O que significa a palavra Oxalá na Bíblia?

Perguntado por: ipimenta . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

É sinônimo de "tomara" ou "queira Deus". A palavra tem origem na expressão árabe in shaa Allaah, cujo significado é “se Deus quiser”.

Oxalá é o Orixá presente nos momentos em que a calma e a paz foram estabelecidas. É ele quem rege a paz no ambiente, o silêncio e a tranquilidade. Dessa forma, proporciona a harmonia entre os homens levando a compreensão e o sossego. Essa virtude não se dá apenas entre homens, mas também com as forças da natureza.

De acordo com o secretário de Diversidades e Comunidades Tradicionais, Pai Santiago Buavas, pode-se celebrar Oxalá no Natal, pois é o Orixá que proporciona vida e harmonia. Segundo ele, sabe-se que Oxalá não é Jesus Cristo, porém o sincretismo foi necessário em uma época de repressão, ódio e intolerância ao batuque.

Oxalá (em iorubá: Òrìsànlá), também chamado Obatalá (em iorubá: Obàtálá), é o criador da humanidade, na mitologia iorubá e religiões Candomblé e Umbanda. Foi o primeiro Orixá criado por Olodumarê, sendo o próprio Oxalufã, Grande Orixá Rei de Vestes Brancas, raiz de todos os outros Orixás.

Oxalá é o Pai Maior, o mais respeitado de todos os Orixás. Representa, no sincretismo religioso, a figura de Jesus Cristo, ou o filho perfeito do Criador. Na Mitologia Iorubá, Oxalá possui muitos nomes: Oxalufã (Oxalá mais velho), Oxaguiã (Oxalá mais novo), Obatalá ou Orixanlá.

Pombo - pelo seu poder de conciliação tem a proteção do jovem Oxalá, Oxaguian.

É o responsável pela saúde física e mental, por isso é invocado nos momentos de enfermidade. Na angústia ou impaciência, é a Oxalá que devemos recorrer, pois como ele tem poder sobre a cabeça ele certamente nos atenderá.

as incorporações somente ocorrem na vibração dos Orixás Básicos e OXALÁ não é Orixá Básico. Portanto, não há incorporação na vibração de OXALÁ.

Oxalá - Aquário (21/1 a 19/2)
Tem vontade de alcançar sua liberdade financeira e profissional e batalha para isso. Conta com grande criatividade e demonstra interesse por pesquisas científicas e tecnológicas.

Oxalá é o pai de todas as coisas geradas na terra. Ele protege os nascidos entre 21/01 e 19/02. Esse Orixá é aquele que ama independente de qualquer coisa ou julgamentos, fazendo com que seus regidos sejam pessoas pacatas, sempre dispostas a tomar partido pela paz.

Olorum

Os umbandistas acreditam na existência de um deus soberano chamado Olorum (equivalente a Olódùmarè). Eles também creem na imortalidade da alma, na reencarnação e no carma, além de reverenciar entidades, que seriam espíritos mais experientes que guiam as pessoas.

Oxalá foi o primeiro Orixá a ser criado e a ele foi dada a missão de criar o universo, todos os seres e coisas que existiriam no mundo! Pai dos homens, criador da humanidade, Oxalá é o pai de todos. Muito sábio e benevolente com os filhos, ele os leva pelos caminhos da vitória.

Axé pra quem é do axé, amém para quem é do amém!!

Segundo a mitologia iorubá, Olodumaré, também conhecido como Olorum, é o deus supremo e inacessível.

Exu Lálú é o justo mensageiro de Bàbá Òsàfuru (Oxalá, que além de usar um cajado especial, tem o poder do sono físico). Lálú também tem ligação com Ògún, Odé e Sàngó.

Oxalá é Orixá maior da Umbanda, Ele é a própria Umbanda em sua magnitude, sua cor é o branco, representando a paz, o amor, a bondade, a limpeza, a pureza espiritual, enfim, tudo aquilo que possa indicar positividade. Os domínios de Oxalá são todas as pessoas e todos os lugares.

Sua saudação é èpao, èpa bàbá! Oxalá é considerado e cultuado como o maior e mais respeitado de todos os orixás do panteão africano.

Sua comida é franga de leite, ovelha, milho branco, manjar, arroz com mel. Suas frutas são maçã branca, uva, pêra, melão. Seu dia é o sábado. Sua cor é o azul claro.

Rege a harmonia da família. Para ter sua proteção, use aos sábados roupas ou peças brancas, azuis e verde-claras e ofereça-lhe arroz com peixe. Seus números para sorte: 3, 4 e 9.

Oxaguiã é representado pelo número 8. A divindade se apresenta como um jovem guerreiro, que usa espada e escudo. Já Oxalufã, a versão mais velha, é simbolizado pelo número 10.

Oração a Oxalá: Grande Orixá, neste dia te peço força e sabedoria. Faça-me olhar o mundo com olhos de amor; ser paciente, compreensivo e prudente. Senhor da pureza cerra meus ouvidos para a calúnia e guarda minha língua da maldade.