O que significa a palavra Shaná Tová Umetuká?

Perguntado por: ocampos . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.4 / 5 13 votos

Desejo. “Shaná Tová Umetuká” (Shaná = ano; Tová = boa; Metuká = doce; ou seja, Um Ano Bom e Doce).

É costume desejar "Shana Tova”, que significa “Ano Bom”, ir à sinagoga e ouvir o toque do Shofar e comer maçã com mel. Faz parte da tradição presentear amigos e familiares com coisas doces - uma forma de desejar que o ano que chega seja doce.

Para celebrar o primeiro dia do ano hebreu de 5775 – eles contam a passagem do tempo pelo calendário lunar –, selecionamos algumas receitas típicas da culinária judaica. É preparar, montar a mesa e “shana tova” (saudação usada pelos judeus para desejar um bom ano) a todos!

Shalom

Shalom é uma palavra de origem hebraica e significa literalmente “paz”, na tradução para o português. Este é um termo bastante utilizado entre os judeus, principalmente, como uma forma de saudação ou despedida.

Tishrei

O primeiro mês do ano é chamado de Tishrei, palavra que remonta ao período de 586 a.C. a 536 a.C., quando Jerusalém foi destruída pelos babilônios e os judeus foram forçadamente exilados para a região mesopotâmia.

Shabat Shalom ou Shabbat Shalom é uma expressão hebraica utilizada pelos judeus como uma saudação durante o Shabbat (o 7º dia da semana, correspondente ao sábado). Literalmente, Shabat Shalom significa “Sábado de Paz”, mas também pode ser interpretado como “paz no seu descanso semanal”.

O Hanukkah cai em datas distintas a cada ano, devido ao calendário judaico ser diferente do calendário civil. Contudo, normalmente é perto do Natal cristão. Em 2021, a festividade aconteceu entre 28 de novembro e 6 de dezembro.

A data, chamada Rosh Hashaná, comemora o ano-novo do calendário judaico. “É o dia 1º, que começa hoje no pôr do sol. Foi nesta data que Deus criou a humanidade, a partir de Adão e Eva”, explica à Agência Brasil o rabino Sany Sonnenreich. “Nesta data comemoramos a criação do ser humano.

Antes mesmo do jantar, uma sequência de alimentos é servida, simbolizando os desejos para o ano que está começando. O ícone da data é a maçã, que é cortada em fatias e mergulhada no mel, para pedir e desejar um ano doce. Na sequência, come-se um pedaço de acelga, amarga, para afastar os inimigos do nosso caminho.

Entre os dias 6 a 8 de setembro, se celebra o Rosh Hashaná, o ano novo judaico, e a data marca a chegada do ano 5782 do calendário judaico. “É uma data de reflexão, sobre o que nós fizemos e sobre o que podemos melhorar no próximo ano”, explica a vice-presidente do serviço social da Unibes Cultural, Patricia Sereno.

ano 5782

Pelo calendário judaico, estamos no ano 5782. E, de acordo com ele, o ano novo é celebrado no fim de setembro, durante o chamado mês de Tishrei. Há, na verdade, quatro calendários diferentes no judaísmo, incluindo um dedicado às árvores. O de Tishrei se refere ao aniversário da criação do universo.

As famílias seguem a tradição de molhar uma maçã no mel como simbologia para um ano doce. Também se come um pão (chalá) redondo para representar a continuidade. Judeus de origem asquenazi tradicionalmente comem gefilte fish e outros pratos típicos.

É composta por duas palavras " Shalom " que significa "paz" e "Adonai" que significa "meu Senhor". Shalom Adonai, que significa a paz do Senhor, quando dita como um cumprimento, deve ser respondida ao contrário, ou seja, Adonai Shalom.

Essas bênçãos fazem parte da liturgia tradicional judaica dentro do conjunto de "agradecimentos a Deus" conhecido como "Bênçãos matinais" e que são recitadas toda manhã ao despertar.

Bom dia: “Boa Dia” é “Boker Tov”, que é pronunciado "Boh-ehr Toe-v". Boa tarde: “Boa Tarde” é "Tzaraiim Tovim", que é pronunciado "Tz-ah-rai-eem Toe-veem". Boa noite: “Boa Noite” é "Laila Tov", que é pronunciado "Lai-luh Toh-v". Tenha um bom dia: “Tenha um bom dia” é "Yom Tov", que é procunciado "Yo-m Toe-v".

A tradição judaica acredita que um dia inicia com o pôr-do-sol e termina com o pôr-do-sol seguinte, pelo que o shabat se inicia com o pôr-do-sol da sexta-feira comum e termina com o pôr-do-sol do sábado comum.

Yom Kipur significa o Dia do Perdão, celebrado uma vez a cada ano. Trata-se da data mais importante e sagrada no judaísmo a ser realizada no décimo dia a partir do Rosh Hashaná, Ano Novo judaico.