O que significa a palavra nuvem na Bíblia?

Perguntado por: omatias5 . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 12 votos

O sinal da presença de Deus como juiz é a glória acompanhada pela nuvem, expressão simbólica da vinda de Deus envolto em seu mistério (cf. Nm 10,11-12)1. Das cem vezes que “anan”', (“nuvem”) se encontra no Antigo Testamento, cerca de setenta vezes apa- rece ligada às aparições e intervenções do Senhor com sua glória2.

Conjunto de pequenas partículas de água suspensas na atmosfera, que pode originar chuva ou neve.

Na Bíblia, a nuvem de glória significa uma representação da presença imediata de Deus no meio do seu povo. A nuvem como um símbolo da presença de Deus é amplamente indicada nas Escrituras (cf.

FORMAÇÃO DE NUVENS
As nuvens são causadas pelo arrefecimento do ar até a condensação da água, devido à subida e expansão do ar. É o que sucede quando uma parcela de ar sobe para níveis onde a pressão atmosférica é cada vez menor e o volume de ar se expande.

Sacudir a poeira das sandálias era um gesto feito pelos judeus, quando regressavam de um território pagão. Com tal ritual indicavam que não queriam nenhuma relação com aqueles que não adoravam o verdadeiro Deus. Esse gesto provavelmente está à base daquilo que recomenda Jesus aos apóstolos.

Nas escrituras, as nuvens costumam ser usadas para indicar uma presença espiritual. O Senhor apareceu numa nuvem para guiar os filhos de Israel pelo deserto rumo à terra prometida.

Nuvem terá do latim vulgar nube, por via popular1.

Jeová é uma das transliterações para língua portuguesa (além de Javé, Iehovah, Iavé ou até Yahweh) do Tetragrama YHVH, ou seja, a designação das quatro consoantes que compõem o nome de Deus em hebraico.

Na linguagem cotidiana há inúmeras referências em relação às nuvens. Algumas delas têm um significado positivo e outras representam alguma ideia desfavorável. Quando se diz que uma pessoa está entre as nuvens significa que está muito feliz.

Conjunto de coisas em movimento: 4 conjunto, grupo, bando, monte, montão, multidão, torrente, enxurrada. Exemplo: Veio uma nuvem de insetos voando na minha direção.

Etimologia e história do estudo das nuvens
A palavra nuvem vem do latim, nubes. Em todos idiomas de origem latina, as palavras tem a mesma origem, como por exemplo nuvola (italiano), nuage (francês) e nube (espanhol).

O livro O menino que morava na nuvem conta a história de um casal que desejava muito ter um bebê. Pelo método natural, não deu certo. Pelos procedimentos de fertilização in vitro, outro fracasso. A adoção veio como uma alternativa encantadora.

Cada vez que a nuvem se elevava da tenda, o povo de Israel levantava acampamento e a seguia. No lugar onde a nuvem parava, eles acampavam. Assim, viajavam e acampavam por ordem do SENHOR, para onde ele os conduzia.

Existem três reinos de glória: o reino celestial, o terrestre e o telestial. A glória que herdaremos dependerá de nosso grau de conversão, expresso na obediência aos mandamentos do Senhor. Tudo dependerá da maneira como tivermos recebido “o testemunho de Jesus” (D&C 76:51; ver também D&C 76:74, 79, 101.)

Com base na aparência, distinguem-se três tipos: cirrus, cumulus e stratus. Cirrus são nuvens fibrosas, altas, brancas e finas. Stratus são camadas que cobrem grande parte ou todo o céu. Cumulus são massas individuais globulares de nuvens, com aparência de domos salientes.

Tipos de nuvens

Nuvens altas- Cirrus - Cirrocumulus - Cirrostratus
Nuvens médias- Altostratus - Altocumulus
Nuvens baixas- Stratus - Stratocumulus - Nimbostratus
Nuvens com desenvolvimento vertical- Cumulonimbus - Cumulus

As nuvens são brancas porque refletem a luz do sol. Esse fenômeno é conhecido como refração da luz. Significa que as minúsculas gotinhas de água que formam a nuvem são iluminadas e assumem os tons do arco-íris. Como a mistura de todas as cores (em iluminação) resulta em branco, enxergamos uma fumaça esbranquiçada.