O que significa a palavra skate?

Perguntado por: aneves . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 4 votos

A palavra “skate” é um verbo na língua inglesa e significa se mover ou fazer um movimento em uma superfície. Originalmente, o termo era utilizado para designar patins de gelo ou patins com roda. Quando o skate como conhecemos hoje surgiu, foi denominado skateboard, algo como patins em uma prancha.

Skatista: pessoa que anda de skate. Streeter: skatista que pratica nas ruas, cuja área de lazer é o ambiente urbano. Ramp-rider: skatista que pratica em pistas de skate em bowls ou piscinas.

O esporte foi inventado na Califórnia, nos Estados Unidos. O crescimento do "sidewalk surfing", ou em português "surfe no asfalto", se deu de uma maneira tão grande que muitos dos jovens da época se renderam ao novo esporte chamado "skate".

Perseverança, tolerância à frustração, aprendizagem com os erros. quebra do shape ou, até, leves feridas na dignidade por ter se visto em alguma pose ridícula.

A história do Skate no Brasil data do início dos anos 1960, principalmente no Rio de Janeiro, provavelmente incentivado por filhos de norte-americanos e pelos brasileiros que voltavam dos Estados Unidos. Os praticantes eram sempre aquelas pessoas que já se interessavam pelo Surf ou que já pegavam onda.

Segundo Eduardo Yndyo Tassara, um dos maiores pesquisadores e acervistas brasileiros da história doskate, "os primeiros relatos de que se tem noticia são de 1918, quando um garoto norte-americano chamado Doc Ball desmontou os patins da irmã e montou um skate em um shape (molde de madeira do skate).

Todas as Modalidades do Skateboard: Street, FreeStyle, Vert ou Vertical, Bowl, Downhill Speed, Slide, Longboard, Slalom e nas Olimpíadas o Street e o Park!

Brasil tem 8,5 milhões de skatistas, número é maior que nos EUA.

Calça cargo.
Seja você skatista ou não. Ela permite carregar elementos contigo, é leve, não esquenta tanto e protege do vento, do sol e, principalmente, dos tombos, já que a cada tombo as pernas ficam raladas.

Nose: parte da frente do shape. Tail: parte de trás do shape. Em outras palavras, o oposto do nose. Côncavo: um shape com nose e tail levantados, especialmente desenvolvido para manobras na pista de skate.

O skate surgiu nos Estados Unidos, em processo ao longo da primeira metade do século 20. Acredita-se que a modalidade possa ter derivado dos rollers scooters, espécie de patinete fabricado a partir de 1900.

A tábua possui um nose e um tail: ambos são extremidades da tábua, sendo o nose a parte dianteira e o tail a parte traseira. O côncavo da tábua é a curvatura antes do tail e do nose, essa curvatura influencia no tipo de estilo de preferência da pessoa. Também contém diversas formas de cortes.

Ter a liberdade de fazer da sua área um local de treino. Poder ir pra onde desejar, fazer uma manobra, usar o espaço urbano para fazer aquilo que mais gosta. Essa sensação de liberdade incomparável é encontrada em cima de um skate.

O skate é um esporte que está sendo descoberto pelos jovens, porém não é bem aceito pela sociedade, pois as pessoas encaram os skatistas como drogados ou maus elementos.

Segundo Asmar, as lesões mais frequentes na prática do esporte, sobretudo para os iniciantes, são as dos membros superiores, como ombros, cotovelos e punhos, correspondendo a 50% das fraturas mais comuns. O skatista precisa aprender a cair de forma que não se lesione, e isso requer prática.

Tony Hawk

Dificilmente alguém tirará do americano Tony Hawk, hoje com 53 anos, o título de melhor skatista de todos os tempos.