O que significa a palavra Remelando?

Perguntado por: apimenta . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 11 votos

Ato de remelar, juntar remela nos olhos. Meus olhos estão remelando muito por conta da conjuntivite.

Como a remela se forma? Os olhos são lubrificados, protegidos e nutridos pelas lágrimas, que são compostas por gordura, água e muco. Todos esses compostos se misturam quando piscamos e o excesso deles é empurrado para o canto dos olhos, formando a remela: o acúmulo do muco, da camada oleosa e a sujeira acumulada.

A mais interna é formada por muco, que auxilia na umidade e aprisiona partículas de poeira. A segunda camada é líquida, feita de sais e proteínas que mantem os olhos lubrificados. Já a terceira é formada por gorduras liberadas pelas glândulas de Meibomius, localizadas no interior da pálpebra.

Elas são produzidas pelas glândulas dos olhos de forma constante e são compostas por gordura, água e muco. Esses três componentes se misturam quando piscamos e o excesso deles é empurrado para o canto dos olhos. E é assim que se forma a remela.

A remela geralmente não é motivo de alarme, mas se você notar uma diferença na consistência, cor e quantidade da secreção ocular, isso pode indicar uma infecção ou doença ocular. As condições oculares comuns associadas à secreção ocular anormal incluem: Conjuntivite.

Remela ou ramela é a secreção que se forma durante a noite no canto dos olho. É basicamente uma mistura de gordura e sujeira, que é o que sobra da lágrima após a parte líquida evaporar. A lágrima tem o objetivo de lubrificar os nossos olhos e é composta por três camadas: Interna: formada por muco.

Em nossos amigos caninos, a remela tem um aspecto diferente, mais espessa e amarelada, e geralmente também se trata apenas de um processo natural. Basta um algodão molhado para limpar os olhos do cachorro e problema resolvido!

Já em excesso, é um indicativo de irritação ocular, que pode ser tanto uma reação alérgica ao ambiente — a produção de lágrima aumenta para proteger os olhos — quanto um indício de infecção. As principais infecções que causam o excesso de remela são a conjuntivite e a blefarite.

Os cuidados mais comuns, nos quadros de conjuntivite, incluem lavar os olhos várias vezes ao dia com água morna para eliminar a secreção, fazer compressas de água gelada para atenuar a irritação ocular, e usar lágrimas artificiais para manter os olhos bem lubrificados.

Acontece que quando estamos acordados piscamos para distribuir a lágrima por todo globo ocular e, com isso, lubrificar os olhos. A cada minuto piscamos pelo menos quatro vezes, mas, ao dormir, as pálpebras permanecem persistentemente fechadas impedindo a lubrificação.

O muco amarelo, é geralmente causado pelo terçol, um problema ocular que causa o entupimento e a infecção das glândulas palpebrais. Além disso, o terçol causa muita sensibilidade à luz, vermelhidão nas pálpebras e surgimento de algum nódulo no centro do terçol, que acumulará pus.

Os principais sintomas são vermelhidão do olho, secreção ocular espessa, sensação de ardor, coceira e dor no olho afetado. As pálpebras podem ficar inchadas e pegajosas.

Ramela

Ramela ou Remela é o nome popular dado a secreção branca ou amarelada que se acumula no canto dos olhos. De modo geral, essa secreção é o que sobra da lágrima depois da parte líquida evaporar.

Para lavar o olho com muitas secreções, molhe uma gaze com soro fisiológico armazenado previamente em geladeira e passe no sentido do canto do olho para fora. Não se esqueça de usar uma gaze para cada olho, para evitar contaminações. O mesmo processo deve ser realizado após uma cirurgia ocular.

Uma inflamação nos olhos pode acontecer por motivos simples, como alergias a partículas do ar, cremes ou maquiagem, insônia, falta de higiene nas mãos, óculos e lentes de contato (que podem levar bactérias para a região), ou até mesmo por choro excessivo.

A doença mais associada a essa condição é a conjuntivite, que significa que há irritação ou infecção envolvendo as partes brancas do olho externo e a área sob as pálpebras. Tipos de conjuntivite: Conjuntivite bacteriana (geralmente secreção espessa branco-amarelada ou verde).

Remela normal
Seu aspecto é branco e duro, localizada fora do olho. Para limpá-la, basta usar uma gaze seca e passar na região. Caso esteja dura, umedeça a gaze com água morna ou com uma solução fisiológica especial para cães de forma que amoleça a remela. Realize esta tarefa de forma suave e calma.