O que significa a palavra paro urutau?

Perguntado por: eapolinario . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.1 / 5 13 votos

substantivo masculino Ave de rapina, de hábitos noturnos, de cauda longa e cor predominantemente pardo-amarelada. (O grito dessa ave, entre fúnebre e melancólico, é para alguns poético, mas para outros agourento.).

Significado de Paro
substantivo masculino Pop Ato de parar. Quietação, sossego. Etimologia (origem da palavra paro). Der regressiva de parar.

Insetívora e de hábito noturno, a Urutau é chamada por muitos de mãe da lua, pelo seu canto comprido e que se assemelha ao choro de criança. O nome urutau é tupi e significa “ave fantasma”, que possui uma das vocalizações mais impressionantes da fauna brasileira.

Segundo os sertanejos, o urutau aparece na hora em que a lua nasce e seu canto triste se assemelha a “foi, foi, foi...”. Uma lenda diz que o pássaro seria uma mulher que perdera seu amor. Por isto, ele teria o nome de pássaro-fantasma. Outros dizem que o canto da ave é um presságio ou aviso de morte de algum familiar.

Reza a lenda que um bebê foi abandonado por sua mãe na floresta para evitar que morresse por uma peste que já havia dizimado seu povo. Ele então se transformou em uma ave, que todas as noites lamentava por sua mãe.

Além do Brasil, o urutau é encontrado desde a Costa Rica à Bolívia, e também na Argentina e no Uruguai. Engana-se quem pensa que só existe uma variedade da espécie. No Brasil ocorrem cinco, todas pertencentes ao gênero Nyctibiu, grupo restrito às regiões mais quentes do continente americano.

Você sabia que existem cinco espécies diferentes de urutau? Conhecidas como aves-fantasma, os urutaus têm características curiosas e comportamentos misteriosos!

Facilmente confundida com um galho, devido à coloração da plumagem, o urutau pode ser encontrado em florestas, campos e cerrados por todo o Brasil.

Significado de Farto
adjetivo Que satisfez, que saciou a fome; saciado, satisfeito. Nutrido, nédio. Enfastiado, cheio: estar farto de ouvir reclamações.

Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa
coloq Elemento da expressão de araque , que significa pessoa ou coisa falsa, insignificante, de mentira, sem valor: Administrador de araque.

Normalmente coloca um único ovo diretamente na forquilha de algum galho ou tronco. Incubando-o por cerca de 33 dias. Quando o filhote nasce, permanece no ninho em torno de 7 dias, e imediatamente aprendi que precisa ficar imóvel para não ser descoberto.

Dessa maneira, ao desejar criar um urutau é essencial ter autorização para criar e, quem sabe, até comercializar esta ave. Ao criar esta espécie em cativeiro é preciso promover um espaço saudável, limpo e higienizado diariamente.

Segundo o ditado popular, no instante em que a coruja emite o seu grito, é sinal de que alguém vai morrer. Especialista em aves de rapina explica que a presença da coruja é benéfica para o equilíbrio de roedores.

Você provavelmente já deve ter ouvido falar em aves de mau agouro, animais que trazem más notícias, como o presságio morte, por exemplo. A lenda da rasga mortalha (nome científico Tyto Furcata) é a personificação dessas aves. "Coruja da morte" e "suindara" são outros nomes populares para a coruja.

Comum na Amazônia e na região nordeste do Brasil, o urutau-de-asa-branca (Nyctibius leucopterus) se alimenta de insetos noturnos, besouros, mariposas e percevejos. Com cerca de 38 centímetros de comprimento, apresenta uma mancha alva na base das asas, vista durante o voo.

Ao contrário de muitas aves, o urutau não constrói ninho. Sua reprodução se dá numa cavidade natural na ponta de um tronco ou galho quebrado de uma árvore a poucos metros do solo.

Entre elas, o urutau, também chamado de mãe da Lua ou ave fantasma. Além do olho mágico, a espécie chama atenção por botar apenas um ovo, que é chocado sempre na ponta de um único tronco quebrado. Na crença popular, a ave é vista como sinal de mau agouro, devido ao canto e associada à aparição do Curupira.

Encontrar um urutau é um sinal de sorte, especialmente agora que pesquisadores descobriram que essa é uma ave migratória.