma enfermidade física ou perdoar os seus pecados. Na Igreja católica, o ritual de unção é chamado de "Santa Unção" ou "Último Sacramento" e "Extrema-unção".

Mateus 26:7-11
Jesus não olha em quais condições nos encontramos, pois seu objetivo é nos abençoar, fazer o melhor para nós e nos livrar do mal. Da mesma forma, em retribuição ao seu amor, precisamos dar o melhor para Ele. E aquela mulher, da cidade de Betânia, fez isso. Derramou sobre Ele todo o seu unguento.

As três funções do unguento
Em geral, os unguentos de combate às miíases têm três funções principais: cicatrizar o machucado, eliminar as larvas e afastar os insetos para evitar a recontaminação.

O vaso de alabastro aparece apenas no Novo Testamento em relação com o “unguento de de grande valor”, que uma mulher usou para ungiu a cabeça de Jesus, quando ele se sentou à ceia na casa de Simão, o leproso (Mateus 26:7; Marcos 14:3; Lucas 7:37).

Nicolaevsky explicou que Davi foi ungido três vezes: a primeira pelo profeta Samuel, em Belém, e as outras duas em Hebrom.

No sentido religioso a unção é praticada como parte de um ritual com o intuito de exercer influência espiritual, por vezes com a finalidade de abençoar ou mesmo curar. Segundo a crença religiosa, um ser ungido está sob proteção divina e a unção pode curar alguma enfermidade física ou espiritual.

A orientação doutrinária é que os doentes sejam ungidos com óleo pelos presbíteros em nome do Senhor. A oração da fé levantará os enfermos e perdoará pecados. Tanto em Marcos como Tiago, a unção com óleo está relacionada a uma ação de Deus, e não aos poderes curativos ou medicinais do óleo.

Nem tudo são flores
Expressão popular que faz com que as pessoas reflitam que nem tudo na vida acontece como realmente se quer, há muitas contrariedades até chegar à vitória.

Bálsamo: substantivo masculino.
1) Substância aromática exsudada por várias plantas, espontaneamente ou por ferimento, que contém resina, óleos essenciais, ácido benzoico etc., bastante usada em perfumaria e na indústria farmacêutica.

Expressão popular que quer dizer que nem tudo na vida acontece como a gente quer; a vida é cheia de incertezas e desafios. Não fica triste, a vida é assim mesmo.

O que é Ungir:
Na prática religiosa ungir é aplicar óleos consagrados como parte de um ritual, no intuito de exercer influência espiritual com a finalidade de abençoar, em pessoas, templos, bens materiais ou em tudo que se deseja santificar, curar ou proteger. A unção é o efeito de ungir ou untar.

Untado com unguento: 1 esfregado, fomentado, friccionado, molhado, umedecido, umidificado, untado. Que foi consagrado: soberanos e eclesiásticos: 2 consagrado, purificado, sagrado, santificado.

Na Bíblia unção significa consagração. No Antigo Testamento, pessoas e objetos eram ungidos com óleo para serem dedicados a um trabalho especial. Jesus é o Ungido de Deus, consagrado para Deus e escolhido para nos salvar de nossos pecados. Messias (hebraico) e Cristo (grego) significam "Ungido".

'A Madalena'
Na verdade, ela é descrita como 'Maria, chamada Madalena', ou 'Maria, a Madalena', como se o segundo nome fosse dado à ela como um título.

e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele. de nardo puro e muito caro, ungiu os pés de Jesus e enxugou-os com seus cabelos. A casa inteira ficou cheia do perfume do bálsamo.

Pela avaliação dos discípulos, o vaso de alabastro com o bálsamo valia mais de trezentos denários, o que correspondia aproximadamente ao salário completo de quase um ano de trabalho.