O que significa a palavra sacrifício de holocausto?

Perguntado por: emello . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.1 / 5 8 votos

O Holocausto tornou-se o símbolo representativo da barbárie do século XX. A palavra holocausto tem origem grega ('holókauston') e conotação bíblica, significa "sacrifício em que a vítima é queimada viva", ou "sacrifício pelo fogo".

2 sinônimos de holocausto para 1 sentido da palavra holocausto: 1 imolação, sacrifício.

Os grupos de extermínio foram criados para exterminar os judeus. Integrantes desses grupos pretendiam matá-los para promover a “limpeza” dos alemães. Os judeus eram fuzilados e enterrados em valas ou também usados como cobaias para experimentos feitos por médicos nazistas.

Muitas das instruções acerca do holocausto são as mesmas para outras ofertas explicadas em Levítico. A maior diferença entre o holocausto e as outras ofertas é que na oferta queimada, o animal inteiro era queimado sobre o altar, simbolizando total dedicação ou submissão a Deus.

O Legado dos Sobreviventes do Holocausto
Vamos falar – e agir – contra o racismo, contra o ódio, contra o antissemitismo, contra atrocidades, contra a injustiça e contra o crime dos crimes cujo nome devemos tremer ao mencionar: genocídio.

Genocídio que matou milhares de judeus na Alemanha
O holocausto resultou no extermínio de mais de 6 milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial, na Alemanha. O genocídio foi uma drástica medida adotada pelo governo nazista, que pretendia acabar com todos os grupos étnicos não pertencentes a raça ariana (branca).

O Significado do Sacrifício
Sacrifício significa dar ao Senhor qualquer coisa que Ele requeira de nós em termos de tempo, bens terrenos e disposição para levar avante a Sua obra. O Senhor ordenou: “Buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça” (Mateus 6:33).

Uma das principais consequências do Holocausto, além do assombroso número de mortes, foi a criação da Organização das Nações Unidas (ONU) em 1945. Os objetivos eram manter a paz entre as nações, resolver conflitos de forma pacífica, promover os direitos humanos e auxiliar as vítimas da Segunda Guerra.

A palavra Holocausto era originalmente usada para designar um sacrifício aos deuses em que a vítima era queimada. Em Israel, é usado o termo secular hebraico Shoah, que significa "destruição" ou "catástrofe".

Há 76 anos, o Exército Vermelho libertava Auschwitz, na Polônia, o maior e mais terrível campo de concentração nazista onde milhares de judeus foram exterminados. Todos os anos, no dia 27 de janeiro, celebra-se o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.

O Holocausto refere-se especificamente à perseguição sistemática, patrocinada pelo Estado nazista, e ao assassinato de 6 milhões de judeus entre 1933 e 1945. Contudo, houve milhões de outras vítimas de perseguição nazista que também foram assassinadas durante esse mesmo período.

Além de nos lembrarmos do sacrifício expiatório de Jesus Cristo, devemos oferecer nosso próprio sacrifício: um coração quebrantado e um espírito contrito. O Salvador disse: “(…) vós não me oferecereis mais derramamento de sangue; sim, vossos sacrifícios e holocaustos cessarão.

Abel era pastor enquanto Caim era lavrador. Então, quando Deus pediu que eles Lhe oferecessem sacrifício, o primeiro deu o primogênito de seu rebanho e suas porções de gordura enquanto o segundo ofereceu frutas (versos 3 e 4).

Segundo a nota da Bíblia Edição Pastoral, “o centro do sacrifício pelo pecado é o sangue, que é a sede da vida e tem força para perdoar o pecado (Cf Lv 17.11)”. A imolação é um talho que se faz no pescoço da vítima para retirar-lhe todo o sangue.

O sacerdote, pela manhã, tiraria as cinzas e colocaria mais lenha – o fogo no altar não deveria apagar-se jamais. Na liturgia do altar o fogo era um elemento indispensável e altar sem fogo era altar em ruínas. O fogo no altar era sinal da presença do próprio Deus. Até que a beleza de Cristo se veja em mim!

Como servir a Deus verdadeiramente? Entenda o que é preciso fazer!

  1. Conheça mais sobre o Senhor. ...
  2. Obedeça aos seus mandamentos. ...
  3. Exerça o amor ao próximo. ...
  4. Fale de Jesus para outras pessoas. ...
  5. Tenha alegria em servir à Deus. ...
  6. Glorifique a Deus com suas ações.