O que significa a palavra Shanti?

Perguntado por: irezende4 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 9 votos

SHANTI significa “paz”, tanto no budismo como no hinduísmo. Seu significado é lindo e no mantra deve ser repetido 3 vezes, representando a paz no corpo, no espírito e na mente. No hinduísmo todos os ensinamentos terminam com Om shanti, shanti, shanti para evocar a paz.

Existem diversos mantras (palavras sagradas) para saúde, riqueza, paz etc. Por exemplo, quando o filho está muito agitado, os pais colocam as mãos na cabeça dele e falam: “Ditero beta, Shanti, Shanti, Shanti”.

O que é Mantra:
Um mantra é definido como um instrumento de pensamento. Os livros Veda contêm mantras que estão em sânscrito, são hinos métricos que servem de louvor aos deuses, podendo ser considerados como um tipo de oração ou encantamento .

O significado do mantra Om Gam Ganapataye Namaha está ligado à uma atitude de conexão com a divindade e uma exaltação àquele que é o removedor de obstáculos, o Senhor das Tropas Ganapati (um dos nomes atribuídos à Ganesha), que ao remover esses obstáculos, atrai a abundância.

"Assim, as seis sílabas, Om Mani Padme Hum, significam que a prática do Caminho leva à transformação do corpo, da fala e da mente impura na exaltação de pureza que são o corpo, a fala e a mente do Buda[...]"

esfera

A esfera é um símbolo da totalidade do Universo e de Deus. Traduz a perfeição, o poder e a expansão e, por essa razão, foi escolhida como o símbolo dos imperadores e dos reis em muitas nações, como foi o caso da esfera armilar como símbolo de Portugal.

Baguan Kelie - Baguan é uma das formas de pronunciar o nome de Deus e Baguan Kelie é uma expressão muito usada que significa “por Deus” ou “meu Deus”.

mai tumse pyar krta hu.

No livro de Salmos 1:2 lemos que feliz é o homem que “tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite”. A Palavra de Deus deve ser o objeto da nossa meditação, afinal, ela traz inúmeros ensinamentos que precisam ser fixados em nosso coração e podem nos trazer paz e felicidade em nossos dias.

1. OM SHRI DHANVANTRE NAMAHA. Esse mantra auxilia na cura das habilidades físicas, emocionais e mentais. O seu potencial de curar, a si mesmo e os outros, fica cada vez mais forte.

Ligada a muitas religiões orientais como hinduísmo, taoísmo e também nas cristãos, a prática meditativa espiritual se assemelha muito a oração pois tem como foco a busca pela conexão com Deus, divindades ou mesmo o universo.

O Senhor Ganesha tornou-se o símbolo da superação de obstáculos e sabedoria por meio de atos de escuta e reflexão sobre os problemas.

Uma mesa ou armário é ideal onde a estátua é elevada. -A estátua de Ganesha deve ficar voltada para a sala de preferência e nunca para uma porta ou janela.

As celebrações são tradicionalmente realizadas no 4º dia da primeira quinzena (Shukla Chaturthi) no mês de Bhaadrapada, de acordo com o calendário hindu.

Muitas tradições utilizam este símbolo para meditação. É uma sílaba constituída por três letras: A, U e M, e pronuncia-se OM. AUM é o símbolo universal do Yoga e do Hinduísmo. É a semente de todos os Mantras e de toda a Consciência.

O som do mantra produz vibrações no organismo que podem alterar e modificar a consciência. Segundo a terapeuta Ana Paula Malagueta, do Personare, a repetição, constante e intermitente do mantra estabelece um padrão mental positivo para deixar ir o que é velho, por isso ajuda a acalmar os pensamentos.