O que significa a palavra peregrino na Bíblia?

Perguntado por: lguterres . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.3 / 5 17 votos

O que significa ser um peregrino A Bíblia possui duas palavras que trazem este conceito: “paroikos”, traduzida como estrangeiro, e “parepidemos”, como peregrinos. O sentido básico das palavras é o mesmo: “ser um residente temporário de algum lugar”.

Ir em romaria a um lugar santos ou de devoção.

O peregrino é aquele ser humano que conhece o seu ponto de partida e qual caminho precisa percorrer para chegar ao seu destino ou à meta traçada por ele. O peregrino tem uma rota definida, um percurso determinado, um itinerário, um norte que deve ser seguido para alcançar o objetivo almejado.

a qual deu à luz um filho, a quem ele chamou Gérson, porque disse: Sou peregrino em terra estranha.

A Bíblia do Peregrino reúne duas características fundamentais numa edição voltada ao uso pastoral e catequético. Ela combina magistralmente a tradução idiomática — voltada ao leitor moderno — com amplo suporte científico, condensado em introduções e notas que ocupam quase dois terços do volume.

Passos diários / maio de 2020
Fazeres-te peregrino pelo coração é procurares viver interiormente o que a experiência da peregrinação suscita e realiza.

[Gramática] Grafia antiga e atualmente incorreta; forma atual e correta: peregrino.

Em conclusão, “O Peregrino” é um livro altamente recomendado para aqueles que buscam aprofundar sua compreensão da religião cristã e sua busca pela verdade. Com uma narrativa rica em simbolismos e passagens bíblicas, a obra de John Bunyan ensina lições valiosas sobre a vida, a fé e a humildade.

Luis Alonso Schokel

Livro: Bíblia do Peregrino - Luis Alonso Schokel | Estante Virtual.

Cabe destacar que ambas as terminologias - peregrinação e romaria - possuem o mesmo sentido, referindo-se ao ato de peregrinar pela fé em busca dos lugares sagrados (Adam, 2018. Entre peregrinação, turismo e liminaridade: a busca por lugares.

2 forasteiro. 3 excepcional, extraordinário, raro. 4 estrangeiro, estranho, peregrinador, peregrinante. 5 Não encontrou o sinônimo que procurava?

2 Em 2,11, há um alargamento do primeiro membro e esses destinatários são chamados de “peregrinos” e “forasteiros”. Nos dois casos, “forasteiros” é tradução do grego parepidemoi, ou seja, estrangeiros que não tinham sequer o direito de permanência no país.

“Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal. Não são do mundo, como eu do mundo não sou. Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade” (João 17:15–17). Se vivemos a religião que o Senhor revelou e que nós recebemos, não pertencemos ao mundo.

A peregrinação consiste numa viagem, motivada pela devoção, a um lugar sagrado. A devoção religiosa do peregrino parece continuar a ser o que permite distinguir a peregrinação de outro tipo de viagens, como, na atualidade, o assim chamado “turismo religioso” (Tomasi, 2002 e Tidball, 2004).

Luís Alonso Schökel

2002: Bíblia do Peregrino, tradução de Luís Alonso Schökel, publicada pela Ed. Paulus.

Continuar lendo O que ser um peregrino?