O que significa a palavra pudesse?

Perguntado por: aramos . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Pudesse é a forma conjugada do verbo poder na 1ª ou 3ª pessoa do singular do pretérito imperfeito do subjuntivo. Exemplos: - Se eu pudesse, iria viajar pelo mundo! - Que bom seria se ele pudesse ser sempre criança!

Pudesse é a forma conjugada do verbo poder na 1. ª ou 3. ª pessoa do singular do pretérito imperfeito do subjuntivo.

Como se escreve: pudesse ou podesse? Vamos direto ao ponto: pudesse! Isso porque o verbo poder é irregular.

Pudeste segunda pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo do verbo poder. Como pudeste fazer isso?

Resposta verificada por especialistas. O verbo infinitivo de "pudesse" é "poder".

As três construções são corretas. Em locuções verbais, o pronome átono se pode estar ligado ao verbo principal ou ao verbo auxiliar.

Podia vem do verbo poder. O mesmo que: conseguia, lograva, suportava, aguentava, tolerava, expunha.

substantivo Ação de poder, de conseguir, de ter capacidade ou oportunidade para realizar alguma coisa; conseguido: queria ter podido estudar mais; é triste que eles não tenham podido acabar com a guerra.

Ter a possibilidade de fazer algo, ter poder para realizar algo. Uma dor assim, se tivesse podido prevê-la saberia suportá-la.

A forma correta de escrita é pudessem de acordo com a Língua Portuguesa. Ou seja, é escrito com a vogal “u”. Pudessem é a terceira pessoa do plural do pretérito imperfeito do subjuntivo do verbo poder.

A forma "poderia" faz parte do futuro do pretérito do indicativo e exprime dúvida, probabilidade, suposição sobre fatos passados. Por exemplo: Se ele tivesse estudado mais, poderia ter passado no concurso.

Por favor é uma expressão de cortesia usada quando se quer pedir algo a alguém. Não se deve usá-la sem a preposição por. O verbo que vier imediatamente à sua frente deverá estar no modo imperativo, usado para ordem, pedido, conselho ou apelo.

Pode significar “ter a possibilidade de”, “ter permissão para”, “estar sujeito a”, “ter capacidade para” e “suportar, tolerar”.

É um verbo extremamente irregular, que apresenta alterações nos radicais e nas terminações quando conjugado. Em alguns tempos verbais, o radical pod- transforma-se em pud-: eu pude, eles puderam, quando eu puder,...

Usamos o pretérito mais-que-perfeito composto do indicativo para indicar um fato que aconteceu antes de outra ação passada. Além disso, ele pode indicar um acontecimento situado de forma incerta no passado. Quando a polícia chegou, a confusão já tinha passado.

O pretérito imperfeito é aquele que se refere a uma ação anterior ao momento da fala e que, no tempo passado a que pertence, não foi finalizada, podendo ter sido, por exemplo, interrompida por outro acontecimento. Exemplo: “Ele estava tomando banho quando sua mãe chegou do supermercado.”