O que significa a palavra Nínive?

Perguntado por: acardoso . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Capital do reino da Assíria, na margem esquerda do rio Tigre, na antiga Mesopotâmia, Nínive, cujo nome significava "bela", encontra-se próxima da atual cidade de Mossul, no norte do Iraque. Na Bíblia, Jonas é enviado a Nínive para converter o seu povo e, assim evitar a sua destruição (Jonas, 3, 1-10).

O livro de Naum contém a profecia de que Nínive, capital da Assíria, seria destruída por causa da iniquidade de seu povo.

Os ninivitas adoravam muitas divindades. Entre elas, havia Dagom, ídolo metade homem, metade peixe. Além disso, na antiga língua acadiana, o nome Nínive tem relação com a palavra peixe.

“Então eu comecei a apalpar as laterais e senti que não tinha dentes”, disse ele. “Foi quando eu percebi, 'Meu Deus, estou na boca de uma baleia e ela está tentando me engolir.

Nínive era a florescente capital do império Assírio (2Reis 19:36); e foi, ostensivamente, a casa do Rei Senaqueribe, Rei da Assíria, durante o reinado bíblico do rei Ezequias e da carreira profética de Isaías.

Em certos períodos da história dos ninivitas, parece ter sido comum entre eles algumas práticas de tortura como: furar os olhos, esfolar vivos e arrancar partes dos corpos de seus prisioneiros (principalmente orelhas e narizes). Além da violência física, a injustiça social também era outra marca dos ninivitas.

A batalha de Nínive de 612 a.C., também conhecida como a Queda de Nínive, era um conflito militar que decretava o fim da capital assíria Nínive, invadida pelos babilônios, e a morte de Sinsariscum ( r. 626/623–612 a.C.) da Assíria. Os babilônios haviam contado com a ajuda dos medos para aniquilar a cidade.

1) Nem sempre sua missão é aquilo que você deseja. 2) Fugir da presença e da vontade de Deus, pode trazer perdas para os que estão com você "no barco". 3) Fora do propósito, você não tem vontade de viver. 4) Mesmo quando pensar que tudo acabou, Deus ainda te chama.

Ex: Jonas é o arquétipo da pessoa que possui medo de sua autorrealização e foge ou não aceita sua vocação; então apesar da confiança que lhe foi atribuída por Deus, Jonas sentia-se incapaz, inseguro, indigno, e, por essa razão, buscava o anonimato.

Quando Deus mandou o israelita Jonas pregar em Nínive, a cidade ocupava um lugar importante no império assírio. Algumas décadas depois de Jonas, o rei Senaqueribe estabeleceu Nínive como capital do império. Na época de Jonas, Nínive já era uma cidade grande e importante, capital da província com o mesmo nome.

Nínive era uma cidade imensamente grande, e eram precisos três dias para a percorrer. Jonas entrou na cidade e andou um dia inteiro a apregoar: "Dentro de quarenta dias, Nínive será destruída."

Com ele faziam-se roupas rústicas que as pessoas vestiam em sinal de tristeza e pesar. O que as pessoas de Nínive fizeram para se arrependerem? (Jonas 3:5, 8. Elas reconheceram que tinham agido mal, oraram a Deus e abandonaram suas maldades.)

Nínive é referida como uma cidade edificada por Ninrode, “poderoso caçador” e um dos descendentes de Cam, filho de Noé (Gên.

Jonas, filho de Amitai, era de uma cidade chamada Gate-Hefer, em Zebulom, um território de Israel (ver Jonas 1:1; II Reis 14:25).

três dias

O jejum de três dias de Nínive comemora os três dias que o Profeta Jonas passou dentro da barriga do Grande Peixe e o subsequente jejum e arrependimento dos ninivitas na mensagem de aviso do profeta Jonas, de acordo com a Bíblia. (Livro de Jonas).

Nos textos bíblicos, o profeta Jonas foi chamado por Deus para viajar até Nínive e cometeu uma desobediência, ao rumar para Társis. Preso em uma tempestade, foi tragado por um “peixe gigante”, que o vomitou, três dias depois, assim que decidiu corrigir a rota.