O que significa a palavra ramote Gileade?

Perguntado por: smoura9 . Última atualização: 30 de abril de 2023
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Na Bíblia, Ramote-Gileade era uma cidade estratégica situada no território de Gade, ao leste do rio Jordão. A cidade também era chamada pela forma abreviada de Ramá. Era uma das cidades levitas naquele lado do rio, e foi escolhida como uma das cidades de refúgio.

Gileade também ficou conhecida como um lugar de refúgio. Como já foi dito, o próprio Jacó partiu para a montanha de Gileade ao fugir de Labão. Nos dias de reinado do rei Saul, alguns israelitas também fugiram para aquelas terras com a finalidade de escapar da opressão dos filisteus (1 Samuel 13:7).

Jefté era um gileadita, ou seja, ele era da região de Gileade. Inclusive seu pai se chamava Gileade. Mas a mãe de Jefté era uma prostituta. Isso fazia de Jefté um filho bastardo.

Gade

Na Bíblia, Ramote-Gileade era uma cidade estratégica situada no território de Gade, ao leste do rio Jordão. A cidade também era chamada pela forma abreviada de Ramá. Era uma das cidades levitas naquele lado do rio, e foi escolhida como uma das cidades de refúgio.

Na época do Velho Testamento, essa especiaria passou a ser conhecida como o “bálsamo de Gileade”. O profeta Jeremias lamentou as calamidades que ele observou entre seu povo e esperava uma cura. Jeremias questionou: “Porventura não há bálsamo em Gileade?

Alguns estudiosos sugerem que o bálsamo de Gileade poderia ter sido produzido de algumas árvores encontradas na Palestina e na região do Egito. Por exemplo: a Balanites Aegyptiaca; a Pistachia Lentiscus; ou até a Commiphora Opobalsamum, uma árvore nativa do sul da Arábia.

A terra de Tobe era um território ao oriente de Gileade, onde Jefté se refugiou quando foi expulso de casa pelos seus meio-irmãos (Jz 11.2), e onde permaneceu à frente de um bando de aventureiros, até que o foram buscar àquele sítio os anciãos de Gileade (Jz 11.5).

Recordai-vos de que eu sou osso vosso e carne vossa, sangue do vosso sangue!”… Tinha ele trinta filhos, que montavam trinta jumentos e possuíam trinta cidades, chamada até nossos dias de Havot Iair, Povoados de Jair e se situam nas terras de Guilad, Gileade. Ele tinha trinta filhos e trinta filhas.

Aqui na Gileade nós prezamos por um relacionamento com Deus. Nossa prioridade como igreja é resgatar os princípios da Igreja Primitiva e ver Deus tocar e sarar gerações através do Bálsamo da Cura.

O primeiro deles foi o filho de Maquir, filho de Manassés. Ele foi o fundador do clã de Gileade, ou seja, o progenitor da família tribal dos gileaditas. A maioria dos gileaditas pertenciam à tribo de Manassés, filho de José, governador do Egito.

Bálsamo: substantivo masculino.
1) Substância aromática exsudada por várias plantas, espontaneamente ou por ferimento, que contém resina, óleos essenciais, ácido benzoico etc., bastante usada em perfumaria e na indústria farmacêutica.

Jefté derrotou os amonitas, mas, durante a batalha, fez um voto precipitado ao Senhor, com base no qual foi obrigado a sacrificar sua filha querida como holocausto. Ao contrário dos deuses pagãos, Deus não deveria ser adorado com sacrifícios humanos (Dt 32.17; Sl 106.37-38).

No voto de Jefté sua filha foi morta
O significado básico da palavra “holocausto” na Bíblia é “oferta queimada”. Em outras palavras, Jefté prometeu apresentar uma oferta queimada sobre o altar ao Senhor. Como sua filha foi a primeira a lhe sair ao encontro, ele teve de matar a própria filha.

Dessa história, podemos extrair importantes lições: Deus não vê como o homem vê! Deus usa quem Ele quer para que Ele seja glorificado! Jefté, aos olhos humanos, talvez fosse uma das últimas pessoas que Deus poderia usar.

No entanto, a aliança proposta por Acabe foi desaprovada pelo profeta Micaías, que alertou os reis sobre o plano fadado ao fracasso e profetizou a derrota de Israel na batalha. Josafá pediu que Acabe consultasse os profetas de Deus, mas Acabe havia reunido apenas profetas falsos que lhe disseram o que ele queria ouvir.

O exército israelita se posiciona em clima de apreensão. Acabe surge vestido como um soldado comum, para surpresa de todos. Josafá recrimina-o pelo disfarce, uma estratégia para matar Ben-Hadade. David se oferece para lutar com o pelotão.

Portanto, em outras palavras, porque o homem e a mulher eram originalmente um e, portanto, essencialmente pertencem um ao outro, – deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e se achegará à sua mulher, e serão uma só carne: o apego entre eles se torna maior e a união mais próxima, mesmo do que entre pais e filhos.

Juízes 11:29: “Então o Espírito do Senhor se apossou de Jefté. Este atravessou Gileade e Manassés, passou por Mispá de Gileade, e daí avançou contra os amonitas.

Oseias 6:1-3 ARA
Vinde, e tornemos para o SENHOR, porque ele nos despedaçou e nos sarará; fez a ferida e a ligará. Depois de dois dias, nos revigorará; ao terceiro dia, nos levantará, e viveremos diante dele.