O que significa a palavra Sitna?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 10 votos

Sitna. O próximo poço se chama “Sitna”. Esta palavra significa “inimizade, acusação”. Ela tem a mesma raiz do termo hebraico “satan” que significa “adversário, oponente”.

O primeiro desafio de Isaque foi a conquista do poço chamado “Eseque”, está lá no v. 20. “Eseque” significa “luta”; o nome daquele poço significava “discussão”. Recebeu esse nome porque ali “os pastores de Gerar discutiram com os pastores de Isaque, afirmando que a água era deles”.

Poço de Berseba, que ABRAÃO chamou de sete pelo pacto dos 7 cordeiros de gênesis 21:29-31 e ISAQUE deu o mesmo nome, mas para ele era o poço do juramento; ambas as ideias são expressas pelo mesmo nome Berseba.

Depois de tudo o que passou, Isaque ergueu um altar ao Senhor, armou ali a sua tenda e abriu um poço. Ele prosperou, mesmo em terras áridas, porque tinha a bênção do Senhor. A história de Isaque nos ensina que, quando enfrentamos uma dificuldade, devemos buscar uma saída, mas não sem o consentimento de Deus.

O nome vem do hebraico be'er xeba' e significa “poço das sete” (ovelhas) ou “poço do juramento” (Gênesis 21,31). Esta localidade aparece nos textos do tempo das mães e dos pais. As tribos israelitas, em especial a Grande Judá, veneram este local como lugar de culto.

O termo posso, grafado com SS, é a flexão verbal do verbo “poder” na primeira pessoa do singular do presente do indicativo. Significa o ato de ter capacidade, direito ou autoridade. Tudo posso naquele que me fortalece.

O nome Reobote significa: «Porque agora nos alargou o Senhor, e crescemos nesta terra,» (Génesis 26:22). Eu fui abençoado por esta palavra, que me foi dada através deste jovem, servo do Senhor, mas o que ficou retido no meu coração foi a palavra «reboot» (reiniciar).

Isaque, filho de Abraão era um cavador de poços. Aonde ia Deus prosperava sua vida mesmo em tempo de fome (Gênesis 26.1). Por causa disso muitas pessoas tinham inveja dele (Gênesis 26.12-16), mas Isaque não desanimava e continuava cavando poços deixando sua marca em cada lugar.

O milagre de Deus não anula o esforço humano. Isaque colheu a cento por um no deserto em tempo de seca. Porque o Senhor o abençoou.

Gênesis 26:15-22 NVI
Estes taparam todos os poços que os servos de Abraão, pai de Isaque, tinham cavado na sua época, enchendo-os de terra. Então Abimeleque pediu a Isaque: “Sai de nossa terra, pois já és poderoso demais para nós”. Por isso Isaque mudou-se de lá, acampou no vale de Gerar e ali se estabeleceu.

Quase sempre eram dois operários envolvidos para perfurar um poço cilíndrico, tubular, com diâmetro em torno de um metro e meio, ou seja, um fazendo a escavação e o outro atuando na superfície e bem atento para puxar a terra.

Muitas vezes os nossos desejos contrariam os de Deus, enquanto o desejo de Isaque era ir para o Egito, o de Deus era que ele fosse para Gerar, lugar a beira do deserto, onde a água era rara e preciosa.

Era uma região fértil e bem regada. Foi nessa região que ocorreu a sede do primeiro reino filisteu que se conhece na história. Ficava entre os desertos de Cades e de Sur.

Isaque é o filho da promessa porque foi através de sua linhagem que Deus cumpriu sua promessa a Abraão de estabelecer uma grande nação através da qual o Messias veio ao mundo. Em Cristo, o grande Filho de Abraão da descendência de Isaque, todas os povos da terra são abençoados (Gênesis 12:3; Gálatas 3:16).

Em Berseba, o Senhor aparece novamente a Isaque, ordena-lhe que não tenha medo e renova Suas promessas de estar com Isaque, abençoá-lo e multiplicar sua descendência por amor de Abraão (Gênesis 26:17–24). Isaque responde com adoração, construindo um altar e invocando o nome do Senhor.

(Êxodo 19:10 e 11). Horebe ou Horeb, em hebraico hörëb, significa “o seco”, “o desolado”, característica apropriada do deserto no qual o monte se localiza.

Tiro de Arco – Gênesis 21:16
Um tiro de arco é a distância que corresponde a um comprimento entre 100-150 metros.

O poço muitas vezes é a oportunidade, é a água que irá energizar a caminhada pela terra árida. E é a necessidade da água que faz, com quem esteja no deserto a superação dos limites do seu corpo. Até na Bíblia temos passagens fantásticas no deserto, como a busca dos Hebreus pela terra prometida.

O poço na Bíblia representa prosperidade não só material como também espiritual. Tanto que o Senhor Jesus diz para a mulher samaritana que, aquele que beber da água que Ele dá, não terá sede. Isso é muito significativo, já que a mulher de Samaria representa a igreja.