O que significa a palavra percentil?

Perguntado por: ibeiramar . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.2 / 5 4 votos

Um percentil é uma medida estatística e representa cada uma das partes de 100 partes iguais de um conjunto. Os percentis, permitem a comparação do crescimento de uma criança com a média, e comparar também o seu próprio crescimento. Permite também ver se há equilíbrio entre as várias medidas da criança.

O percentil de peso fetal é, basicamente, uma medida estatística que permite a comparação do crescimento do bebê (através de um gráfico ou tabela) com a média de diferentes populações e com seu próprio crescimento.

Percentis: dividem os dados em centésimas partes (cada parte tem 1% dos dados). São indicados por P1, P2, ..., P99. Um conjunto de dados pode ser dividido em 3 quartis, 9 decis e 99 percentis. Veja o exemplo a seguir para os quartis.

Se seu filho está no 70º percentil (em 100) de comprimento para idade, isso significa duas coisas: 70% dos bebês da mesma idade e sexo são mais baixos que o seu bebê.

Calma, isso pode não ser um problema. Se durante os nove meses de gravidez o bebé se afasta da média, se o crescimento ou o peso fetal é baixo, os progenitores ficam “muito angustiados”.

“Bebês abaixo do percentil 10 são ditos pequenos para a idade gestacional (PIG, na sigla médica), enquanto os maiores de 90, grandes”, afirma Piassi. Quando a criança está abaixo da curva, o obstetra deve investigar os motivos, com a ajuda de exames complementares.

Então em cada exame de ultrassom que você faz, depois de 14 semanas, o médico irá fazer a medida do comprimento do fêmur. Aliás se você quiser saber se o fêmur está com tamanho adequado você pode consultar a tabela do tamanho do fêmur.

O percentil fetal é uma medida utilizada na ultrassonografia obstétrica para avaliar o crescimento fetal durante a gestação. Ele indica a posição do peso fetal em relação aos fetos de mesma idade gestacional.

Mas estamos a falar de um valor matemático e não de um diagnóstico clínico, ou seja, um percentil muito baixo ou muito elevado não é sinónimo de patologia. A esmagadora maioria dos bebés que estão abaixo do percentil 10, por exemplo, são perfeitamente normais. Existe uma tendência para sobrevalorizar estes valores.

Cair um número no percentil é BEM NORMAL, principalmente naquela fase após o primeiro aniversário, quando o apetite diminui. Pode acontecer também em períodos de doença. Como por exemplo o bebê que apresentou dias de diarreias e baixa ingesta alimentar, mas que após esse período, haverá recuperação.

Estar acima do percentil 90 para a idade gestacional significa que 90% da população normal tem peso menor do que o do feto em questão; ou seja, não é comum termos um feto com tanto peso.

O 95 percentil é um método de cobrança de determinados serviços, como internet, redes e telecomunicações. Ele tem esse nome porque o cliente contrata um determinado pacote com a empresa e, se ele exceder o contratado em até 5% no mês, não se cobra nada a mais dele por isso.

O recém-nascido cujo peso de nascimento é superior ao de 90% dos recém-nascidos com a mesma idade gestacional (acima do 90º percentil) é considerado grande para a idade gestacional. É possível que o recém-nascido seja grande porque os pais são grandes ou porque a mãe tem diabetes ou obesidade.

Para calcular um percentil quando os dados possuem uma distribuição normal: – Converta o valor original para o seu escore-z; – Use a tabela anterior e encontre o percentil correspondente. a que estamos lidando; – Multiplique o escore padrão pelo desvio padrão; – Some a esse valor a média.

O grau da placenta pode determinar o quanto de alimentos e oxigenação seu bebê está recebendo. Então digamos que quando está no grau 1, ela pode nutrir e oxigenar muito bem o bebê sem nenhum risco. A placenta grau 2 é a que pode permanecer por mais tempo em uma gestação.

Situar-se abaixo do percentil 3 significa que apenas 3% das crianças saudáveis tem essa altura, aumentando, portanto, a probabilidade de se tratar de uma situação patológica. No entanto, mesmo nestas situações a maioria são variantes do normal.

Sendo assim, o peso fetal é caracterizado a partir da medida do fêmur, da cabeça e do abdome do bebê e o valor encontrado está em uma escala de 0 a 100. Por exemplo, se o bebê estiver em um percentil 30, significa que 70% dos bebês da mesma idade gestacional são maiores que ele e 30% são menores.

Outro método para verificar o crescimento fetal é a ultrassonografia. Com o intuito de teimar o peso fetal, o ultrassom pode ser usado para medir a cabeça, o abdome e o fêmur do bebê. Com estas medidas o médico pode estimar o peso do bebê e comparar o valor encontrado com curvas de referência.

Desenvolvimento do corpinho
O peso do bebê esta semana é de cerca de 2,9 kg.

Além de tudo é muito importante lavar muito bem as frutas e verduras antes de serem ingeridas. Portanto, dê preferência para as carnes magras, aveias, castanhas, frutas, legumes, leite desnatado e feijão! Procure manter uma alimentação o mais livre de gorduras e açúcares possível.