O que significa a palavra repudiar na Bíblia?

Perguntado por: arosa2 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

Desamparar alguém; deixar em abandono; rejeitar, repelir: repudia seu filho e deixa-o aos cuidados de outros.

Significado de Repudiado
adjetivo Aquilo ou o que se repudiou; que foi alvo de repúdio; rejeitado, abandonado: o conteúdo foi claramente repudiado pelo jornal. Etimologia (origem da palavra repudiado).

25 sinônimos de repudiar para 3 sentidos da palavra repudiar: Demonstrar rejeição: 1 desprezar, enjeitar, abdicar, condenar, declinar, desaceitar, negar, preterir, recusar, refusar, rejeitar, renegar, renuir, renunciar, repelir.

O livro do Deuteronômio parece permitir o divórcio: "Se um homem, tendo escolhido uma mulher, casar-se com ela e vier aborrecer-se dela por descobrir nela qualquer coisa inconveniente, escreverá uma carta de divórcio, lha entregará na mão e a despedirá de sua casa" (Dt 24,1).

verbo transitivo direto [Antigo] Renegar a esposa ou rejeitá-la legalmente. Separar-se através de um divórcio; divorciar-se.

Vieram a ele alguns fariseus e o experimentavam, perguntando: É lícito ao marido repudiar a sua mulher por qualquer motivo? e que disse: Por esta causa deixará o homem pai e mãe e se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne? De modo que já não são mais dois, porém uma só carne.

A única ordem que diz respeito ao divórcio está baseada em Deuteronômio 24.1-4, em que a mulher que se divorciou pela segunda vez (ou caso seu segundo marido tenha falecido) não pode retornar para o primeiro marido. Deus concedeu a possibilidade do divórcio para causa da “dureza de coração” das pessoas.

Aos discípulos, Jesus diz o seguinte: «quem se divorciar da sua mulher e casar com outra, comete adultério em relação a ela; e se ela, tendo-se divorciado do marido, casar com outro, comete adultério» (Marcos 10:11-12).

Eu vos digo porém, que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de infidelidade, e casar com outra, comete adultério; [e o que casar com a repudiada também comete adultério.]

Ela vem do Latim REPUDIUM, “ato de rejeitar, recusar, separar”, formado por RE-, intensificativo, mais PUDERE, “envergonhar, sentir vergonha”.

Deus instituiu o casamento e Deus se junta a um casal em casamento. Somente Deus tem o direito de terminar um casamento e termina com o fim da vida terrena do marido ou da esposa. O divórcio é sempre um pecado.

Modelo de Nota de Repúdio
A [nome da empresa ou instituição] vem manifestar o seu repúdio a [declaração ou ação] de [inserir nome do(a) (autor(a) da fala ou atitude repudiada], a respeito da/do [assunto objeto da fala].

Asco ou aversão: 1 asco, aversão, náusea, enjoo, repugnância, repulsão, repulsa, fastio, horror, abominação, animosidade, ojeriza, enojo, engulho, antojo.

Que causa repulsa: 1 repugnante, repelente, nojento, asqueroso, abominável, desagradável, detestável, desprezível, desprezável, odioso, sórdido, sujo, torpe, imundo, nauseabundo, ascoso, nauseante, enjoativo, nauseoso, enjooso, nojoso, anojoso.

Mateus 19:9 “Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de prostituição, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério”.

Reatar o casamento mesmo após o divórcio não é impossível, e exige do casal profunda reflexão. A reconstrução de um casamento, ainda que trabalhosa, é possível de ser realizada, como nos explicou anteriormente a psicóloga Mara Lúcia Veríssimo.

Fornicação, substantivo feminino, significa «ato de fornicar; prática sexual, coito, esp. com prostitutas». Em religião, é «ato sexual que não é entre cônjuges; o pecado da luxúria; pecado da carne» (in Dicionário Eletrônico Houaiss).

Assim como em Gênesis, em Ezequiel 16:32-34 a prostituição aparece como sinônimo de promiscuidade feminina, tal qual é apropriado pelas igrejas evangélicas estudadas 1 1 Estas foram: Igreja Batista Amor e Vida e duas Assembleias de Deus, de diferentes ministérios. .

O casamento eterno não é apenas um contrato legal temporário que pode ser encerrado a qualquer momento por qualquer motivo. Ao contrário, trata-se de um convênio sagrado com Deus que pode ser válido nesta vida e por toda a eternidade.

Morar junto, ou seja, coabitação não é um requisito para se configurar uma união estável. Portanto, existem uniões estáveis entre pessoas que não moram juntas. O inverso, da mesma forma, é verdadeiro, morar juntos, por si só, não representa a existência de uma união estável.