O que significa a palavra teórico-metodológico?

Perguntado por: ualmeida . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

Referente a teoria e metodologia.

Significado de Teórico
adjetivo Que pertence à teoria; desprovido de caráter prático, real: discussão puramente teórica.De caráter hipotético, não real: ideia que não sai do plano teórico. Que está no âmbito de uma teoria específica.

Referente a teoria e metodologia. O modelo léxico-gramática é teórico-metodológico.

Significado de Metodológico
adjetivo Que diz respeito aos métodos, à ciência que se dedica ao estudo dos métodos, às normas e regras para a realização de uma pesquisa.

Os fundamentos teórico-metodológicos do serviço social podem ser explicados, a partir do olhar dos métodos, técnicas e instrumentos utilizados pelo profissional, no exercício diário de sua função, no qual, com um posicionamento direcionado ao projeto ético-politico, este, diante das manifestações e expressões da ...

O proceder metodológico, ou abreviadamente denominado de metodologia, representa a escolha do método dedutivo ou indutivo, bem como as tipologias de pesquisa como instrumento a ser utilizado, podendo ser:experimental, teórica, exploratória, explicativa, bibliográfica, documental, qualitativa, quantitativa, etc.

A metodologia de pesquisa nada mais é do que a descrição do processo de pesquisa do trabalho. Isto é, a definição de quais serão os procedimentos para a coleta e para a análise da dados. Isso significa que delimitar uma metodologia não é adotar um conjunto de diretrizes fixas que se deve seguir à risca.

Pesquisa teórica - Trata-se da pesquisa que é "dedicada a reconstruir teoria, conceitos, idéias, ideologias, polêmicas, tendo em vista, em termos imediatos, aprimorar fundamentos teóricos" (Demo, 2000, p. 20).

Ou seja: é a contribuição das teorias de outros autores para a sua pesquisa. Você também deve ter em mente que a fundamentação teórica pode ser uma revisão integrativa ou sistemática.

2 hipotética, pressuposta, suposta, supositícia, fictícia, presumida, presuntiva. Pessoa que conhece a teoria de um assunto: 3 estudiosa, conhecedora, entendida, experta.

A dimensão teórico-metodológica consubstancia-se na interlocução entre história, teoria e método, requerendo, para tanto, conhecimento que apreenda a realidade em seu movimento dialético, no qual e por meio do qual se engendram como totalidade as relações sociais que configuram a sociedade.

Antes de estruturar o pré-projeto, é necessário escolher o tema que será desenvolvido. Logo depois, deve ser colocado a introdução, histórico, apresentar o problema, as hipóteses, os objetivos, a justificativa, metodologia, colocar o referencial teórico, o cronograma e finalizar com a bibliografia.

2 meio, recurso, forma, critério. procedimento técnico: 3 arcabouço, base, estrutura, norma, organização, princípio, procedimento, processo, regra, sistema, sistemática, sistematização, sustentação.

Existem vários tipos de métodos de pesquisa, cada um com suas próprias vantagens e desvantagens. Algumas das abordagens mais comuns incluem pesquisas experimentais, estudos de caso, pesquisas de opinião, pesquisas documentais e etnografias.

Método é o processo para se atingir um determinado fim ou para se chegar ao conhecimento. Metodologia é o campo em que se estuda os melhores métodos praticados em determinada área para a produção do conhecimento. A metodologia consiste em uma meditação em relação aos métodos lógicos e científicos.

O ensino da linguagem se fundamenta em três grandes eixos: oralidade (fala), escritura, leitura, todos eles convergindo para uma dimensão de análise lingüística. Esta forma de apresentação tem o sentido de ressaltar um trabalho de ensino de língua articulado enquanto prática de linguagem.

Como fazer uma fundamentação teórica
Determine qual será o seu tema de pesquisa, se não tiver ideia de um tema, eleja uma matéria que tem mais afinidade e converse com seu orientador para delimitar o tema e escolher a metodologia de pesquisa da fundamentação teórica com relatório como exemplo.

Objetivo do curso de Educação Infantil: Fundamentos Teóricos e Metodológicos. Conhecer quais são as condições para a qualidade e sobre os Indicadores da qualidade; Fazer uma ideia de infância e a sua escola; Conhecer a história das creches; Redefinir a organização do espaço na Educação Infantil.

Trata-se de um processo no qual o que se aprende é o produto da informação nova interpretada à luz daquilo que já é conhecido. Através do desenvolvimento dessa pesquisa, esperou-se poder contribuir com a melhoria do trabalho de construção do conhecimento, desenvolvido pelos professores no contexto da sala de aula.

7 passos para montar seu plano de aula com metodologia ativa

  1. Escolha o tema. Qual conteúdo será trabalhado na aula? ...
  2. Estabeleça objetivos. ...
  3. Delimite o tempo de cada tópico. ...
  4. Defina os recursos pedagógicos. ...
  5. Defina a metodologia ativa. ...
  6. Considere a BNCC no seu plano. ...
  7. Saiba como avaliar a atividade.

Este item deve conter uma breve descrição das etapas da aula que oriente o educador para sua aula em uma linguagem clara e objetiva, e de fácil entendimento. Uma dica importante é descrever a aula de forma que outra pessoa, caso seja necessário, a execute, com base nos procedimentos descritos.