O que significa a palavra rio Quebar?

Perguntado por: lfelix . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 20 votos

1. Rio quebar. O rio Quebar foi um antigo canal de irrigação da antiga Mesopotâmia, situado a uma pequena distância do Eufrates. Teria sido o lugar onde viveu o profeta Ezequiel correspondendo a um assentamento de exilados judeus conhecido como Tel-Abibe, na antiga região de Nipur, situada à sudeste da Babilônia.

TEL-ABIBE: Lugar na Babilônia onde moravam os judeus levados para o CATIVEIRO (EZ 3:15).

Todavia, a maioria dos geógrafos bíblicos liga o rio Quebar com o Shatt en-Nil, que tem sido identificado com o naru Kabaru (ou “Grande Canal”) mencionado em tabuinhas cuneiformes de contrato encontradas na cidade de Nipur, cerca de 85 km ao SE de Babilônia.

Então fui a Tel-Abibe, na beira do rio Quebar, onde estavam vivendo os judeus que haviam sido levados como prisioneiros.

Por aproximadamente seiscentos anos, Israel foi um povo basicamente livre, capaz de adorar o Deus de seus pais Abraão, Isaque e Jacó. Mas eles abandonaram seu Deus e foram levados cativos, sendo dispersos entre aqueles que não adoravam o verdadeiro Deus vivo.

Estudo das Escrituras
Ezequiel 33:1–9 explica o papel e a importância de um atalaia. O Senhor chama profetas, outros líderes da Igreja e do sacerdócio, e os pais para que sejam atalaias para Seu povo.

Ezequiel 47 relata a visão de Ezequiel de como fluirá água de sob o templo de Jerusalém em direção ao leste, aumentando cada vez mais até tornar-se um rio. O rio fluirá para o Mar Morto que “viverá” novamente com peixes e vegetação.

Em Ezequiel 18, o Senhor Deus decide acabar com a injustiça propagada em Israel. Muitos acreditavam que era possível herdar justiça ou injustiça dos pais. Mas não é assim que funciona. Neste capítulo fica muito claro qual o critério utilizado por Deus para nos julgar.

Observação: na época de Moisés, quando foi instituído, o ano começava no mês de Abib/Nisan, que corresponde mais ou menos aos nossos meses de março/abril.

Ezequiel foi um sacerdote que estava entre os judeus cativos levados para a Babilônia pelo rei Nabucodonosor em aproximadamente 597 a.C. (ver Ezequiel 1:3).

Além disso, Jeremias profetizou que Judá serviria a Babilônia por setenta anos, quando então outro reino conquistaria a Babilônia.

Ciro I

O chamado Cativeiro da Babilônia durou quase meio século e só chegou ao fim quando o rei persa Ciro I libertou os judeus. A partir daí, realizaram uma nova peregrinação com direção à cidade de Jerusalém.

Ezequiel 1:3 NTLH
Ali na Babilônia, na beira do rio Quebar, eu ouvi o SENHOR falar comigo e senti o seu poder.

De acordo com o Bible Study Tools, o comentário da Bíblia de Matthew Henry sugere que os querubins têm rodas porque simbolizam a “providência divina de Deus”: Sua aparência e trabalho eram como uma roda no meio de uma roda.

O âmbar é uma resina petrificada que vem dos pinheiros. A sua cor é normalmente amarelo-escuro a vermelho-escuro. A pedra era usada como decoração no peitoral do sumo sacerdote. Gravado em cada pedra estava o nome das doze tribos de Israel.

Porém, o rei de Judá, Joaquim, aliou-se ao Egito e revoltou-se contra o domínio babilónico. Nabucodonosor II apoderou-se, novamente em 597, de Jerusalém e deu início à segunda e mais importante deportação de judeus, colocando um homem da sua confiança, Sedecias, no trono de Judá.