O que significa a palavra seio familiar?

Perguntado por: upaz7 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

Expressão que significa o mesmo que ambiente familiar ou aquilo que está dentro da família, que é mais íntimo.

Domínio orientado pela família; âmbito domiciliar. Há casos de assédio que ocorrem mesmo em âmbito familiar.

Tipos de família

  1. Família nuclear e família extensa. A família nuclear é compreendida de forma restrita, composta por pelos pais e seu filhos. ...
  2. Família matrimonial. ...
  3. Família informal. ...
  4. Família monoparental. ...
  5. Família reconstituída. ...
  6. Família anaparental. ...
  7. Família unipessoal.

Família vem de laços espirituais; parente se caracteriza por laços sanguíneos. As pessoas que mais amo no decorrer da minha existência formarão a minha família, mesmo que não tenham nada a ver com o meu sobrenome. Família é chegada, não origem.

Do latim Mamma, seio.

1 caseiro, doméstico, familial, íntimo, particular, pessoal, privado. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Pessoa da família: 2 família, parente, parentela.

A estrutura familiar é compreendida, segundo Minuchin (1982 apud MIOTO, 1998, p. 57), como “o conjunto invisível de exigências funcionais que organiza as maneiras pelas quais Page 6 6 os membros da família interagem”.

A família possui um papel primordial no amadurecimento e desenvolvimento biopsicossocial dos indivíduos, apresentando algumas funções primordiais, as quais podem ser agrupadas em três categorias que estão intimamente relacionadas: funções biológicas (sobrevivência do indivíduo), psicológicas e sociais (Osório, 1996).

Sagrada, a família é o nosso porto seguro, onde encontramos o apoio necessário para os momentos de dificuldade e alegria da partilha diária.

A família está no centro do plano de Deus para a felicidade e o progresso de Seus filhos. A Bíblia Sagrada ensina que Deus estabeleceu famílias desde o princípio e nos mostra muitos exemplos de famílias fortes. Também nos ensina como ter uma família amorosa e feliz.

A família tradicional é a forma mais comum, compreendida ao longo do tempo, como sendo a formação de um grupo composto por pai, mãe e filho(s). Dentro dessa perspectiva, a família pode ser entendida de duas maneiras. A partir do casamento legal, civil ou religioso, ou da união estável entre seus membros.

Os parentes de primeiro grau são: pai, mãe e filhos. Também integram esta categoria os parentes de primeiro grau por afinidade. São eles: padrasto, madrasta, enteados, genro, nora, sogro e sogra. Em segundo grau, são considerados parentes diretos avôs, avós, netos e irmãos.

Os primeiros são os nossos ascendentes e os nossos descendentes, isto é, nosso pai, mãe, avós, filhos, netos e assim por diante. Enquanto isso, os parentes colaterais têm o mesmo ancestral em comum, mas não descendem ou ascendem entre si. É o caso dos irmãos, tios, sobrinhos e tios-avós, por exemplo.

O PAI, A MÃE, OS FILHOS FORMAM UMA FAMÍLIA. OS AVÓS, OS TIOS, OS PRIMOS, TAMBÉM FAZEM PARTE DA FAMÍLIA. ELES SÃO OS NOSSOS PARENTES. A FAMÍLIA É O PRIMEIRO GRUPO DE PESSOAS COM QUEM CONVIVEMOS, ESSE GRUPO FORMA A COMUNIDADE FAMILIAR.

Segundo Engels (1984, p. 61), a origem etimológica da palavra família, vem do latim famulus, quer dizer escravo doméstico, e então, família é o conjunto dos escravos pertencentes e dependentes de um chefe ou senhor.

1 genetriz, genitora, mamã, progenitora, madre, mamãe.

Simples: porque os bebés, durante a amamentação, produzem um “ligeiro sopro nasal” que se assemelha ao som MA. Por isso mesmo, para os bebés de todo o mundo (e nos tempos antigos), “mamã” primeiro significa “comida” antes de significar “mãe”.

O valor dos familiares está ligado ao amor e cuidado entre as pessoas que ocupam aquele ambiente. Não importa se é de sangue, mas o que vale é o gesto. Afinal, ser família é estar de maneira presente no dia a dia e se preocupar com o bem-estar daqueles que amam.

São elas: Família “Tradicional”; União Estável; Família Homoafetiva; Família Paralela ou Simultânea; Família Poliafetiva; Família Monoparental; Família Parental ou Anaparental; Família Composta, Pluriparental ou Mosaico; Família Natural, Extensa ou Ampliada; Família Substituta; Família Eudemonista.