O que significa a palavra Perséfone?

Perguntado por: mduarte . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.6 / 5 13 votos

Perséfone foi uma divindade da mitologia grega, sendo conhecida como a deusa da agricultura e da vegetação. Compartilhava esses atributos com sua mãe, Deméter, sendo cultuadas juntas nos Mistérios de Elêusis. Foi raptada por Hades, quando ele a viu colhendo flores, e levada para o submundo.

Hades raptou Perséfone ao apaixonar-se por ela. Um dos episódios mais conhecidos da trajetória de Hades foi o sequestro de Perséfone, deusa da agricultura e da vegetação. Nesse mito, Hades teria ido ao mundo dos mortais para verificar a guerra que era travada entre os deuses olímpicos e os gigantes.

FILHOS DE PERSÉFONE
Personalidade: Os poderes que possuem fogem ao controle com frequência e, assim como seu humor, tendem a se comportar de maneiras diferentes de acordo com o clima ou a estação do ano.

A ela também eram associadas as serpentes. Estátua de Dominikus Auliczek, no Palácio Nymphenburg, Alemanha. Em seu mito podemos ver várias imagens arquetípicas importantes. Um deles é a imagem do rapto que representa um ritual de iniciação pertencente a ritos da vegetação.

Hades e Perséfone tiveram três filhos: Melinoe, deusa dos fantasmas, pesadelos e da loucura; Zagreu, deus da religião órfica; e Macária, considerada a deusa da morte abençoada. No entanto, a deusa foi traída por Hades por duas vezes.

Representação de Perséfone
Assim, sua representação mais comum é de uma mulher jovem, usando um vestido e, muitas vezes, ela aparece segurando uma romã, o fruto proibido que ela comeu no submundo.

Personalidade. Perséfone é retrada como gentil e carinhosa e que gosta de ficar com seus amigos da floresta mas que também pode ser ingênua sentimental mas mostra ser verdadeira ao concordar com Plutão de ir a terra uma vez trazer a primavera e ficar o resto do ano no submundo.

Para enfrentar a Persephone, tem que praticar esquiva e o parry com o escudo, pois eles são essenciais na primeira parte da luta. Na metade da vida dela, há uma pequena cutscene e um checkpoint, começando então a segunda parte da luta (que é muito mais fácil). Se mantenha longe no começo.

Apesar de Perséfone ter tido Adônis como amante isso de forma alguma influenciou em sua relação com Hades, pois os dois amavam-se e tinha uma bela, calma e amorosa relação. Outro amante de Perséfone foi Dionísio, o qual sempre frequentava a Casa dos Mortos.

No Olimpo, Perséfone mora com Artémis e, quando vão juntas para uma festa, conhece Hades. Por conta de um mal entendido com Afrodite, Perséfone acaba sendo levada para o submundo. O encontro de Perséfone com Hades os leva a desenvolver um relacionamento curioso com um inesperado laço de amizade nascendo entre ambos.

Os filhos de Hades são: Zagreu: deus da religião órfica; Macária: deusa da morte abençoada; Melinoe: deusa dos fantasmas, pesadelos e da loucura.

Em "Amor à Vida", Perséfone (Fabiana Karla) tem sua primeira noite de amor como manda o figurino. Ela se casa com o fisioterapeuta Daniel (Rodrigo Andrade) com direito a véu, grinalda, casamento no religioso e festa.

Afrodite

Na mitologia grega, Afrodite é a deusa do amor, da beleza e da sexualidade. Ela foi considerada a personificação do ideal de beleza dos gregos na Antiguidade. E, na Idade Moderna serviu de inspiração para diversos artistas do Renascimento.

Prosérpina

Perséfone também era conhecida pelos gregos como Koré, e os romanos se referiam a ela como Prosérpina. Os historiadores afirmam que o nome Perséfone foi atribuído a ela por povos que habitavam a região da Grécia antes da formação do povo grego.

Hades e Perséfone tiveram três filhos: Melinoe, deusa dos fantasmas, pesadelos e da loucura; Zagreu, deus da religião órfica; e Macária, considerada a deusa da morte abençoada.

Depois que abandonou o seu reino, Hades foi flechado por um dardo lançado por Eros, filho de Afrodite e conhecido como deus do amor. Pouco depois de ser alvo do dardo de Eros, Hades avistou Perséfone e se apaixonou por ela.

Ela possui em seu símbolo central os cachos da romã, que por muitos séculos, foi também o símbolo do mito da Deusa Perséfone. Neste estudo vamos abordar a simbologia da carta “Três de Copas” a partir do mito grego da deusa Perséfone.

Hacquard registra que Hades permaneceu fiel à esposa Perséfone, salvo em duas ocasiões: a primeira quando teria se deixado enamorar pela ninfa do Cócito, Minta; perseguida pela rainha Core, foi transformada pelo deus em menta. A segunda teria sido o amor por uma oceânida.

Perséfone é filha de Zeus, o Senhor do Olimpo, e de Deméter, deusa da colheita, soberana da natureza e protetora das criaturas jovens e indefesas. Perséfone é filha única de Deméter, por quem a mãe nutria um grande amor. Criada no Olimpo, ela era meia-irmã de Ártemis e de Atenas, filhas de Zeus.