O que significa a palavra Tenochtitlán?

Perguntado por: cportela . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

Etimologicamente, a palavra Tenochtitlán significa “lugar de tunas sobre pedra”, e tunas são os frutos proporcionados pelos cactos.

O Cerco de Tenochtitlan foi uma grande batalha travada na capital do Império Asteca, que aconteceu em 1521, entre as forças do conquistador espanhol Hernán Cortés, apoiados por combatentes da tribo local de Tlaxcala, e as tropas de guerreiros astecas.

Segundo a lenda, a cidade teria sido construída por povos oriundos do norte do atual México, ocupando uma ilhota existente no lago Texcoco. Utilizando a lama do próprio lago, a população foi formando as chinampas, que eram os locais construídos com essa lama ampliando a ocupação sobre o lago.

"Tenochtitlán era uma cidade impressionante pelas suas dimensões, seus jardins e pelas suas praças e palácios espaçosos. Mas é preciso lembrar que era muito diferente de qualquer cidade europeia", afirma o historiador espanhol. "Ela tinha um encanto muito especial, mas não se parecia em nada com as cidades ocidentais".

Os astecas foram uma das principais civilizações pré-colombianas que viveram em regiões onde hoje está localizado o Vale do México, local em que foi construída a capital asteca, chamada Tenochtitlán e após a conquista e dominação europeia, a Cidade do México foi erguida no local.

Os astecas são originários de outra civilização pré-colombiana conhecida como mexicas. Os mexicas, segundo os historiadores, estabeleceram-se no Vale do México provavelmente após migrarem da região Sul do atual Estados Unidos e Norte do México para a região central do atual território mexicano.

Resposta: Tenochtitlán era a capital do império asteca!... em seu auge atingiu a marca de 300.000 habitantes... era principal centro religioso,econômico do império asteca...

Por que os espanhóis destruíram Tenochtitlán? Os espanhóis destruíram Tenochtitlán porque cercaram a cidade e explodiram edifícios enquanto se direcionavam para apertar o cerco e abrir caminho para usar sua cavalaria e canhões.

Religião. A religião da população asteca era politeísta – acreditavam em muitos deuses. Adoravam deuses da natureza como: deus Sol, deus Lua, deus Trovão, deus Chuva e também uma serpente emplumada que simbolizava uma deusa.

Montezuma

Os astecas foram uma civilização mesoamericana que habitava a região do atual México e mantinham sob domínio de seu imperador, Montezuma, uma vasta população e vários territórios.

Acompanhado desse exército e munido de canhões, Cortéz sitiou a capital asteca. Em 13 de agosto de 1521, após os astecas resistirem durante 75 dias, o último imperador asteca, Quatemozin (também chamado de Guatemozin), sucessor de Montezuma 2º, foi obrigado a se render aos espanhóis. Era o fim do Império Asteca.

Liderados por Hernán Cortés, os espanhóis, aliados a milhares de indígenas, conseguiram a conquista dos astecas após a batalha na cidade de Tenochtitlán, em 1521. A conquista dos astecas aconteceu entre 1519 e 1521 e foi um dos episódios da invasão e colonização da América pelos espanhóis.

Resposta. A queda de Tenochititlán em 1521 se tornou símbolo da conquista da Mesoamérica pelos espanhóis, um processo que continuou por todo o Período Colonial. foi fundada em 1325, em uma ilha do lago salgado de Texcoco, que agora compreende o Planalto Central Mexicano.

O México, oficialmente Estados Unidos Mexicanos, localiza-se na América do Norte. Ele faz fronteira com os Estados Unidos da América ao norte e com a Guatemala e Belize ao sul. É banhado pelo Golfo do México, pelo Mar do Caribe e pelo Oceano Pacífico e destaca-se economicamente entre os países da América Latina.

A bandeira do México possui um escudo no centro, na faixa vertical branca. Dito escudo representa uma águia em postura de luta, com uma das patas pousada num cacto. Com o bico e a outra pata, a ave agarra uma serpente, que tenta picá-la.

O brasão de armas está colocado ao centro da bandeira, e inspira-se na lenda asteca sobre a fundação de Tenochtitlan. Segundo esta lenda, os astecas, então uma tribo nómada, encontravam-se a vaguear pelo México em busca de um sinal que lhes indicasse o sítio exato de onde deveriam construir a sua capital.

Tenochtitlan (Historia) (Spanish Edition) eBook : Moctezuma, Eduardo Matos, Hernández Chávez, Alicia: Amazon.com.br: Livros.

Os astecas formaram uma das mais importantes civilizações que habitaram a América pré-colombiana. Começaram a ocupar o planalto mexicano no final do século XII, vindos da atual Califórnia, dominaram as outras tribos que viviam na região.

Na verdade, o povo que chamamos de "asteca" chamava a si mesmo de "mexica" e era chamado pelos espanhóis de "mexicas".

Povos originários: Maias
E isso mesmo, os maias se desenvolveram em um período anterior aos astecas. Quando chegou no século XV, na expansão do Império Asteca, os maias foram conquistados. Diferentemente dos astecas e incas, os maias não se organizavam como Império.