O que significa a palavra obediência na Bíblia?

Perguntado por: aornelas4 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

A obediência é a forma que temos para glorificar a Deus, Ele sendo glorificado derrama sobre nós bênçãos sem medidas, mas como nossa escolha tem sido nos afastar do criador e enveredarmos pelo prazer do pecado não conhecemos sua graça.

Como servir à Deus verdadeiramente? Entenda o que é preciso fazer!

  1. Conheça mais sobre o Senhor. ...
  2. Obedeça aos seus mandamentos. ...
  3. Exerça o amor ao próximo. ...
  4. Fale de Jesus para outras pessoas. ...
  5. Tenha alegria em servir à Deus. ...
  6. Glorifique a Deus com suas ações.

A Bíblia diz em Mateus 5:19: “Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.” A obediência é um dos resultados de amar a Deus.

Seu objetivo é fazer-nos acreditar que devemos seguir nossos próprios caminhos mundanos e ambições egoístas. Isso ele faz persuadindo-nos a crer que seguir os profetas e obedecer aos mandamentos “cegamente” não é pensar por si mesmo.

Compartilhe: Segundo o dicionário Aurélio da língua portuguesa, obediência significa: submeter-se à vontade de, cumprir ordem de, estar sujeito, submissão, sujeição. O verbo hebraico traduzido como “obedecer” é o verbo SHÈMA que literalmente quer dizer dar ouvidos à: “Ouça, Israel!

Jesus Cristo Obedeceu ao Pai
Ele disse: “Eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou” (João 6:38). Sua vida inteira foi devotada à obediência ao Pai, embora isso nem sempre tenha sido fácil. Ele foi tentado de todas as formas como os outros mortais (ver Hebreus 4:15).

A obediência é a forma que temos para glorificar a Deus, Ele sendo glorificado derrama sobre nós bênçãos sem medidas, mas como nossa escolha tem sido nos afastar do criador e enveredarmos pelo prazer do pecado não conhecemos sua graça.

"Obediência boa é aquela que a criança obedece e sabe o porquê". Para que isso aconteça, é necessário que os pais sejam muito convictos de seus valores, demonstrem certeza, força e segurança naquilo que acreditam. Além disso, devem fazer isso sempre de forma respeitosa, nunca enfurecida e nem frágil.

A história da desobediência de Sansão diante das ordens divinas que lhe custou a vida.

"Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos. Assim que me ouvem, me obedecem; são estrangeiros que se submetem a mim. "Por que vocês me chamam 'Senhor, Senhor' e não fazem o que eu digo?

Exemplos bíblicos de obediência
Sua descendência conquistará as cidades dos que lhe forem inimigos e, por meio dela, todos povos da terra serão abençoados, porque você me obedeceu” (Gênesis 22:17-18).

22 E sede acumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. 23 Porque, se alguém é aouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural; 24 Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era.

Quem dera que eles tivessem tal coração que me temessem, e guardassem todos os meus mandamentos todos os dias, para que bem lhes fosse a eles e a seus filhos para sempre.

Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.

Esse vocábulo ocorre cerca de 15 vezes no NT.: Rom 1:5; 5:19; 6:16; 15:18; 16:19; 16:26; 2Co 7:15; 10:5; 10:6; Flm 1:21; Heb 5:8; 1Pe 1:2; 1:14; 1:22.

Acreditar de CREDERE do latim é reconhecer, admitir, ou seja, dar crédito e ter credo. Acreditar possui parte dos genes da fé, mas não é a fé, e está mais para “um agente depositador de fé''. Ao acreditar lançamos parte do nosso íntimo a algo que damos importância, já a fé lança tudo.

O conceito de obediência, vem da mesma raiz de submissão. O processo da obediência pode seguir dois caminhos: Obedecer ou desobedecer. A Obediência está diretamente relacionada a quem está em um nível mais baixo que outro.

33 do referido diploma internacional, “Toda pessoa tem o dever de obedecer à Lei e aos demais mandamentos legítimos das autoridades do país onde se encontrar”.

Ser fiel é uma questão de decisão naquilo que se acredita. Ninguém é obrigado a ser obediente. Ser obediente é uma questão de decisão naquilo que se acredita.