O que significa a palavra tido?

Perguntado por: acavalcante . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 20 votos

adjetivo Que se conseguiu possuir (ter); possuído: nunca tinha tido a oportunidade para cantar. Que se considera por; julgado ou reputado: era um professor tido por gênio. Etimologia (origem da palavra tido).

dito

  1. expressão que se diz; declaração verbal.
  2. palavra ou expressão, geralmente de carácter moral ou sentencioso, cujo uso se generalizou; máxima.
  3. mexerico; boato.

Sido é o particípio do verbo ser. O particípio transmite uma noção de conclusão da ação verbal, indicando uma ação que já está finalizada. É utilizado maioritariamente na voz passiva, em tempos compostos e em locuções verbais: tem sido, tenho sido, tenha sido, tivesse sido, havia sido.

adjetivo Que se conseguiu possuir (ter); possuído: nunca tinha tido a oportunidade para cantar. Que se considera por; julgado ou reputado: era um professor tido por gênio.

As duas formas de escrever estão corretas porque se trata de uma regra de concordância verbal, na qual o verbo deve ser flexionado de acordo com o a flexão de número (singular ou plural) dos substantivos.

7 porque, pois, visto que, uma vez que, dado que, posto que, pelo motivo de, por causa de, em razão de, já que.

Significado de Dito
substantivo masculino Expressão; frase; sentença; conceito; mexerico.

ditodito | adj.
...
di·to to 2

  1. Que se disse. =
  2. Que se referiu ou mencionou anteriormente (ex.: o dito indivíduo reinicidiu no prodecimento). =
  3. Que é conhecido por determinado nome (ex.: D. Sancho I, dito o Lavrador).

Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome. Com a preposição a: ao qual, aos quais, à qual, às quais. Com a preposição em: no qual, na qual, nos quais, nas quais.

De acordo com a norma padrão da Língua Portuguesa, não há diferença entre havia ou tinha. Ambos os termos estão corretos e podem ser utilizados, pois possuem o mesmo significado.

O uso do auxiliar ”ter” é mais popular e frequente; haver é mais erudito: – Os documentos tinham sido entregues. = Os documentos haviam sido entregues. – Eles já tinham cantado quando chegamos ao teatro. = Eles já haviam cantado quando chegamos ao teatro.

A palavra “têm”, por sua vez, será utilizada sempre que conjugarmos o verbo na 3ª pessoa do plural: Eles ou elas têm. Exemplos: Eles têm uma casa na praia. Os pais têm orgulho dos filhos.

Têm ou tem: significado
Para saber como se escreve “tem”, vale lembrar que essa palavrinha é uma conjugação do verbo “ter” na terceira pessoa do singular do presente do indicativo — eu tenho, tu tens, ele tem, etc. O verbo ter no plural, ou seja, na terceira pessoa do plural, tem acento circunflexo: “têm”.

Quando usar "em vez de" e "ao invés de"?

  1. Ao invés de descer, o elevador subiu.
  2. Em vez de descer, o elevador subiu. Quando a ideia é de substituição, apenas "em vez de" pode ser usado:
  3. Em vez de viajar de trem, fui de avião.

Têm deverá ser usado quando o sujeito for plural: eles têm; elas têm; vocês têm.

O verbo é palavra que exprime ação, estado, mudança de estado, fenômeno da natureza, desejo, ocorrência. Ele apresenta as seguintes flexões de número, pessoa, modo, tempo, aspecto e voz.

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.

Cor ou tom: 5 cor, tom, tonalidade, matiz, matização, matizamento, policromia, gama, palheta, paleta.

1 tem de, tem que, precisa, necessita, carece. Exemplo: Você deve visitar seus avós todas as semanas.

Milton Mota.