O que significa a palavra Trovadorismo?
O Trovadorismo é um movimento literário medieval que tem representações principalmente nas regiões onde hoje estão localizados a França, a Espanha e Portugal. As produções literárias do Trovadorismo são chamadas de cantigas.
Qual é a principal característica do Trovadorismo?
De uma forma geral, as características do trovadorismo têm ligação com a lírica grega, que aconteceu períodos antes. Do legado que foi herdado, estão presentes o canto, o acompanhamento musical, a idealização amorosa, dentre outros. Era também notório em algumas trovas o culto que prestavam ao catolicismo.
Quem foi o fundador do Trovadorismo?
Dom Dinis (1261-1325): foi rei de Portugal e importante trovador. O marco inicial do Trovadorismo foi a “Cantiga da Ribeirinha” (conhecida também como “Cantiga da Garvaia”), escrita por Paio Soares de Taveirós, no ano de 1189.
Qual é o objetivo do trovadorismo?
As produções do trovadorismo geralmente eram voltadas para temas que envolvessem amor e sofrimento amoroso. Já o trovadorismo satírico tem como característica o humor ácido e debochado. Ele fazia críticas a sociedade feudal da época. As cantigas satíricas eram divididas em cantigas de escárnio e cantigas de maldizer.
Qual é a importância do trovadorismo?
Com uma mistura de poesia e música, o Trovadorismo foi uma importante expressão artística. Marcada como a primeira escola literária da época medieval, esse foi também o primeiro movimento da literatura portuguesa.
Teve trovadorismo no Brasil?
Surgiu no século XII, ainda na época da formação do Estado nacional português. Sua primeira manifestação foi em 1189 foi a Cantiga da Ribeirinha ou Cantiga da Garvaia, de Paio Soares de Taveirós.
Qual o tema central do trovadorismo?
A produção literária e poética do período do Trovadorismo era muito voltada à temática do amor e do sofrimento amoroso.
Quais são os gêneros do trovadorismo?
Poesia trovadoresca: pode ser dividida em dois gêneros: lírico e satírico. O gênero lírico se subdivide em duas categorias (cantigas de amigo e cantigas de amor) e o satírico é caracterizado pelas cantigas de escárnio e cantigas de maldizer.
O que é trovadorismo exemplo?
Trovadorismo é um estilo de época surgido na Idade Média. Nesse período histórico, predominava o teocentrismo (a ideia de que Deus é o centro de tudo), pois a Igreja Católica, com poderio econômico e político, exercia total domínio no Ocidente. Nesse contexto, surgiram as cantigas trovadorescas ou provençais.
Como identificar um trovadorismo?
Como principais características do trovadorismo, temos:
- Forte relação da música e a poesia. ...
- Presença de trovadores, jograis e menestréis. ...
- Produção de cantigas líricas e satíricas. ...
- Amor cortês e vassalagem amorosa. ...
- Produção de textos em prosa. ...
- Produção de textos teatrais.
Qual foi a principal obra do trovadorismo?
1 – Cantiga da Ribeirinha, de Paio Soares de Taveirós
Essa é sem dúvida uma das mais famosas e principais obras do Trovadorismo.
Qual foi a primeira cantiga do Trovadorismo?
O ano de 1189 (ou 1198) é considerado o marco inicial da literatura portuguesa e do movimento do trovadorismo. Essa é a data provável da primeira composição literária conhecida “Cantiga da Ribeirinha” ou “Cantiga de Guarvaia”.
Quais as principais atividades do Trovadorismo?
A literatura trovadoresca portuguesa foi manifestada na poesia e na prosa. Na poesia destacam-se as cantigas de amor, de amigo, de escárnio e de maldizer, que eram escritas pelos trovadores e cantadas pelos jograis. Na prosa, destacam-se as novelas de cavalaria, as hagiografias, os cronicões e os nobiliários.
Quais as principais obras e autores do Trovadorismo?
Os principais autores do Trovadorismo são Ricardo Coração de Leão, Afonso Sanches, Dom Dinis I de Portugal, João Zorro, Paio Soares de Taveirós, Paio Gomes Charinho, entre outros.