O que significa a palavra santificado na Bíblia?

Perguntado por: amaia . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 12 votos

De acordo com a doutrina cristã, a santificação é o processo de tornar algo ou alguém santo, ou seja, que possui santidade. A santidade se trata da separação e da renúncia daquilo que é considerado impuro, mau ou profano, a partir da dedicação a uma vida de devoção e consagração total a Deus.

verbo transitivo Tornar santo: a graça nos santifica. Pôr no caminho da salvação: pelo exemplo, santifica os que o seguem. Venerar como santo. Celebrar conforme à lei da Igreja.

Uma das melhores maneiras de santificar o Dia do Senhor é dedicar tempo à adoração a Deus. Nos outros seis dias da semana, é fácil ficar envolvido em todas as nossas responsabilidades. Aos domingos, você pode reservar um tempo para voltar seus pensamentos e seu coração a Deus. Podemos frequentar as reuniões da Igreja.

Jesus fez esta oração com intuito de transmitir aos Seus discípulos, algo muito importante sobre o Reino de Deus, que por ser tão grandioso, foge a capacidade de compreensão da mente humana. Quando oramos o Pai Nosso, reconhecemos a grandeza de Deus e nossa total dependência d'Ele.

2 E ele lhes disse: Quando orardes, dizei: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; 3 Dá-nos cada dia o nosso pão quotidiano.

Para ser considerado um santo perante os católicos, é preciso passar por três etapas: confirmação das “virtudes heroicas”, beatificação e canonização.

A santidade está na simplicidade dos pequenos gestos e na caridade genuína. Não importa a grandeza da atitude, mas sim a sinceridade e o amor envolvidos nela. Ser gentil com uma pessoa, ouvir atentamente o próximo sem julgar e respeitar as diferenças são algumas das atitudes que nos colocam no caminho da santidade.

Ele é conhecido como o Consolador, Ele pode acalmar nossos temores e encher-nos de esperança. Por meio de Seu poder, seremos santificados se nos arrependermos, recebermos as ordenanças salvadoras e guardarmos nossos convênios.

Para se santificar é preciso se separar de coisas e pessoas que o afastam de Deus, para estar mais em contato com as coisas de Deus e, especialmente, com Sua Palavra. Portanto, não é possível passar por um processo de santificação, sem estar alinhado com as coisas de Deus.

Santidade é ser justo, é saber dar a Deus o que é d'Ele. É saber tratar com amor, com ternura e com muito respeito o seu próximo! Deus quer e Sua graça em nós age para que sejamos santos. Foi para isso que Deus nos escolheu e é para isso que precisamos nos esforçar!

João 17:17. Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade (João 17:17).

O que significa santificação ou santidade? Palavras como “santificação”, “santificar” e “santidade”, derivam do vocábulo latino sanctus, “santo”. Por sua vez, esse vocábulo geralmente traduz o termo hebraico qadash, “separado”, “consagrado”; e o termo grego hagiasmos, “consagração” e “purificação”.

Como a Bíblia teve muitas traduções, há divergências sobre qual a melhor forma da oração. Portanto, o Pai Nosso não é universal, ao menos como prece, nem dentro do cristianismo. A Bíblia é dividida em dois grandes conjuntos de livros: o Antigo e o Novo Testamento.

Quando usamos estas palavras sagradas: “Em nome de Jesus Cristo”, elas representam muito mais do que um modo de terminar a oração, o testemunho ou o discurso. Estamos pisando em solo sagrado. Estamos usando o nome mais sublime, o mais sagrado e o mais maravilhoso: o próprio nome do Filho de Deus.

Seja feita a tua vontade”. É uma oração de todo o coração, em nome do nosso Salvador, Jesus Cristo. Esperar no Senhor significa ponderar no coração e “[receber] o Espírito Santo” para que possamos saber “todas as coisas que [devemos] fazer”.

Orar é fazer uma oração de maneira espontânea, improvisando as falas. Rezar é fazer uma oração já existente, repetindo uma prece pronta. Importante: existe a oração do Pai Nosso, mas a pessoa reza o Pai Nosso.

O Tripadvisor verifica as avaliações. Igreja onde Jesus começou a rezar o Pai Nosso e daquele dia em diante rezamos até hoje.